KudoZ home » English to Portuguese » Religion

unforgiving

Portuguese translation: implacável


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:unforgiving
Portuguese translation:implacável
Entered by: Claudio Mazotti

13:57 May 19, 2005
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Social Sciences - Religion
English term or phrase: unforgiving
an unforgiving spirit is a hindrance to prayer
Tim
implacável
Explanation:
... Não é, por certo, que o espírito seja implacável, se entendemos com isso que
ele nunca poderia ceder ou lamentar. Mas como poderia apiedar-se do que ...
geocities.yahoo.com.br/mcrost04/ pequeno_tratado_das_grandes_virtudes_09.htm

... atuante, detentora de saberes mágicos e considerada mulher de feroz caráter,
de hedionda natureza e espírito implacável (Eurípides, Medéia. v. 100). ...
www.thecauldronbrasil.com.br/article/view/470/1/13

--------------------------------------------------
Note added at 17 mins (2005-05-19 14:15:24 GMT)
--------------------------------------------------

Tb: DESTEMIDO, outra opção q julgo melhor q anterior:

... Viriato mandava o Tatá - espírito destemido - \"para acudir o necessitado\".
... são eloquentes vestígios de uma religião atrasada e africana, que, ...
www.seculodiario.com.br/negros/viriato/index04.htm
Selected response from:

Claudio Mazotti
Brazil
Grading comment
Acho que o melhor aqui seria implacável, incapaz de perdoar. Obrigado
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +6impiedoso, inclemente, cruel
Rafa Lombardino
4 +1implacável
Claudio Mazotti


  

Answers


15 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +6
impiedoso, inclemente, cruel


Explanation:
Um espírito impiedoso / inclemente / cruel é um obstáculo para a oração.

--------------------------------------------------
Note added at 16 mins (2005-05-19 14:14:37 GMT)
--------------------------------------------------

Unforgiving - does not forgive, is not merciful

IMPIEDOSO
1 Em que não há piedade. 2 Desumano, falto de compaixão, insensível.

INCLEMENTE
1 Que não é clemente. 2 Áspero, desagradável, rigoroso, severo.

CRUEL
1 Que se compraz em ver ou em causar sofrimento. 2 Despiedoso, desumano, sanguinário. 3 Que aflige, que tortura. 4 Doloroso: Sofrimento cruel. 5 Sanguinolento: Guerra cruel. 6 Duro, insensível, intratável: Chefe cruel. 7 Rigoroso, severo.

Rafa Lombardino
United States
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 3

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Jorge Rodrigues
10 mins
  -> Obrigada, Jorge

agree  Clauwolf: superb
20 mins
  -> Obrigada, Clauwolf

agree  xxxBarbaraFreit: Lindo :)
28 mins
  -> Obrigada, Barbara

agree  Elisabete Cunha: Muito bem!
1 hr
  -> Obrigada, Elisabete

neutral  María Leonor Acevedo-Miranda: desculpe que não reparei em INCLEMENTE na sua sugestão. Traduzi logo es-esp. Mas como sugere várias e minha não está demais.
1 hr
  -> Sem problemas. "Inclemente", ainda que menos comum do que "impiedoso" (ou "sem piedade") e "cruel", também é apropriado

agree  Paulo Celestino Guimaraes: impedioso está correto e implacável tb, ora pois....
2 hrs
  -> Concordo com implacável, mas discordo de DESTEMIDO

agree  Marsel de Souza
2 hrs
  -> Obrigada, Marsel

10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
implacável


Explanation:
... Não é, por certo, que o espírito seja implacável, se entendemos com isso que
ele nunca poderia ceder ou lamentar. Mas como poderia apiedar-se do que ...
geocities.yahoo.com.br/mcrost04/ pequeno_tratado_das_grandes_virtudes_09.htm

... atuante, detentora de saberes mágicos e considerada mulher de feroz caráter,
de hedionda natureza e espírito implacável (Eurípides, Medéia. v. 100). ...
www.thecauldronbrasil.com.br/article/view/470/1/13

--------------------------------------------------
Note added at 17 mins (2005-05-19 14:15:24 GMT)
--------------------------------------------------

Tb: DESTEMIDO, outra opção q julgo melhor q anterior:

... Viriato mandava o Tatá - espírito destemido - \"para acudir o necessitado\".
... são eloquentes vestígios de uma religião atrasada e africana, que, ...
www.seculodiario.com.br/negros/viriato/index04.htm

Claudio Mazotti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 24
Grading comment
Acho que o melhor aqui seria implacável, incapaz de perdoar. Obrigado

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Rafa Lombardino: DISCORDEI DE "DESTEMIDO", NÃO DE "IMPLACÁVEL" --> destemido = que não teme = FEARLESS, DAUNTLESS, HIGH-SPIRITED
24 mins
  -> como queira...

agree  María Leonor Acevedo-Miranda: a definição é correcta. Pouco accurate mas correcta!
1 hr
  -> ok...

agree  Paulo Celestino Guimaraes: Concordo com Marai Leonor ...implacável está correto sim Rafaela se não vejamos: implacável que não se pode aplacar ou abrandar ; QUE NÃO SE PERDOA, inexorável, insensível...
2 hrs
  -> obrigado, Paulo... de fato, inicialmente "inexorável" era minha opção favorita, mas achei q palavra não poderia ser utilizada nesse sentido