KudoZ home » English to Portuguese » Poetry & Literature

He was a calvaryman...

Portuguese translation: cavalariano


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:calvaryman
Portuguese translation:cavalariano
Entered by: Carla Lopes

19:14 Feb 11, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Poetry & Literature / LITERATURA
English term or phrase: He was a calvaryman...
He´s a good hand with the horses. ...., though, when I met him.
Beth Guimaraes
Brazil
cavalariano
Explanation:
Global Glossary (EN-US~PT-BR)

cavalryman
[militar] s. cavalariano, m.
Selected response from:

Carla Lopes
Portugal
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +5Ele era um exímio montador de cavalos /exímio cavaleiro / ginete
Marcos Antonio
4 +3cavalariano
Carla Lopes
5 +1ele era um homem de cavalaria
Jorge Freire
4 +1ele era um oficial de cavalaria...Marlene Curtis
4 +1era cavaleiro ...
Michael Powers (PhD)
5Cavalariano, militar da Arma de Cavalaria.Soldado ou oficial, ou sub-oficial.marco lessa
4 -1soldado numa cavalaria
Diana Tarré
Summary of reference entries provided
Air Cavalry/ Cavalaria Aérea aerotransportada.marco lessa

Discussion entries: 17





  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
he was a calvaryman...
cavalariano


Explanation:
Global Glossary (EN-US~PT-BR)

cavalryman
[militar] s. cavalariano, m.

Carla Lopes
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 88
Notes to answerer
Asker: 4.


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  marco lessa: Sire! Chegou o momento que tanto esperávamos! Comande-nos, General.Leve-nos à vitória. Estamos prontos a morrer sob seu comando, Gen. Szczepanovski!
16 mins
  -> Obrigada!

neutral  Beta Cummins: Essa e a traducao exata, embora eu - pessoalmente, nao esteja segura de que este termo seja muito conhecido fora da area.
19 mins
  -> Sim, mas em tradução literária também se usa muita terminologia técnica que muitas vezes temos que ir pesquisar, enquanto leitores. A literatura abrange muitas áreas e é uma forma de se apreender estes termos também... Obrigada.

agree  rhandler
1 hr
  -> Obrigada!

agree  Adam Prus-Szczepanowski: Marco está totalmente certo. Eu sou oficial da reserva de cavalaria pelo CPOR-SP. É CAVALARIANO!
1 hr
  -> :) Obrigada!

3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
he was a calvaryman...
era cavaleiro ...


Explanation:
Dicionário Larousse

Mike :)

Michael Powers (PhD)
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 24

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Beta Cummins: Yes, much more familiar and gets described in the context.
20 mins
  -> Obrigado, Beta - Mike :)

neutral  marco lessa: Então venda no sebo e compre o Michaellis, Taylor (nova edição da Ed. Record), Vallandro (esgotado).
38 mins
  -> Não vou jogar fora o meu Dic. Larousse. Mas concordo que há outros dicionários que son bons também - Mike :)

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
he was a calvaryman...
ele era um oficial de cavalaria...


Explanation:
Ver

http://en.wikipedia.org/wiki/Cavalry

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1973

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  marco lessa: Gen. Prus' letter to Powers, PhD, ended, "Colonel M. Curtis l and myself have come to the solemn resolution that we will rather die in these ditches than give it up to the enemy."
41 mins
  -> Bless you...

8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
he was a calvaryman...
soldado numa cavalaria


Explanation:
Fonte: Babylon


--------------------------------------------------
Note added at 10 mins (2009-02-11 19:25:10 GMT)
--------------------------------------------------

Babylon:
- cavalryman
s. soldado numa cavalaria

- cavalryman
n. man belonging to a cavalry unit (mobile military unit on horseback or motor vehicles)


Diana Tarré
Portugal
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  marco lessa: Babylon:porcaria. Jogue fora. Não use q. vai te enganar. Ex.:"I bought that dress for a song". Trad. do B.:"comprei que vestir de música". Faça uma experiência e veja se não é verdade.Na guerra moderna, ñ há mais cavalaria montada. Só motorizada ou aérea.
27 mins
  -> Use o(s) dicionário(s), não o tradutor de texto. Um deles é o Michaelis, por exemplo. Esse suponho que já não jogava fora.

48 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
he was a calvaryman...
ele era um homem de cavalaria


Explanation:
Era um homem de cavalaria (uma das armas do exército)
poderia ser também um homem de infantaria, se fosse esse o caso

Jorge Freire
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 28

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  marco lessa: Um cavalariano só desce do cavalo morto! (ou pra tomar um chimarrão). Um cavalariano nunca será um infante! Só como cadáver!
21 mins
  -> Segundo o Porto Editora, Cavalryman é soldado de cavalaria. O Houaiss regista membro da cavalaria para cavalariano, que diz ser um termo regionalista brasileiro

agree  Maria José Tavares
22 mins
  -> Obrigado, Maria José!

agree  Artur Jorge Martins
4 hrs
  -> Obrigado, Artur!

58 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +5
he was a calvaryman...
Ele era um exímio montador de cavalos /exímio cavaleiro / ginete


Explanation:
Sug.

Em se tratando de um texto literário, usaria expressões populares : exímio montador - exímio cavaleiro - ginete

Não sabendo a época em que se passa este assunto o termo "lanceiro" poderia ser utilizado, principalmente em se tratando de um soldado.
As Unidades do Exército Brasileiro que possuem cavalaria hipo ainda utilizam os lanceiros em cerimonias.

- Lanceiro é a designação dos soldados de cavalaria armados de lança introduzidos nos exércitos europeus a partir do início do séc. XIX. A sua introdução teve a ver com o sucesso que as tropas polacas deste tipo, chamadas Ulanos, tiveram ao serviço do exército napoleónico.
A maioria dos exércitos europeus manteve regimentos de cavalaria armados de lança até à Primeira Guerra Mundial. A partir daí, a lança tornou-se apenas uma arma cerimonial.
pt.wikipedia.org/wiki/Lanceiro - 20k

- Gostava de correr em vaquejadas e era um exímio montador. .... cavalos de melhor linhagem, tornado-se profissionais do ramo tanto o vaqueiro como o cavalo. ...
juremasagrada.spaces.live.com/blog/cns!8D74C7C2A98366E5!1425.entry - 75k

- É também um exímio montador de cavalos, já tendo participado de inúmeras romarias. Uma pessoa afável, extremamente inteligente, músico e compositor, ...
www2.camarajundiai.sp.gov.br:81/camver/PDLEGI/0601123.pdf

- Não sei porque cargas d'água cismaram que sou um grande montador, um ginete, ... o Cavaleiro Negro da Revolução Farroupilha, exímio cavaleiro, ...
www.cavalocompleto.com.br/espacocriador.php?id=11 - 28k

- 6 Jul 2006 ... de ajuda aos menos favorecidos virtualezes cujo apelo era: “O Cavalo pode ser pangaré, mas o seu montador é um exímio cavaleiro”. ...
www.riograndevirtual.com.br/colunas/internas/colunas.php?co... - 42k


Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 234

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  marco lessa: Cel. Leitão, join us in this memorable battle! Gen. Prus is leading us to victory!
15 mins
  -> Grande Marco, estamos falando de literatura/poesia, onde o significado e o entendimento dos termos estão além daquilo escrito nos dicionários.

agree  Jorge Freire: Também concordo consigo, Marcos
43 mins
  -> Obrigado, Jorge.

agree  soaresmary: soaresmary: Apoiado
2 hrs
  -> Obrigado, Mary

agree  Marcos Rodrigues Pereira: Concordo, principalmente em relação ao trecho original, que não dá a impressão de ser referente à área militar.
2 hrs
  -> Obrigado, Marcos

agree  Lúcia Leitão
3 hrs
  -> Obrigado, Lúcia

agree  Isabel Maria Almeida
13 hrs
  -> Obrigado, Isabel

agree  Paula S. Cardoso
20 hrs
  -> Obrigado, Paula

1 day12 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
he was a calvaryman...
Cavalariano, militar da Arma de Cavalaria.Soldado ou oficial, ou sub-oficial.


Explanation:
Cavalry=Arma de Ca\valaria/antigamente hipo, agora, motorizada.
The Cavalry (from French cavalerie) is the second oldest of the Combat Arms, and as soldiers or warriors who fought mounted on horseback in combat, it represents the mobility and offensive power of the armed forces. The designation was not usually extended to any military force that used other animals, such as camels or mules. Infantry who moved on horseback, but dismounted to fight on foot were in the 17th and early 18th centuries known as dragoons, a class of mounted troops which later evolved into cavalry proper while retaining their historic title. From earliest times cavalry had the advantage of improved mobility, making it an



marco lessa
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 40




Reference comments


1 hr
Reference: Air Cavalry/ Cavalaria Aérea aerotransportada.

Reference information:
Air Cavalry was formed on 16 June 1965, when the U.S. Army received Department of Defense authorization to organize the First Cavalry Division (1ª Divisão de Cavalaria aerotransportada) (Airmobile=aerotranportada). The First Cavalry was designed to increase troop mobility and included more than four times the number of aircraft in a standard army division. Although the intensifying war in Vietnam provided the immediate impetus, the army (Exército) had been contemplating such a division for several years. Army planners believed the military could have fought more effectively during the Korean War if American technology had been better exploited to provide superior mobility. Moreover, lack of mobility had been fatal to the French at Dien Bien Phu in 1954. In Vietnam the landscape and climate impeded American ground mobility, yet the army needed to move swiftly to offset the enemy's initiative and familiarity with the country.



--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2009-02-11 20:58:41 GMT)
--------------------------------------------------

Em 1981 é criado o 1º Esquadrão de Cavalaria Pára-quedista,
orgânico da Brigada de Infantaria Pára-quedista.

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2009-02-11 21:04:49 GMT)
--------------------------------------------------

'Air Cvalry' é 'Brigada de Cavalaria Paraquedista', no Brasil.

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2009-02-11 21:16:45 GMT)
--------------------------------------------------

O 20º Regimento de Cavalaria Blindado (20º R C B) é uma unidade do exército brasileiro, localizado no município de Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul.



--------------------------------------------------
Note added at 4 hrs (2009-02-11 23:47:36 GMT)
--------------------------------------------------

cavalry
Top Home > Library > Miscellaneous > Britannica Concise Encyclopedia

Military force mounted on horseback, formerly an important element in the armies of all major powers. When used in combination with other military forces, its main duties included gathering information about the enemy, screening movements of its own army, pursuing a defeated enemy, striking suddenly at detected weak points, turning exposed flanks, and exploiting a penetration or breakthrough. In the late 19th century, largely because of the introduction of repeating rifles and machine guns, cavalry lost much of its former value. By World War I, a cavalry charge against a line of entrenched troops with rapid-firing small arms was suicidal. Armoured vehicles soon replaced horses, and by the 1950s no modern army had horse-mounted units.
*********************************************************************
Today's units designated "cavalry" employ helicopters and light armoured vehicles in ways analogous to horse cavalry.
*********************************************************************

marco lessa
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 40