KudoZ home » English to Portuguese » Poetry & Literature

put a face with the name

Portuguese translation: dar um rosto ao nome; ligar o nome à pessoa; associar o nome à pessoa

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:put a face with the name
Portuguese translation:dar um rosto ao nome; ligar o nome à pessoa; associar o nome à pessoa
Entered by: Oliveira Simões

17:56 Mar 9, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Poetry & Literature / adult romance novel
English term or phrase: put a face with the name
“Where is he?” I asked, curious to put a face with the name.
“Behind you and directly across the room from us, you’ll see a group of four people..."
Oliveira Simões
United States
dar um rosto ao nome
Explanation:
Usamos frequentemente essa expressão por aqui!

--------------------------------------------------
Note added at 8 mins (2018-03-09 18:04:28 GMT)
--------------------------------------------------

Ou associar o nome à pessoa, mas a primeira é mais comum de ouvir.
Selected response from:

Anne Savaris
Brazil
Grading comment
Acredito que as três traduções sejam perfeitamente possíveis, ficando ao gosto do freguês. Optei pela resposta da Anne. Obrigado a todos.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4ligar o nome à pessoa
Teresa Borges
4 +1dar um rosto ao nome
Anne Savaris


  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
dar um rosto ao nome


Explanation:
Usamos frequentemente essa expressão por aqui!

--------------------------------------------------
Note added at 8 mins (2018-03-09 18:04:28 GMT)
--------------------------------------------------

Ou associar o nome à pessoa, mas a primeira é mais comum de ouvir.

Anne Savaris
Brazil
Meets criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in ItalianItalian, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
Acredito que as três traduções sejam perfeitamente possíveis, ficando ao gosto do freguês. Optei pela resposta da Anne. Obrigado a todos.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Costa: Prefiro "Associar o nome à pessoa" :)
9 mins
  -> Obrigada, Ana!

17 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
ligar o nome à pessoa


Explanation:
Em PT(pt), diria assim...

--------------------------------------------------
Note added at 21 mins (2018-03-09 18:17:24 GMT)
--------------------------------------------------

Manuel olhava para aquilo tudo e principalmente para o Prior, que, sob a insistência desse olhar, também começou a encará-lo: não lhe era estranho aquele rosto; porém, não conseguia ligar o nome à pessoa.
http://www.cousinha.pt/biografia/default_2.htm

Para quem não está a ligar o nome à pessoa, Manson foi o mentor de um brutal massacre em Hollywood, em agosto de 69.
http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/edson-atha...



Teresa Borges
Portugal
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 250

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Matheus Chaud
48 mins
  -> Obrigada, Matheus!

agree  Ana Vozone
58 mins
  -> Obrigada, Ana!

agree  Leonor Machado
58 mins
  -> Obrigada, Leonor!

agree  Paulo Gasques
1 day 23 hrs
  -> Obrigada, Paulo!