across the table

Portuguese translation: debruçou-se sobre a mesa em minha direção e...

English term or phrase:across the table
Portuguese translation:debruçou-se sobre a mesa em minha direção e...
Entered by: Oliveira Simões

15:23 Feb 15, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Poetry & Literature / adult romance novel
English term or phrase: across the table
Biana e Ilana estão sentadas à mesa num restaurante, de frente uma para a outra. Minha dúvida é se devo traduzir esta frase mais ou menos literalmente ou adaptá-la para o contexto.

"When the waitress disappeared in the direction of the bar, Bianca leaned across the table."

Bianca inclinou-se sobre a mesa? Bianca inclinou-se em minha direção? Alguma outra sugestão em PT-Br?
Oliveira Simões
United States
debruçou-se sobre a mesa em minha direção e...
Explanation:
Se eu estivesselendo, a imagem me seria bem clara

--------------------------------------------------
Note added at 6 days (2018-02-22 12:04:51 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Obrigada e bom trabalho, Oliveira!
Selected response from:

Anne Savaris
Brazil
Grading comment
Perfeito, Anne. Creio que a adição no final é importante para esclarecer que a personagem não apenas se debruçou como também dirigiu a palavra à outra. Obrigado pela ajuda.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3(debruçou-se) sobre a mesa
Teresa Borges
4 +1debruçou-se sobre a mesa em minha direção e...
Anne Savaris
5se debruçou na mesa
Edegar Junior
4inclinou-se sobre a mesa em minha direção
airmailrpl
4inclinou-se em minha direção se apoiando na mesa.
Vinicius Guerreiro


  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
inclinou-se em minha direção se apoiando na mesa.


Explanation:
Sugestão.

Vinicius Guerreiro
Brazil
Meets criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 76

12 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
(debruçou-se) sobre a mesa


Explanation:
Diria assim em PT(pt)...

Teresa Borges
Portugal
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 250

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Helena Grahn
1 hr
  -> Obrigada, Helena!

agree  Ana Vozone
2 hrs
  -> Obrigada, Ana!

agree  Paulo Gasques
3 hrs
  -> Obrigada, Paulo!

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
leaned across the table
inclinou-se sobre a mesa em minha direção


Explanation:
leaned across the table => inclinou-se sobre a mesa em minha direção

airmailrpl
Brazil
Meets criteria
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 221

22 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
se debruçou na mesa


Explanation:
Como esta é uma ação rápida, eu optaria por uma adaptação igualmente rápida ao invés de explicar detalhadamente o movimento que ocorre. Pequenas ações explicadas com muitos detalhes podem cansar o leitor.

Edegar Junior
Italy
Meets criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

12 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
debruçou-se sobre a mesa em minha direção e...


Explanation:
Se eu estivesselendo, a imagem me seria bem clara

--------------------------------------------------
Note added at 6 days (2018-02-22 12:04:51 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Obrigada e bom trabalho, Oliveira!

Anne Savaris
Brazil
Meets criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in ItalianItalian, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
Perfeito, Anne. Creio que a adição no final é importante para esclarecer que a personagem não apenas se debruçou como também dirigiu a palavra à outra. Obrigado pela ajuda.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sueli Astrini
20 hrs
  -> Valeu, Sueli!