KudoZ home » English to Portuguese » Poetry & Literature

landed with a clunk

Portuguese translation: caiu/aterrou com um estalido surdo/som amortecido

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase: landed with a clunk
Portuguese translation:caiu/aterrou com um estalido surdo/som amortecido
Entered by: Oliveira Simões

00:54 Feb 6, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Poetry & Literature / adult romance book
English term or phrase: landed with a clunk
Ilana está descrevendo o momento em que Dona Rocha pegou o seu tubo de rímel e o jogou na lata do lixo:

"She took it with two fingers, as if it were toxic, and dropped it into the trashcan nearest my station, where it landed with a clunk."

Pelo que entendi, "clunk" é o som produzido quando o tubo bateu no interior metálico do cesto. Como traduzir isso para PT-Br?

Pensei em "(onde) ele foi parar, fazendo um som metálico", mas não estou satisfeito com essa tradução. O que os colegas sugerem?
Oliveira Simões
United States
aterrou/caiu com um estalido surdo/som amortecido
Explanation:
"Ouso" apresentar mais uma sugestão... Penso que um tubo de rimmel não faz um barulhão, como um pedregulho ou outro objeto pesado. O caixote do lixo possivelmente seria de metal também.

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 8 hrs (2018-02-07 09:01:21 GMT)
--------------------------------------------------

Pensei agora em "ruído seco"...
Selected response from:

Ana Vozone
Grading comment
Obrigado, Ana. Penso uma das suas respostas se encaixa perfeitamente neste contexto. Optei por "caiu com um estalo surdo" porque transmite bem a ideia de "dull sound" (conforme a definição no dicionário) e também contempla a possibilidade de ser um som metálico. "Estalido: O que é estalido: s.m. Som produzido por qualquer coisa que estala; som estridente ou repentino" (Dicionário Informal). Obrigado também aos demais colegas.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1caiu com uma pancada
Martin Riordan
4 +1aterrou com um baque
Nuno Rosalino
4caiu (foi parar) com um ruído de lata
BV1
4caiu ruidosamente
Matheus Chaud
4veio ao chão emitindo um som abafado/baixo.
Posted via ProZ.com Mobile
Carlos Machado
3aterrou/caiu com um estalido surdo/som amortecido
Ana Vozone
2Estrondo
Mariana Vieira


  

Answers


31 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
caiu com uma pancada


Explanation:
Sugestão.

Example sentence(s):
  • 3 Barulho próprio de um corpo caindo ou de choque entre dois corpos:

    Reference: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=pancad...
Martin Riordan
Brazil
Meets criteria
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 99

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulinho Fonseca: Ou '... como uma bomba'.
8 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
veio ao chão emitindo um som abafado/baixo.


Explanation:
"Clunk" é uma expressão usada para exemplificar dois objetos de algum peso se chocando, mas não necessariamente fazendo um grande barulho/ruído.

Então podemos imaginar a frase como "bateu/veio ao chão ao chão emitindo um som/ruido metálico abafado/baixo"

Sinta-se livre para a escolha de cada palavra dada como exemplo, opção.

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2018-02-06 03:37:31 GMT)
--------------------------------------------------

Vc tem razão. Mas creio que isso ainda não modifique o sentido da palavra clunk isolada como expliquei. Pode confiar :)


    Reference: http://https://www.google.com.br/amp/s/dictionary.cambridge....
Carlos Machado
Brazil
Meets criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Notes to answerer
Asker: O rímel caiu dentro da lata de lixo, não no chão!


9 hrs   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5
Estrondo


Explanation:
Só encontro "clunk" no sentido de som metálico, associado a máquinas por exemplo. Como o Oliveira Simões, imagino que o cesto seja de metal. "Estrondo" é capaz de ser uma palavra demasiado forte, mas parece-me que o sentido puxa mais para o chimfrim do que para o barulho discreto.

Mariana Vieira
Portugal
Meets criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 5

13 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
aterrou com um baque


Explanation:
Sug.

Nuno Rosalino
Portugal
Meets criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 35

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf
3 hrs
  -> Obrigado, Clau ;)

13 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
caiu ruidosamente


Explanation:

Ex.:
A Pérola Cristalina - Page 145 - Google Books Result
https://books.google.com.br/books?id=q-REBQAAQBAJ - Translate this page
... desprendeu-se. A gaiola caiu ruidosamente no chão

O último olimpiano - Google Books Result
https://books.google.com.br/books?isbn=8580570859 - Translate this page
Annabeth tentou erguer a faca, que caiu ruidosamente de sua mão.

Outras referências:
https://www.google.com.br/search?num=100&rlz=1C1GCEA_enBR770...

Matheus Chaud
Brazil
Meets criteria
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 173

20 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
caiu (foi parar) com um ruído de lata


Explanation:
Sug.

BV1
Brazil
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 26

1 day 7 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
aterrou/caiu com um estalido surdo/som amortecido


Explanation:
"Ouso" apresentar mais uma sugestão... Penso que um tubo de rimmel não faz um barulhão, como um pedregulho ou outro objeto pesado. O caixote do lixo possivelmente seria de metal também.

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 8 hrs (2018-02-07 09:01:21 GMT)
--------------------------------------------------

Pensei agora em "ruído seco"...

Example sentence(s):
  • Edward apressou minhas mãos e jogou o cinto para longe, que caiu com um estalido surdo no chão.
Ana Vozone
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 150
Grading comment
Obrigado, Ana. Penso uma das suas respostas se encaixa perfeitamente neste contexto. Optei por "caiu com um estalo surdo" porque transmite bem a ideia de "dull sound" (conforme a definição no dicionário) e também contempla a possibilidade de ser um som metálico. "Estalido: O que é estalido: s.m. Som produzido por qualquer coisa que estala; som estridente ou repentino" (Dicionário Informal). Obrigado também aos demais colegas.