hasn\'t had a big score

Portuguese translation: não apresenta grandes resultados / grande êxito (ou sucesso)

English term or phrase:hasn't had a big score
Portuguese translation:não apresenta grandes resultados / grande êxito (ou sucesso)
Entered by: airmailrpl

19:35 May 11, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Poetry & Literature / adult romance novel
English term or phrase: hasn\'t had a big score
"Ulbrecht hasn’t had a big score in a few years, and his liabilities include the bad press from his divorce, the failure of his tech device, and a trail of litigation and pissed-off associates that stretches back for two decades."

A tradução é para PT-Br.
Oliveira Simões
United States
não teve um grande resultado (exito) (sucesso)
Explanation:
hasn't had a big score => não teve um grande resultado (exito) (sucesso)

Score
4) The act of securing an advantage, especially a surprising or significant gain.
https://www.urbandictionary.com/define.php?term=score

--------------------------------------------------
Note added at 10 hrs (2018-05-12 06:12:51 GMT)
--------------------------------------------------

big score, the
noun phrase

Huge financial success; spectacular profits: Jobs' entrepreneurial flair and his instinct for the big score
http://www.dictionary.com/browse/big-score--the
Selected response from:

airmailrpl
Brazil
Grading comment
Optei por esta resposta, com algumas alterações a meu ver necessárias. O uso do "present perfect" indica que a ação continua até o presente; portanto, o presente do indicativo me parece mais apropriado. A personagem ainda é o diretor-geral da empresa e ele está numa situação difícil porque não apresente bons resultados aos acionistas há alguns anos. Por isso, ele corre o risco de perder o emprego.

Redação final:
Ulbrecht não apresenta grandes resultados há alguns anos, e suas desvantagens incluem a má reputação por conta do seu divórcio, o fracasso do seu dispositivo tecnológico e a trilha de litígios e colaboradores putos da vida, que se estendem ao longo de duas décadas.

Obrigado a todos pelas sugestões.
2 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1não teve um grande resultado (exito) (sucesso)
airmailrpl
5não fazia um bom negócio
Marilia Sette Câmara
4Não tinha tido a sorte grande há alguns anos
Joao Luis Manga
4Não teve sorte
Sergio Carré
3não teve uma grande pontuação
Paulo Gasques
3não tinha contraído grandes dívidas
expressisverbis
3não fez/conseguiu nada de jeito / nada de que valha a pena falar
Ana Vozone


Discussion entries: 1





  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
não teve uma grande pontuação


Explanation:
Sugestao

--------------------------------------------------
Note added at 6 minutos (2018-05-11 19:42:48 GMT)
--------------------------------------------------

ou: não teve uma boa pontuação

--------------------------------------------------
Note added at 7 minutos (2018-05-11 19:43:16 GMT)
--------------------------------------------------

ou: não teve uma boa pontuação

Paulo Gasques
Mexico
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

19 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
não tinha contraído grandes dívidas


Explanation:
Posso estar enganada, mas ao ler a frase toda, a interpretação que faço de "score" é a seguinte:

"Ulbrecht hasn’t had a big score in a few years..."
"Em poucos anos, o Ulbrecht não tinha contraído grandes dívidas..."

12.
dívida; dinheiro que se deve
https://www.infopedia.pt/dicionarios/ingles-portugues/score

No entanto, indico outro sentido (que é o oposto):

http://www.babylon-software.com/define/116/English-to-Portug...

Slang definitions & phrases for big score, the Expand

big score, the

noun phrase

Huge financial success; spectacular profits : Jobs' entrepreneurial flair and his instinct for the big score (1940s+)
http://www.dictionary.com/browse/big-score--the


expressisverbis
Portugal
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 28

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  airmailrpl: ??? - from your reference: big score, the noun phrase Huge financial success; spectacular profits:
6 hrs
  -> A frase, para mim, pode ter duas interpretações. Daí ter colocado essa definição para que o Oliveira possa ver a tradução que encaixa melhor no texto. Já agora, é "êxito" e não "exito".

37 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Não tinha tido a sorte grande há alguns anos


Explanation:
Have a big score is to win big. Since he wasn't making money, his debts arose.

From a definition in thefreedictionary.com:
a. The act of securing an advantage, especially a surprising or significant gain: "He had dropped out of school and gone for that quick dollar, that big score" (Peter Goldman).

Joao Luis Manga
Brazil
Meets criteria
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 31

41 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
hasn't had a big score
não teve um grande resultado (exito) (sucesso)


Explanation:
hasn't had a big score => não teve um grande resultado (exito) (sucesso)

Score
4) The act of securing an advantage, especially a surprising or significant gain.
https://www.urbandictionary.com/define.php?term=score

--------------------------------------------------
Note added at 10 hrs (2018-05-12 06:12:51 GMT)
--------------------------------------------------

big score, the
noun phrase

Huge financial success; spectacular profits: Jobs' entrepreneurial flair and his instinct for the big score
http://www.dictionary.com/browse/big-score--the

airmailrpl
Brazil
Meets criteria
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 226
Grading comment
Optei por esta resposta, com algumas alterações a meu ver necessárias. O uso do "present perfect" indica que a ação continua até o presente; portanto, o presente do indicativo me parece mais apropriado. A personagem ainda é o diretor-geral da empresa e ele está numa situação difícil porque não apresente bons resultados aos acionistas há alguns anos. Por isso, ele corre o risco de perder o emprego.

Redação final:
Ulbrecht não apresenta grandes resultados há alguns anos, e suas desvantagens incluem a má reputação por conta do seu divórcio, o fracasso do seu dispositivo tecnológico e a trilha de litígios e colaboradores putos da vida, que se estendem ao longo de duas décadas.

Obrigado a todos pelas sugestões.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Fernanda Ferreira
2 mins
  -> agradeço

14 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
não fez/conseguiu nada de jeito / nada de que valha a pena falar


Explanation:
Mais uma sugestão.

Ana Vozone
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 170

17 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Não teve sorte


Explanation:
Extrai-se do contexto apresentado a menção a fatos da vida pessoal e da vida profissional da personagem e, por isso, a tradução mais indicada seria a expressão "não teve sorte".

Anoto também que a tradução se destina a leitores brasileiro e o que soa mais natural parra a tradução nesse contexto seria mesmo a expressão "não teve sorte", que é muito usada no Brasil para qualificar desajustes na vida amorosa e profissional, conforme os links abaixo.


Example sentence(s):
  • "Mas ela <b>não teve sorte na vida</b>, casou mal, separou do marido e ficou numa pior, nunca arranjou um bom emprego."
  • "Muitas pessoas estudam, participam de cursos, palestras, seminários e continuam a mesma vida de sempre, não mudam, não crescem pessoal e profissionalmente, e insistem em dizer que <b>não teve sorte na vida.</b>"

    https://books.google.com.br/books?id=fO5ob28N68cC&lpg=PA115&ots=5GwJLCmVW9&dq=%22n%C3%A3o%20teve%20sorte%20na%20vida%22&hl=pt-BR&pg=PA115#v=
    Reference: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/atitude-v...
Sergio Carré
Brazil
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

20 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
não fazia um bom negócio


Explanation:
Há muitos anos ele não fazia um bom negócio...


--------------------------------------------------
Note added at 20 hrs (2018-05-12 16:00:17 GMT)
--------------------------------------------------

No caso da expressão se referir a um "score" financeiro ou profissional.

Marilia Sette Câmara
Portugal
Meets criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8