there\'s more to Valencia than meets the eye

Portuguese translation: Valência é mais do que enxergamos à primeira vista; a Valência tem muito que se lhe diga (PT-Pt)

English term or phrase:there's more to Valencia than meets the eye
Portuguese translation:Valência é mais do que enxergamos à primeira vista; a Valência tem muito que se lhe diga (PT-Pt)
Entered by: Oliveira Simões

01:55 May 19, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Poetry & Literature / adult romance novel
English term or phrase: there\'s more to Valencia than meets the eye
“That woman’s a goddamned buzz saw—at least when she chooses to be. But no doubt there’s more to Valencia than meets the eye, and as long as her current trend of behaving herself continues, I’m down with a workplace truce.”

there’s more to somebody/something than meets the eye: used to say that someone or something is more interesting, intelligent etc than they seem to be (Longman)

more than meets the eye: more (to something) than there appears to be at first (Merriam-Webster)

Penso em traduzir a última parte ("than meets the eye") como "à primeira vista". Minha dúvida é como traduzir a primeira parte de forma que passe uma ideia positiva sobre a personagem (Valência) mas que não seja tão óbvia, já que quem diz esta fala é sua colega de trabalho (e chefe) Ilana, que ainda não parece estar convencida com a mudança repentina (e para melhor) no comportamento de Valência. De repente, Valência, que vivia alfinetando Ilana, ficou boazinha.

Acho incrível a experiência de traduzir um romance porque o tempo todo estamos tentando entrar na mente das personagens (e do autor) na tentativa de definir qual a melhor forma de expressão para cada situação.
Oliveira Simões
United States
Valência é mais do que vemos/enxergamos à primeira vista
Explanation:
Deixa um gostinho de quero mais, não é?
Obrigado pela oportunidade. Se aparecer expressão melhor, eu aprendo também.
Selected response from:

Joao Luis Manga
Brazil
Grading comment
Obrigado, João Luís. Mantive "à primeira vista" conforme dito anteriormente e escolhi "enxergamos" entre os dois verbos sugeridos.
3 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1A aparência da Valência engana
Matheus Chaud
4Valência é mais do que vemos/enxergamos à primeira vista
Joao Luis Manga
4a Valência tem muito que se lhe diga
Teresa Borges
3nem tudo o que reluz é ouro na Valencia
expressisverbis


Discussion entries: 2





  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
there\'s more to valencia than meets the eye
Valência é mais do que vemos/enxergamos à primeira vista


Explanation:
Deixa um gostinho de quero mais, não é?
Obrigado pela oportunidade. Se aparecer expressão melhor, eu aprendo também.


Joao Luis Manga
Brazil
Meets criteria
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 35
Grading comment
Obrigado, João Luís. Mantive "à primeira vista" conforme dito anteriormente e escolhi "enxergamos" entre os dois verbos sugeridos.

15 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
there's more to Valencia than meets the eye
A aparência da Valência engana


Explanation:

Duas pequenas sugestões, mas você tem mais contexto e saberá melhor se são úteis ou não.

there's more to Valencia than meets the eye
= A aparência da Valência engana (sugestão baseada no ditado "As aparências enganam")
= A personalidade da Valência é mais intrincada do que parece

Matheus Chaud
Brazil
Meets criteria
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 181

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  expressisverbis: Ou "as aparências iludem".
19 hrs
  -> Obrigado, Sandra!

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
there\'s more to valencia than meets the eye
a Valência tem muito que se lhe diga


Explanation:
Expressão muito usada em PT(pt)...

Uma vírgula tem muito que se lhe diga. E pode-se dizer muito apenas com uma vírgula”, continua Lúcia Vaz Pedro.
http://expresso.sapo.pt/sociedade/2017-10-21-A-traicoeira-li...

Teresa Borges
Portugal
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 262
Notes to answerer
Asker: Teresa, achei interessante o artigo e pretendo incluir a sua tradução como variante portuguesa. Algumas observações: em PT-Br díríamos um "crescente grau de complexidade" (em vez de "crescendo"). Não entendi porque "Hádes" foi grafado com acento e também não entendi o que se diz dizer como “se sim tasse bem, se não tasse bem também”. Sintaxe? Mesmo assim, não entendi.

Asker: Corrijo-me: "... o que se quis dizer com..."


20 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
there\'s more to valencia than meets the eye
nem tudo o que reluz é ouro na Valencia


Explanation:
Mais uma sugestão com base na segunda definição da sua pergunta:

https://www.dicionarioinformal.com.br/nem tudo que reluz our...

expressisverbis
Portugal
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 28