KudoZ home » English to Portuguese » Printing & Publishing

waste paper

Portuguese translation: resíduos de papel

12:51 Oct 25, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Printing & Publishing
English term or phrase: waste paper
"The *waste paper* makes up about 80% of the fibre we need, we have a small amount of imported pulp and we have a small amount of waste wood from saw mills but other than that we rely on recycled fibre – waste paper."
xxxAlex de Sous
Portuguese translation:resíduos de papel
Explanation:
Município do Concelho de Chaves
Ecoponto Azul, destinado a receber resíduos de papel e cartão; Ecoponto Verde,
destinado a receber os resíduos das embalagens de vidro; ...
www.cm-chaves.pt/?path=/Portugus/ Servi%E7os/Perguntas%20Frequentes/Higiene%20Urbana - 20k - Em cache - Páginas semelhantes

Naturlink
... criada em Setembro de 1996, tem por missão organizar e garantir a retoma de
todos os resíduos de papel e cartão recolhidos sob a responsabilidade da ...
www.naturlink.pt/canais/subCanal. asp?iSubCanal=6026&iLingua=1&nPagina=3 - 32k - Em cache - Páginas semelhantes

Untitled
A Recipac tem por missão organizar e garantir a retoma de todos os resíduos de
papel e cartão recolhidos no âmbito do SIGRE - Sistema Integrado de Gestão de ...
www.recipac.pt/textos/logo/missao.html - 3k - Em cache - Páginas semelhantes
Selected response from:

CristinaPereira
Grading comment
Obrigado. Vou com essa tb.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +7resíduos de papel
CristinaPereira
5aparas e de papéis usados
airmailrpl
5Papéis velhos
Jorge Freire
4papéis velhos, papéis recuperados
Vera Rodrigues
5 -1desperdício de papel
António Ribeiro
4papéis usados, reaproveitados, reciclados
Claudio Mazotti


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
desperdício de papel


Explanation:
Eu diria assim

--------------------------------------------------
Note added at 4 mins (2005-10-25 12:56:29 GMT)
--------------------------------------------------

Ou, papel desperdiçado

António Ribeiro
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 80

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Claudio Mazotti: não neste contexto...
8 mins
  -> E porque não? Talvez o seu ***reciclado*** seja melhor neste sentido!!!

6 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
Papéis velhos


Explanation:


waste [weIst]


adjectivo
· por ocupar, por cultivar;

· ermo, inculto, maninho;

· árido, deserto;

· devastado, assolado, desolado;

· lúgubre, sombrio;

· sem interesse, monótono;

· inútil;

· que não serve;

· deitado fora;

· de refugo;

COMÉRCIO
waste book
borrão;

waste coal
resíduos de carvão;

waste energy
energia perdida;

waste gas
gás perdido;

waste heat
calor de escape;

waste oil
óleo derramado;

waste paper
papéis velhos;

waste-paper basket
cesto dos papéis;

waste products
produtos de excreção;

waste steam
vapor perdido;

waste-steam pipe
tubo de escape;

waste water
água de purga;

waste-water pipe
tubo de descarga acidental da água;

waste-water purification
purificação de águas residuais;

waste wood
resíduos de madeira;

to lay waste
devastar, assolar, destruir;

to lie waste
estar desaproveitado, estar maninho, improdutivo;


substantivo
· desperdício, estrago, dissipação, esbanjamento;

· desgaste, gasto, decréscimo, declínio, perda, quebra, derrame;

· refugo, restos, sucata, lixo;

· coisas inúteis;

· desperdícios;

· despejos;

· desolação, deserto, ermo;

· baldio, terra inculta, terra estéril;

· imensidão, extensão;

· destruição, ruínas;

· DIREITO
estragos em propriedades;

Estados Unidos da América
waste-basket
cesto dos papéis;

waste-channel
canal de despejo;

waste-gate
comporta de passagem;

waste of energy
gasto de energia;

waste of money
desperdício de dinheiro;

waste of time
perda de tempo;

a waste of waters
uma imensa extensão de água, a vastidão do mar;

cotton waste
desperdícios de algodão;

DIREITO
permissive waste
estragos em propriedade por falta de medidas de conservação;

the wastes of the Sahara
as vastidões do Sara;

DIREITO
voluntary waste
estragos em propriedade feitos pelo locatário;

to cut cloth to waste
desperdiçar pano;

to run to waste
desperdiçar-se, perder-se;

there's too much waste in his house
deita-se muita coisa fora na casa dele;

wilful waste makes woeful want
esbanjamentos levam à miséria;


verbo transitivo e intransitivo
· desperdiçar, esbanjar, deitar fora, gastar mal gasto, malbaratar;

· assolar, devastar;

· consumir, consumir-se;

· devorar;

· gastar, gastar-se;

· enfraquecer;

· debilitar, debilitar-se;

· definhar;

· mirrar;

· perder-se;

· DIREITO
danificar (propriedade);

to waste a chance
perder uma oportunidade;

to waste away to skin and bone
ficar só com pele e osso;

to waste one's breath
falar inutilmente, falar em vão;

to waste one's life
estragar a sua vida;

to waste one's words
falar inutilmente, falar em vão;

to waste one's time
perder o seu tempo;

to waste time on (over)
perder tempo com;

experience is wasted on a fool
a experiência de nada serve para os tolos;

his frame was wasted by disease
a sua constituição estava minada pela doença;

his resources were rapidly wasting
os seus recursos esgotavam-se rapidamente;

I have no time to waste
não tenho tempo a perder;

nothing is wasted
nada se perde;

waste not, want not
guarda o que não presta e terás o que precisas;
© Porto Editora, Lda. - 2000

Jorge Freire
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 8

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
papéis velhos, papéis recuperados


Explanation:
Segundo o Eurodic.


    Reference: http://europa.eu.int/eurodicautom/Controller
Vera Rodrigues
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
papéis usados, reaproveitados, reciclados


Explanation:
Já os papéis usados (em inglês, "waste paper"), também designados de papéis velhos, são os diferentes tipos de papéis e artefatos de papel descartados pelos ...
www.fazfacil.com.br/Papel.htm

... strenght were obtained from mixture of 80 % of waste paper mass and 20 % of ... Reciclagem de aparas e de papéis usados, para. a confecção de cadernos. ...
www.ufrrj.br/institutos/if/revista/pdf/v8p143.pdf

... no ano 105 dC Desde aquela época, papéis usados podem ser reconvertidos em polpa para gerar ... UK - Scientists turn waste paper into building materials ...
www.resol.com.br/curiosidades2.asp?id=1556




Claudio Mazotti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 17

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  António Ribeiro: Se são "reaproveitados, reciclados", não irão certamente ser reciclados novamente.
7 mins
  -> sem comentários

disagree  João Roque Dias: usados, reaproveitados e reciclados é tudo sinónimo?
35 mins
  -> sem comentários

agree  Clauwolf: papéis usados, correto
2 hrs
  -> obrigado!!!

9 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +7
resíduos de papel


Explanation:
Município do Concelho de Chaves
Ecoponto Azul, destinado a receber resíduos de papel e cartão; Ecoponto Verde,
destinado a receber os resíduos das embalagens de vidro; ...
www.cm-chaves.pt/?path=/Portugus/ Servi%E7os/Perguntas%20Frequentes/Higiene%20Urbana - 20k - Em cache - Páginas semelhantes

Naturlink
... criada em Setembro de 1996, tem por missão organizar e garantir a retoma de
todos os resíduos de papel e cartão recolhidos sob a responsabilidade da ...
www.naturlink.pt/canais/subCanal. asp?iSubCanal=6026&iLingua=1&nPagina=3 - 32k - Em cache - Páginas semelhantes

Untitled
A Recipac tem por missão organizar e garantir a retoma de todos os resíduos de
papel e cartão recolhidos no âmbito do SIGRE - Sistema Integrado de Gestão de ...
www.recipac.pt/textos/logo/missao.html - 3k - Em cache - Páginas semelhantes


CristinaPereira
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigado. Vou com essa tb.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Vania Correia
31 mins
  -> Obrigada Vânia

agree  João Roque Dias: Exactamente. Especialmente no contexto e registo da frase original.
32 mins
  -> Obrigada João

agree  rhandler: A melhor tradução, pois cobre todas as fontes de fibra reciclada: aparas de papel novo, papéis velhos, etc.
43 mins
  -> Obrigada Ralph

agree  Carla Araújo
1 hr

agree  AlphaMike: pois, pois...
1 hr

agree  Paulo Celestino Guimaraes
2 hrs

agree  Eugenia Lourenco
7 hrs
  -> Obrigada a todos!

53 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
aparas e de papéis usados


Explanation:
waste paper = >aparas e de papéis usados

airmailrpl
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20