KudoZ home » English to Portuguese » Poetry & Literature

power tie

Portuguese translation: uma poderosa gravata dourada

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:a gold-colored power tie
Portuguese translation:uma poderosa gravata dourada
Entered by: Matheus Chaud

17:37 Feb 19, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Poetry & Literature / adult romance novel
English term or phrase: power tie
"With that in mind, I forced my lips into a smile and approached the first guy who beckoned me toward his table—a forty-something business type with cropped brown hair and a gold-colored power tie."

Segundo este artigo na "Psychology Today", o vermelho geralmente é associado ao poder, sendo uma das cores da bandeira dos EUA. Foi feito uma pesquisa em que ficou demonstrado que "power tie" não tem nada a ver com a cor vermelha. O artigo ironiza em seu título: "Power ties" are actually powerless: https://www.psychologytoday.com/blog/attraction-evolved/2016...

Enfim, como traduzir "power tie" para PT-Br? Obrigado.
Oliveira Simões
United States
uma poderosa gravata dourada
Explanation:
Usaria o óbvio mesmo, só tomando o cuidado de antecipar o adjetivo (poderosa gravata).

Acho que cai bem na frase:
...a gold-colored power tie
...uma poderosa gravata dourada


É comum dizer "um poderoso terno", então não teria receio em dizer "uma poderosa gravata"...
https://www.google.com.br/search?q="poderoso terno"&rlz=1C1G...

Fica mais essa sugestão.
Selected response from:

Matheus Chaud
Brazil
Grading comment
Perfeito, Matheus. A sua responde coincide com o que eu havia pensado. Obrigado!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4uma poderosa gravata dourada
Matheus Chaud
4"gravata ostentadora" ..Gravata P/ Ostentacão
airmailrpl
4gravata "cheguei"
BV1
3gravata chamativa
Clauwolf
2uma gravata de patrão
Mariana Vieira


  

Answers


10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
"gravata ostentadora" ..Gravata P/ Ostentacão


Explanation:
power tie => "gravata ostentadora" ..Gravata P/ Ostentacão

Roupa Ostentacao - \ Mercado Livre Brasil
https://lista.mercadolivre.com.br/animais/roupa-ostentacao
Gravata P Ostentacão -

airmailrpl
Brazil
Meets criteria
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 221

13 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
gravata chamativa


Explanation:
:)

Clauwolf
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 268

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
gravata "cheguei"


Explanation:
Se o contexto permitir a gíria brasileira. Uma roupa "cheguei" é uma roupa chamativa,É impossível ignorar uma pessoa che chega com uma roupa "cheguei".

BV1
Brazil
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 26

8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
a gold-colored power tie
uma poderosa gravata dourada


Explanation:
Usaria o óbvio mesmo, só tomando o cuidado de antecipar o adjetivo (poderosa gravata).

Acho que cai bem na frase:
...a gold-colored power tie
...uma poderosa gravata dourada


É comum dizer "um poderoso terno", então não teria receio em dizer "uma poderosa gravata"...
https://www.google.com.br/search?q="poderoso terno"&rlz=1C1G...

Fica mais essa sugestão.

Matheus Chaud
Brazil
Meets criteria
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 173
Grading comment
Perfeito, Matheus. A sua responde coincide com o que eu havia pensado. Obrigado!

16 hrs   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5
uma gravata de patrão


Explanation:
Patrão no sentido de classe social, não do patrão do bar.
Ou "à patrão", como se diz por aqui de vez em quando.

Mariana Vieira
Portugal
Meets criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 5