foreboding joy

Portuguese translation: alegria contida/desconfiada

English term or phrase:foreboding joy
Portuguese translation:alegria contida/desconfiada
Entered by: Lilian Magalhães

14:59 May 22, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Poetry & Literature / provérbios
English term or phrase: foreboding joy
So, when Brené talks about foreboding joy, she is talking about two very different emotions that many of us often experience simultaneously. There is that delicious moment when things feel so good, and your heart swells with warmth and joy. Then, right on its heels is that feeling of foreboding; the thought of “uh oh, this feels too good, something bad is going to happen,” and you are filled with the conviction that at any moment, the other shoe is going to drop.
The point that Brené makes is that joy is one of the most difficult feelings for us to allow ourselves to feel, because it automatically makes us incredibly vulnerable. When we allow our hearts to fill with the indescribable feeling of joy, we become vulnerable to the possibility of it being taken away, our hearts being crushed, and our hopes dashed on the hard ground of despair.
Lilian Magalhães
Brazil
alegria contida/desconfiada
Explanation:
Mais uma sugestão; um pouco mais sucinta, talvez.
Selected response from:

Marilia Sette Câmara
Portugal
Grading comment
Perfect. Thank you
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1alegria contida/desconfiada
Marilia Sette Câmara
4 +1alegria com mau presságio
Matheus Chaud
4alegria pessimista / negativa
Oliveira Simões
4alegria que pressagia a dor, bonança antes da tempestade
Salvador Scofano and Gry Midttun
4alegria fatídica /vaticinadora
Joao Luis Manga
4alegria sinistra
Leonor Machado
3alegria combinada com uma sensação de agoiro
Ana Vozone


  

Answers


9 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
alegria combinada com uma sensação de agoiro


Explanation:
Sugestão.

Um misto de alegria e sensação de agoiro.

agoiro, desconforto

Ana Vozone
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 184

10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
alegria que pressagia a dor, bonança antes da tempestade


Explanation:
Algo assim.

Caleidoscopio 8.qxd - Revistas
revistas.ulusofona.pt/index.php/caleidoscopio/article/view/.../181...

Oversett denne siden
av E Banús - ‎2007 - ‎Beslektede artikler
(“Dunkel und unaussprechlich Heimlich”), como a própria noite, uma alegria que pressagia o Céu. (“Freuden, die uns Einen Himmel ahnden lassen”). Sim, mais ...
(2) a Cor No Ocultismo - Scribd
https://www.scribd.com/document/.../2-a-Cor-No-Ocultismo - Oversett denne siden
Seu único defeito será sempre a falta de alegria. que pressagia temeridade. porque sempre estão à espreita para saltar na menor oportunidade que se ...

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Native speaker of: Native in NorwegianNorwegian, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 447

13 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
alegria sinistra


Explanation:


Leonor Machado
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 119

13 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
alegria com mau presságio


Explanation:

foreboding = mau presságio:
https://www.infopedia.pt/dicionarios/ingles-portugues/forebo...

Seria a combinação dos dois sentimentos: alegria com mau presságio

Matheus Chaud
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 181

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Nick Taylor
1 day 1 hr
  -> Obrigado, Nick!

19 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
alegria fatídica /vaticinadora


Explanation:
Direct and objective translation of the original.

Joao Luis Manga
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 35

45 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
alegria contida/desconfiada


Explanation:
Mais uma sugestão; um pouco mais sucinta, talvez.

Marilia Sette Câmara
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 21
Grading comment
Perfect. Thank you

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mario Freitas:
1 hr

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
alegria pessimista / negativa


Explanation:
Segundo explicação do autor (ou autora), o segundo estágio desta alegria é o pressentimento de que algo "ruim" vai acontecer. Daí, a escolha do adjetivo "pessimista". Acredito que esta expressão traduz bem o paradoxo. O texto abaixo, em que se analisa Spinoza, deixa isso de uma forma muito bem clara:

"A vinculação a uma tendência primordial não é senão mais contestável. Existe uma diferença radical entre a concepção de um instinto ou pulsão de morte, potência aniquilante, opondo-se a uma afirmação da vida sempre frustrada - e a tese de um choque em resposta à energia vital, em seguida de excessos necessários como tais. Mesmo se é necessário conceber no espaço o 'negativo' da energia, no que ela se despende [gasta], se difunde, se degrada, a morte e a autodestruição são efeitos, não causas e razões. A 'pulsão de morte' só se define como emprego improdutivo, desuso [mau uso], 'desemprego' ['mau emprego'], poder-se-ia dizer, da energia fundamental. Ela resulta, dialeticamente, de uma relação conflituosa interna a essa energia, relação que não pode se reduzir a simples mecanismos de defesa, de equilíbrio e a seus fracassos. A alegria pessimista tem um sentido."

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2018-05-22 16:44:49 GMT)
--------------------------------------------------

Outro exemplo: "A alegria que nasce da negação dessa condição existencial é uma alegria pessimista e falsa."
https://www.scribd.com/document/44807827/34538955-Etica-Da-A...


    https://www.coursehero.com/file/p7krcvq/psicanalistas-a-partir-de-Freud-fizeram-das-tend%C3%AAncias-e-puls%C3%B5es-ditas-m%C3%B3rbidas/
Oliveira Simões
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4