swept across

Portuguese translation: percorreu

English term or phrase:swept across
Portuguese translation:percorreu
Entered by: Oliveira Simões

00:04 Feb 6, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Poetry & Literature / adult romance book
English term or phrase: swept across
"Her sharp gaze swept across the room."

Qual seria um bom equivalente em PT-Br?
Oliveira Simões
United States
percorreu
Explanation:
Acredito que seria a forma mais comumente usada:

Seu olhar afiado percorreu o quarto (sala)
Selected response from:

Marcelo Jurach
Brazil
Grading comment
Obrigado, Marcelo e demais colegas.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +6percorreu
Marcelo Jurach
4 +2varreu a sala com o olhar
Nuno Rosalino
4analisou profundamente/abrangente mente.
Posted via ProZ.com Mobile
Carlos Machado


  

Answers


14 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +6
percorreu


Explanation:
Acredito que seria a forma mais comumente usada:

Seu olhar afiado percorreu o quarto (sala)

Marcelo Jurach
Brazil
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigado, Marcelo e demais colegas.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Vozone
9 hrs
  -> Obrigado!

agree  Mariana Vieira
9 hrs
  -> Obrigado!

agree  Paulinho Fonseca
9 hrs
  -> Obrigado!

agree  Matheus Chaud
14 hrs
  -> Obrigado!

agree  Paulo Gasques
20 hrs
  -> Obrigado!

agree  BV1
21 hrs
  -> Obrigado!

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
varreu a sala com o olhar


Explanation:
"Varreu a sala com um olhar acutilante". Varrer com o olhar é uma frase muito comum em contexto literário. Ver referência.


    https://goo.gl/bVeh3u
Nuno Rosalino
Portugal
Meets criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 35

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudio Barossi
10 hrs
  -> Obrigado, Cláudio :)

agree  BV1
20 hrs
  -> Obrigado ;)

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
analisou profundamente/abrangente mente.


Explanation:
"Seu olhar penetrante analisou profundamente toda a sala/ambiente"

"swept" significa varrer, mas aqui não é usado de forma literal, ele simboliza o ato de que ela observou o ambiente com detalhamento, fez uma "varredura" visual. Dando a entender pelo sentido da frase, que ela analisou com seus olhos lentamente cada canto do quarto/ambiente.

Example sentence(s):
  • analisou/observou/verificou/penetrou com o olhar.
Carlos Machado
Brazil
Meets criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4