KudoZ home » English to Portuguese » Poetry & Literature

...The Midnight Office and she brushed crumbles of lichen...

Portuguese translation: ......as Orações da Meia-Noite e ela removeu/limpou os farelos de líquen de seu hábito ...


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:...The Midnight Office and she brushed crumbles of lichen...
Portuguese translation:......as Orações da Meia-Noite e ela removeu/limpou os farelos de líquen de seu hábito ...
Entered by: Marlene Curtis

19:37 Feb 12, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Poetry & Literature / LITERATURA
English term or phrase: ...The Midnight Office and she brushed crumbles of lichen...
It was nearly the hour for... from her gown.
Beth Guimaraes
Brazil
......as Orações da Meia-Noite e ela removeu/limpou os farelos de líquen de seu hábito ...
Explanation:
:))
Selected response from:

Marlene Curtis
United States
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +8......as Orações da Meia-Noite e ela removeu/limpou os farelos de líquen de seu hábito ...Marlene Curtis
5as horas canônicas da meia-noite e ela sacudiu os restos de líquensmarco lessa
5o Ofício da Meia-Noite e limpou os restos de líquen...
Marcelo Lino
4 -2..do rito/culto da meia-noite e ela escovou os farelos de pele(pele escamada) de sobre seu vestido.
Marcos Antonio


Discussion entries: 2





  

Answers


14 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +8
...the midnight office and she brushed crumbles of lichen...
......as Orações da Meia-Noite e ela removeu/limpou os farelos de líquen de seu hábito ...


Explanation:
:))

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1973
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Floriana Leary: great job! I was just searching for 'midnight office' when I noticed you posted your answer already, if anyone wants to know here's a link to back you up...http://en.wikipedia.org/wiki/Midnight_Office
7 mins
  -> Thank you!

agree  Lúcia Leitão
8 mins
  -> Grata Lúcia!

agree  Artur Jorge Martins
13 mins
  -> Obrigada Artur!

agree  Mary Palmer
24 mins
  -> Thanks Mary!

agree  Sara Sousa Soares
1 hr
  -> Grata Sara!

agree  Maria José Tavares
2 hrs
  -> Grata!

agree  Humberto Ribas
10 hrs
  -> Grata Humberto!

agree  Isabel Maria Almeida
13 hrs
  -> Obrigada Isabel Maria!

disagree  marco lessa: "hábito" é 'frock'."O hábito ñ faz o monge=it is not the coat t. makes t. man; "Privar do hábito"=unfrock; "Tomar o hábito"= take the veil.'Gown' =beca=ñ é hábito; é veste talar, preta, de funcionário judicial.
1 day22 hrs

agree  Paula S. Cardoso
3 days18 hrs
  -> Grata!

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
...the midnight office and she brushed crumbles of lichen...
o Ofício da Meia-Noite e limpou os restos de líquen...


Explanation:
1) O ofício da meia-noite é celebrado no Sábado Santo pouco antes da meia-noite. Na sua conclusão, todas as luzes da igreja são extintas, exceto a sobre o ...
pt.wikipedia.org/wiki/Vigília_pascal

Os ofícios ficariam, assim, divididos para cada parte do dia:
- noite: Completas
- madrugada: Ofício da Meia-noite, Matinas, e 1ª Hora canônica.
- manhã: 3ª e 6ª Horas canônicas, Sagrada Liturgia (ou Típika).
- tarde: 9ª Hora canônica e Vésperas.
http://www.ortodoxia-brasil.blogspot.com/2008/01/ciclos-litr...


Marcelo Lino
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24

14 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -2
...the midnight office and she brushed crumbles of lichen...
..do rito/culto da meia-noite e ela escovou os farelos de pele(pele escamada) de sobre seu vestido.


Explanation:
Sug.


Era próximo à hora do culto/rito da meia-noite e ela escovou os restos de pele escamada de sobre seu vestido.

lichen pode se referir a escamação da pele e que se solta por problemas de doença.

-office: culto - ofíciio - rito

lichen
- 1 Bot líquen. 2 Med espécie de doen­ça da pele.


--------------------------------------------------
Note added at 17 hrs (2009-02-13 13:15:24 GMT)
--------------------------------------------------

A grosso modo pode -se dizer que "lichen" tem um significado de caspa /seborréia /eczema.

- Dermatite seborréica, também conhecida pelos nomes de seborréia, caspa ou eczema, é uma afecção crônica que se manifesta em partes do corpo onde existe ...
drauziovarella.ig.com.br/arquivo/arquivo.asp?doe_id=68 - 21k -

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 234
Notes to answerer
Asker: 3.

Asker: 3.

Asker: 3


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Marcelo Lino: As dermatites conhecidas como líquens provocam manchas de inflamação, parecendo líquens, raramente com descamação. Curiosamente, o extrato de líquen é um bom anti-caspa. Creio que a personagem estava fazendo furdunço num mato qualquer.
1 day1 hr
  -> Olá, Marcelo. Como o próprio asker afirma, ela não estava "pulando a cerca", logo o "liquen" não era um fungo. Logo, é possível que se trata de algum tipo de doença cutânea. IMO.

disagree  marco lessa: Caspa é= dandruff, scurf. Ela limpou o líquen "from her gown". Essa prep. 'from' tá esquisita. Devia ser "she brushed the ~ out of her gown".
1 day2 hrs
  -> Marco, eu não afirmei que é caspa, mas um tipo de qualquer de escamação da pele que se assemelha à caspa/eczema/etc...

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
...the midnight office and she brushed crumbles of lichen...
as horas canônicas da meia-noite e ela sacudiu os restos de líquens


Explanation:
office=horas canõnicas

--------------------------------------------------
Note added at 12 hrs (2009-02-13 07:42:12 GMT)
--------------------------------------------------

As Horas Canônicas são antigas divisões do tempo, desenvolvidas pelo Cristianismo, que serviam como diretrizes para as orações a serem feitas durante o dia. Um Livro das horas continha as horas canônicas. A versão atual das horas na Igreja Católica de Rito Latino é chamada Liturgia das Horas (Latim: Liturgia horarum). Na Igreja Cristã Ortodoxa e entre os Católicos Orientais, as horas canônicas podem ser chamadas de Serviço Divino e o Livro das horas é chamado de Horologion.
A prática das orações diárias surgiu da prática judaica de recitar orações em horas fixas do dia. Essa prática foi passada para os Apóstolos, com diferentes práticas surgindo em diferentes lugares. Quando a vida monástica se espalhou pela Europa, a prática de horas de oração específicas e formatos litúrgicos especiais se tornou padronizada.
Já bem estabelecidas no século IX, essas práticas diárias consistiam de oito preces diurnas e três (ou quatro preces noturnas (vigílias). A prática ainda é observada por muitas Igrejas, incluindo a Católica, a Ortodoxa e a Igreja Anglicana.



--------------------------------------------------
Note added at 1 day23 hrs (2009-02-14 18:49:27 GMT)
--------------------------------------------------

seborréia=SEBORRHOEA=excessive discharge of SEBUM from the sabaceous glands; seborreico=SEBORRHOEIC.

--------------------------------------------------
Note added at 2 days12 mins (2009-02-14 19:50:07 GMT)
--------------------------------------------------

digo, seborreia.

marco lessa
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 40
Notes to answerer
Asker: 4


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Marcelo Lino: "horas da meia-noite" não seria redundância?
1 hr
  -> Redundância é "viúva do falecido". "almirante da Marinha", "elo de ligação", "erário público", "goteira no teto", "regra geral", "monopólio exclusivo", "prefeitura municipal", "sua autobiografia", "sorriso nos lábios.".