KudoZ home » English to Portuguese » Psychology

leading questions

Portuguese translation: Perguntas tendenciosas / direcionadoras


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:leading questions
Portuguese translation:Perguntas tendenciosas / direcionadoras
Entered by: Nicole Rodrigues

20:04 Dec 2, 2010
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Psychology
English term or phrase: leading questions
In our interviews we were particularly careful not to
ask leading questions.
Nicole Rodrigues
Ireland
Perguntas tendenciosas / direcionadoras
Explanation:
Curiosamente, esse é o exemplo do Wiktionary:

http://en.wiktionary.org/wiki/leading
Selected response from:

Ivan Rocha, CT
Canada
Grading comment
Ótimo! Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3Perguntas tendenciosas / direcionadoras
Ivan Rocha, CT
5 +2perguntas indutivassilvia367325
5 +1perguntas capciosas
Roberto Aresta Ribeiro
5perguntas orientadorasFernando Okabe Biazibeti
4perguntas indutoras
Carlos Quandt
4perguntas sugestivas
Clauwolf


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
perguntas sugestivas


Explanation:
:)
Leading questions will generally be answerable with a yes or no (though not all .... sugestivo (leading question), pergunta sugestiva (leading question), ...
www.websters-dictionary-online.com/definition/leading quest...

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 10

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
Perguntas tendenciosas / direcionadoras


Explanation:
Curiosamente, esse é o exemplo do Wiktionary:

http://en.wiktionary.org/wiki/leading

Ivan Rocha, CT
Canada
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20
Grading comment
Ótimo! Obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Arthur Godinho
5 mins
  -> Grato, Arthur.

agree  Carlos Quandt: os termos "tendenciosas" / "indutivas" / "indutoras" são muito utilizados em pesquisas
25 mins
  -> Grato, Quandt.

agree  Marta Caldeira
2 hrs
  -> Grato, Marta.

8 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
perguntas capciosas


Explanation:
é uma pergunta que já supõe determinada resposta

--------------------------------------------------
Note added at 10 mins (2010-12-02 20:15:07 GMT)
--------------------------------------------------

é o equivalente técnico em português, no campo do Direito

Roberto Aresta Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marlene Curtis: Ótimo!
6 mins
  -> obrigado :)

disagree  silvia367325: capcioso é ardiloso, enganoso, insinuante. Pois é, mas a pergunta é sobre psicologia e não sobre direito..... e eu dei o significado no contexto, se você se der ao trabalho de olhar. Todos temos o direito a uma opinião, inclusive eu, de não concordar.
16 mins

agree  Leonor Machado
16 hrs
  -> obrigado!

20 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
perguntas orientadoras


Explanation:
Babylon English-Portuguese

leading question
pergunta principal, pergunta orientadora

Babylon English

leading question
question designed to influence the answer of a witness

Fernando Okabe Biazibeti
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

23 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
perguntas indutivas


Explanation:
é quando o entrevistador já coloca a resposta na pergunta, como por exemplo: você gosta sorvete, não é? Para não ser indutiva a pergunta deveria ser: Você gosta de sorvete, ou não gosta?

silvia367325
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Carlos Quandt: os termos "tendenciosas" / "indutivas" / "indutoras" são muito utilizados em pesquisas
8 mins

agree  Paulo Roberto
14 hrs

25 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
perguntas indutoras


Explanation:
Um questionário tem três objetivos: transformar a informação necessária em um ... O pesquisador deve evitar perguntas indutoras, alternativas e suposições ...
books.google.com.br/books?isbn=8536306505...

Elaboração do questionário Concebemos um modelo no qual se pretendia ... não deveríamos colocar perguntas indutoras das respostas que gostaríamos de ...
books.google.com.br/books?id=bLNeTgOcFjsC...

Por exemplo, uma das perguntas do questionário pró-Lula anti-FHC era: "Você votaria em um ... Após tais perguntas indutoras da opinião, era apresentado ao ...
votoonline.vilabol.uol.com.br/PO3.html

O questionário estruturado é prático para grande número de respondentes e ..... evite perguntas indutoras de resposta, ambíguas ou que gerem respostas do ...
xa.yimg.com/kq/groups/.../name/Entrevista%2Bem%2Bprofundidade.doc

Carlos Quandt
Brazil
Native speaker of: Portuguese