KudoZ home » English to Portuguese » Poetry & Literature

heavy with thought

Portuguese translation: com ar de preocupação


15:42 Aug 28, 2014
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Poetry & Literature
English term or phrase: heavy with thought
He appeared handsome in a perfectly ordinary fashion, yet princely in a democratic mode, heavy with thought in a manner that did not discount joy.
Flavio Quintela
United States
Portuguese translation:com ar de preocupação
Explanation:
Em seguida vem acrescentar qwue " sem descartar uma certa alegria"
Selected response from:

Campos1722
Brazil
Grading comment
3 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2com cara de preocupado
Teresa Borges
4 +2bastante pensativo
airmailrpl
4forte de pensamento / intenso de pensamento / pleno de pensamentos
Vitor Pinteus
4com ar de preocupação
Campos1722
4com a cabeça perdida em pensamentos
Ligia Dias Costa
4rosto sobrecarregado com pensamentosOliver Toogood
3com aspecto grave e pensativo
Stephania Matousek


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
com cara de preocupado


Explanation:
Seria a minha sugestão em PT(pt), entre várias outras possíveis...

Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 222

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sarita Kraus: Concordo, a intenção é dizer preocupado
10 mins
  -> Obrigada, Sarita!

agree  Francisco Jose Fernandes
1 hr
  -> Obrigada, Francisco!

31 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
rosto sobrecarregado com pensamentos


Explanation:
um tal rosto, come se estivesse perdido em pensamentos;

Oliver Toogood
United Kingdom
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 4

32 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
com a cabeça perdida em pensamentos


Explanation:
uma sugestão.

Ligia Dias Costa
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20

50 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
com ar de preocupação


Explanation:
Em seguida vem acrescentar qwue " sem descartar uma certa alegria"

Campos1722
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 3

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
bastante pensativo


Explanation:
heavy with thought => bastante pensativo

airmailrpl
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 207

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Nick Taylor
1 hr
  -> agradeço

agree  oxygen4u
2 days 1 hr
  -> agradeço

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
forte de pensamento / intenso de pensamento / pleno de pensamentos


Explanation:
Lendo o trecho da obra que apresenta este "Worldhealer/President", julgo que o sentido da expressão "heavy with thought" é "forte de pensamento", isto é, "com um ar/modo/atitude/postura cheio/pleno/"carregado" de pensamento(s)/ideias profundo(s)/ complexo(s)/ intenso(s).

Este "ar/modo de ser/estar" é compatível com o carisma deste personagem, e pela mesma razão não creio que seja um ar com quaisquer conotações negativas (como preocupado, sobrecarregado, pensativo), até porque é um modo "in a manner that did not discount joy."
Este modo "forte de pensamento" é característico dos líderes carismáticos, como neste caso.

Este personagem é um líder carismático com uma perspetiva/mensagem de salvação/otimista, que realça a pertinência do melhor primordial que a humanidade tem, como base para uma Humanidade de comunhão e fraternidade. Julgo que um líder assim carismático não tem nem pode ter um ar/modo/atitude com conotações negativas. O seu discurso (na obra) não é um discurso de preocupação, é um discurso de esperança.

vd tb links:
1. http://books.google.pt/books?id=qCRcB8xtLOEC&pg=PA328&lpg=PA...
2. http://www.thefreedictionary.com/heavy
3. http://www.thefreedictionary.com/thought
4. http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/intenso
5. http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/pleno
6. http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/profundo
7. https://www.google.com/search?q="um ar forte de pensamento"&...


Vitor Pinteus
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

20 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
com aspecto grave e pensativo


Explanation:
Essa é a minha sugestão, embora as explicações do Vitor Pinteus estejam bastante fundamentadas!

Segundo ele, a atitude do personagem não pode ser conotada negativamente. Ora, não acho que "grave" ou "pensativo" sejam adjetivos necessariamente negativos. Além disso, logo em seguida o autor contrapõe o aspecto sério do personagem ao dizer "in a manner that did not discount joy".

Stephania Matousek
France
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8