KudoZ home » English to Portuguese » Psychology

it seems consistent with parsimony to suggest that

Portuguese translation: parece coerente com o princípio da parcimônia sugerir que/a sugestão de que...


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase: it seems consistent with parsimony to suggest that
Portuguese translation:parece coerente com o princípio da parcimônia sugerir que/a sugestão de que...
Entered by: Nicole Rodrigues

16:25 Dec 31, 2010
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Psychology / Hypnotic regression/past
English term or phrase: it seems consistent with parsimony to suggest that
But it does not seem reasonable to dismiss the entire narration. If all information and all possible explanations are considered, it seems consistent with parsimony to suggest that L.D showed knowledge of obscure details in 16th-century Europe that she did not learn normally.
Nicole Rodrigues
Ireland
parece coerente com o princípio da parcimônia sugerir que/a sugestão de que...
Explanation:
parece coerente com o princípio da parcimônia sugerir que/a sugestão de que...

consistent
adj. firm, coherent; steadfast



SEMIOBLOG: O Princípio da Parcimônia - [ Translate this page ]
19 out. 2010 ... O princípio da parcimônia prevê que a explicação mais simples, ...... de patologia e terapêutica de grande complexidade e coerência interna. ...
semiologiamedica.blogspot.com/.../o-principio-da-parcimonia.html - Cached

Projeção da consciência - Wikipédia, a enciclopédia livre - [ Translate this page ]
Explicações científicas que seguem o princípio da parcimônia fazem ... Os portadores desta faculdade têm sonhos vívidos, coerentes e nítidos em que assistem ...
pt.wikipedia.org/wiki/Projeção_da_consciência

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2010-12-31 18:37:49 GMT)
--------------------------------------------------

SE TODAS AS INFORMAÇÕES E POSSÍVEIS EXPLICAÇÕES FOREM LEVADAS EM CONSIDERAÇÃO, PARECE CONSISTENTE COM O PRINCÍPIO DA PARCIMÔNIA SUGERIR QUE L.D DEMONSTRAVA CONHECIMENTO DE DETALHES OBSCUROS DA EUROPA DO SÉCULO XVI QUE ELA NÃO TINHA APRENDIDO NORMALMENTE.
Selected response from:

Marlene Curtis
United States
Grading comment
Perfeito. Grata!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2parece coerente com o princípio da parcimônia sugerir que/a sugestão de que...Marlene Curtis
5 -1sugerir XXX parece concordar com o princípio da parcimôniacoolbrowne
4não seria incongruente com a [teoria de] parcimónia sugerir que
jack_speak


  

Answers


27 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
não seria incongruente com a [teoria de] parcimónia sugerir que


Explanation:
consistent = congruente
parsimony = theory that the simplest explanation is the best explanation.

jack_speak
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 4

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
it seems consistent with parsimony to suggest that XXX
sugerir XXX parece concordar com o princípio da parcimônia


Explanation:
In Portuguese, the original order would become somewhat awkward. It's better to reorder as

to suggest that XXX seems consistent with parsimony

Whence

sugerir XXX parece concordar com o princípio da parcimônia

One must be aware that "consistency", in English (to be in agreement) is not the same as "consistência" in Portuguese (a physical property, mostly thickness, in the sense of the density of a fluid). Also "congruente" does not quite apply. It has a very precise meaning in Mathematics, and its used elsewhere is often incorrect.


    Reference: http://en.wikipedia.org/wiki/Parsimony
    Reference: http://pt.wikipedia.org/wiki/Parcim%C3%B4nia
coolbrowne
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 15

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Marlene Curtis: Desculpe, mas esta tradução não faz sentido em português./Construção prolixa./A "voz da razáo" parece ser sempre a que concorda com as nossas opiniões???
31 mins
  -> Perfeito sentido (infinitivo impessoal). Ou bem "não faz sentido" ou bem "construção prolixa" (que é opinião subjetiva). Quer me parecer que a desculpa para a discordância evaporou-se e o comentário virou neutro (but what do I know?).

disagree  MariaFilomena: concordo com Marlene, não faz qualquer sentido em Português
2 hrs
  -> Por favor, leia com atenção. É uma construção bastante simples.

agree  tfaulkner: Discordo respeitosamente das colegas: "Se todas as informações e possíveis explicações forem consideradas, sugerir que L.D demonstrou conhecimento(...) parece concordar com o princípio da parcimônia" faz, sim, sentido.
3 hrs
  -> Obrigado (a voz da razão, enfim)

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
parece coerente com o princípio da parcimônia sugerir que/a sugestão de que...


Explanation:
parece coerente com o princípio da parcimônia sugerir que/a sugestão de que...

consistent
adj. firm, coherent; steadfast



SEMIOBLOG: O Princípio da Parcimônia - [ Translate this page ]
19 out. 2010 ... O princípio da parcimônia prevê que a explicação mais simples, ...... de patologia e terapêutica de grande complexidade e coerência interna. ...
semiologiamedica.blogspot.com/.../o-principio-da-parcimonia.html - Cached

Projeção da consciência - Wikipédia, a enciclopédia livre - [ Translate this page ]
Explicações científicas que seguem o princípio da parcimônia fazem ... Os portadores desta faculdade têm sonhos vívidos, coerentes e nítidos em que assistem ...
pt.wikipedia.org/wiki/Projeção_da_consciência

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2010-12-31 18:37:49 GMT)
--------------------------------------------------

SE TODAS AS INFORMAÇÕES E POSSÍVEIS EXPLICAÇÕES FOREM LEVADAS EM CONSIDERAÇÃO, PARECE CONSISTENTE COM O PRINCÍPIO DA PARCIMÔNIA SUGERIR QUE L.D DEMONSTRAVA CONHECIMENTO DE DETALHES OBSCUROS DA EUROPA DO SÉCULO XVI QUE ELA NÃO TINHA APRENDIDO NORMALMENTE.

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 242
Grading comment
Perfeito. Grata!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Luiz Honma
39 mins
  -> Grata!

agree  MariaFilomena
1 hr
  -> Grata!