armchair psychologist

Portuguese translation: psicólogo de botequim

English term or phrase:armchair psychologist
Portuguese translation:psicólogo de botequim
Entered by: Oliveira Simões

01:36 May 17, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Poetry & Literature / adult romance novel
English term or phrase: armchair psychologist
"Look, I’m no armchair psychologist."

armchair psychologist: A person who gives advice for mental disorders, emotional disorders, or any other mental illness and has no known background knowledge of psychology. (Urban Dictionary)

Como seria em PT-Br? Pensei em "psicólogo/a inabilitado/a" ou "psicólogo/a de meia tigela": https://www.significados.com.br/meia-tigela/
Oliveira Simões
United States
Psicólogo de botequim
Explanation:

Selected response from:

Bentevi
Grading comment
Obrigado, Bentevi. Muito boa sugestão.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +6Psicólogo de botequim
Bentevi
3 +1psicólogo amador/charlatão/de trazer por casa
expressisverbis
Summary of reference entries provided
@Bentevi
Paulo Gasques

Discussion entries: 2





  

Answers


37 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +6
Psicólogo de botequim


Explanation:



Example sentence(s):
  • Não vou ser moralista, mas qualquer psicólogo de botequim sabe que adolescência e veículos motorizados são uma combinação explosiva.
  • De psicólogo de botequim, médico e louco, todo mundo tem um pouco. Fui um "louco" discreto. Espero que os psicólogos não me processem ...

    Reference: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1302200041.htm
    Reference: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/fk0708200532.htm
Bentevi
Meets criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 80
Grading comment
Obrigado, Bentevi. Muito boa sugestão.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Gasques
43 mins

agree  Fausto Machado Tiemann
1 hr

agree  Marilia Sette Câmara
5 hrs

agree  Ana Vozone
5 hrs

agree  Lidia Carney
6 hrs

agree  Teresa Borges
7 hrs

5 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
psicólogo amador/charlatão/de trazer por casa


Explanation:
Para PT-PT, mas concordo com a sua sugestão "psicólogo de meia-tigela". Penso que está bem adaptada.
Também se utiliza por cá essa expressão.
https://www.significados.com.br/meia-tigela/

Se não tem formação na área, então, talvez, possamos chamar-lhe também um "pseudopsicólogo", um "psicólogo charlatão"".

--------------------------------------------------
Note added at 11 hrs (2018-05-17 13:02:01 GMT)
--------------------------------------------------

Também não conhecia a que o colega apresentou em PT-BR. Aliás, vou aprendendo muito com expressões do Brasil ultimamente com as suas questões.
A expressão "de trazer por casa" talvez seja mais portuense do que portuguesa, ou mais regional do que nacional.

--------------------------------------------------
Note added at 11 hrs (2018-05-17 13:17:15 GMT)
--------------------------------------------------

armchair

ˈɑːmtʃeə
nome
poltrona
armchair critic

crítico amador
https://www.infopedia.pt/dicionarios/ingles-portugues/armcha...

adj. having no direct experience, that has only theoretical knowledge or knowledge obtained from a secondary source, experiencing indirectly
http://www.babylon-software.com/define/116/English-to-Portug...

A resposta "amador" foi dada com base nas definições/significados acima.

Acho que nem todas as respostas têm de ser obrigatoriamente incluídas no glossário, Oliveira.

expressisverbis
Portugal
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 28
Notes to answerer
Asker: Obrigado, Sandra. Não conhecia a expressão "trazer por casa" em PT-Pt. Vivendo e aprendendo...


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mariana Vieira: Gosto especialmente de "de trazer por casa".
1 hr
  -> Obrigada Mariana.




Reference comments


1 hr
Reference: @Bentevi

Reference information:
Estou de acordo com voce.

http://www.ucb.br/sites/100/165/TrabalhodeConclusaodeCurso/B...


    Reference: http://www.ucb.br/sites/100/165/TrabalhodeConclusaodeCurso/B...
Paulo Gasques
Mexico
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Note to reference poster
Asker: Obrigado, Paulo. Achei muito esclarecedor o artigo. Interessante observar como o classismo se reflete na linguagem. Pretendo voltar depois e ler com mais calma.