screeched

Portuguese translation: ranger (de uma cadeira)

English term or phrase:screech (of a chair)
Portuguese translation:ranger (de uma cadeira)
Entered by: Oliveira Simões

21:55 Jun 7, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Poetry & Literature / adult romance novel
English term or phrase: screeched
"My chair screeched and spun across the floor, before it slammed against the wall."

Segundo o Michaelis, "screech" significa "gritar alto", o que não cabe neste contexto, por se tratar de uma cadeira.

screech: to utter or make a harsh, shrill cry or sound (Dictionary.com)

O que os colegas sugerem em PT-Br? Obrigado de antemão.
Oliveira Simões
United States
rangeu
Explanation:
Por ser uma cadeira, sugiro "rangeu".
Selected response from:

Ligia Costa
Brazil
Grading comment
Obrigado, Lígia.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3rangeu
Ligia Costa
3 +1rangeu - fez um rangido
JohnMcDove
4guinchou
Leonor Machado


  

Answers


13 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
guinchou


Explanation:


Leonor Machado
Meets criteria
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 119

38 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
rangeu


Explanation:
Por ser uma cadeira, sugiro "rangeu".

Ligia Costa
Brazil
Meets criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 40
Grading comment
Obrigado, Lígia.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  JohnMcDove: ;-)
4 mins

agree  Clauwolf
13 hrs

agree  Jane Rezende
17 hrs

42 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
rangeu - fez um rangido


Explanation:
A cadeira rangeu. As pancadinhas aumentaram. De repente, levantouse de um pulo e começou a bater insistentemente à porta.

https://books.google.com/books?id=zSxsAwAAQBAJ&pg=PT13&lpg=P...

A cadeira rangeu mais forte e a garota desapareceu na multidão derrepente. *CRÁC*.

http://www.ffsol.com.br/portal/texto_leitura.php?idff=4775&i...


Pugnacik pegou uma chave, destrancou a fechadura e puxou a porta, que fez um rangido desagradável.

https://books.google.com/books?id=8zKLCgAAQBAJ&pg=PT171&lpg=...

Sentei no balanço, este fez um rangido ensurdecedor. Levantei-me e voltei a caminhar.

http://portugues.colband.net.br/page/24/?no_redirect=true


A cadeira fez um rangido alarmante quando ele mudou de posição. As tábuas do piso emitiram um breve rangido de confirmação.

https://www.foboko.com/diccionario-frases/portugues/rangido



JohnMcDove
United States
Does not meet criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marilia Sette Câmara
14 hrs
  -> Muito obrigado, Marilia. :-)