was rolled down

Portuguese translation: a janela estava abaixada / baixada / descida / aberta

English term or phrase:the window was rolled down
Portuguese translation:a janela estava abaixada / baixada / descida / aberta
Entered by: Oliveira Simões

16:57 May 30, 2018
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Art/Literary - Poetry & Literature / adult romance novel
English term or phrase: was rolled down
"The front passenger window was rolled down, and from it a thin plume of cigarette smoke curled into the night sky."

Penso que o mais comum é dizer "baixar a janela" em vez de "rolar a janela para baixo" (sic). Sendo assim, parece-me que o mais lógico seria dizer que "a janela estava baixada" (particípio de "baixar"), porém não encontrei nenhum exemplo com "baixada". Encontrei "abaixada". A janela estava abaixada?

No Glossário, encontrei "abrir a janela" como sinônimo de "roll down the window". Apesar de ser evidente que uma "janela baixada/abaixada" é uma janela aberta, esta tradução não capta a ação de baixar; por isso, não a considero viável para o meu contexto.

O que os colegas sugerem?
Oliveira Simões
United States
estava descido
Explanation:
Subindo e descendo os vidros elétricos pelo controle do alarme Gol ...

Video for descer o vidro▶ 9:07

https://www.youtube.com/watch?v=RtHnoJ-fJzU

Jul 22, 2015 - Uploaded by Empresas Ta Fácil
Dicas para instalar módulo de vidro elétrico Aw22Rd da Soft no Gol,Paraty e Saveiro G4 para subida e descida ....
Selected response from:

Leonor Machado
Grading comment
Obrigado, Leonor. Acabei optando por "estava abaixada" mesmo.

"Baixar" e "abaixar" são palavras sinônimas (Ciberdúvidas da Língua Portuguesa): https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/baixarabaixar/2937

O Dício confirma que são sinônimos quando indicam o ato de: fazer descer, tornar mais baixo, inclinar para baixo, diminuir a intensidade, diminuir o valor, agachar e ser submisso: https://duvidas.dicio.com.br/abaixar-ou-baixar/

Encontrei 2.460 resultados de "janela abaixada" no Google.
2 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5estava aberta
Ana Elisa Igel
4 +1estava descido
Leonor Machado
4a janela do lado do passageiro estava abaixada
airmailrpl
3(a janela do lado passageiro) estava aberta (até abaixo)
Ana Vozone


  

Answers


26 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
(a janela do lado passageiro) estava aberta (até abaixo)


Explanation:
Sugestão.

Ana Vozone
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 184

33 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
estava descido


Explanation:
Subindo e descendo os vidros elétricos pelo controle do alarme Gol ...

Video for descer o vidro▶ 9:07

https://www.youtube.com/watch?v=RtHnoJ-fJzU

Jul 22, 2015 - Uploaded by Empresas Ta Fácil
Dicas para instalar módulo de vidro elétrico Aw22Rd da Soft no Gol,Paraty e Saveiro G4 para subida e descida ....

Leonor Machado
Meets criteria
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 119
Grading comment
Obrigado, Leonor. Acabei optando por "estava abaixada" mesmo.

"Baixar" e "abaixar" são palavras sinônimas (Ciberdúvidas da Língua Portuguesa): https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/baixarabaixar/2937

O Dício confirma que são sinônimos quando indicam o ato de: fazer descer, tornar mais baixo, inclinar para baixo, diminuir a intensidade, diminuir o valor, agachar e ser submisso: https://duvidas.dicio.com.br/abaixar-ou-baixar/

Encontrei 2.460 resultados de "janela abaixada" no Google.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  expressisverbis
4 hrs
  -> Obrigada

35 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
estava aberta


Explanation:
Costumamos dizer que a janela do carro está aberta (como portas), em vez de baixada (muito literal).

Example sentence(s):
  • Ele foi assaltado à mão armada porque a janela do carro estava aberta.
Ana Elisa Igel
Brazil
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 2

7 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
The front passenger window was rolled down
a janela do lado do passageiro estava abaixada


Explanation:
"The front passenger window was rolled down => a janela do lado do passageiro estava abaixada

airmailrpl
Brazil
Meets criteria
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 227