sentient being

Portuguese translation: ser senciente

English term or phrase:sentient being
Portuguese translation:ser senciente
Entered by: CristinaY

13:24 Nov 27, 2006
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Religion / Tibetan Buddhism
English term or phrase: sentient being
Olá, pessoal! Alguém teria uma boa sugestão para este termo? É uma tradução especificamente sobre budismo tibetano... Obrigada!
CristinaY
ser senciente
Explanation:
* Do Houaiss:
senciente - que sente / que percebe pelos sentidos / que recebe impressões.

* Abonações:
Já que a natureza essencial de cada ser senciente e o universo como um todo é este ...
http://www.bodisatva.org/ensinamentos/

... assim como qualquer outro ser senciente no samsara (o ciclo de reencarnações). ...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Deus_no_budismo

De fato existem características únicas em cada ser senciente e não senciente. ...
http://www.institutomahayana.com.br/depoimentos.htm

Pergunta 3: Com a morte de um ser senciente, existe uma ‘alma’ que perambula de acordo com a sua vontade ...
http://www.acessoaoinsight.net/arquivo_textos_theravada/ques...

Amor significa que você deseja que cada ser senciente em todos os seis níveis de ... A Escola mais avançada do Budismo, a Vijnanavada, decidiu que de modo ...
http://www.nossacasa.net/shunya/default.asp?menu=953

"Pela força do conhecimento e do não-conhecimento - se isto é conhecido, temos um Buddha; se não é conhecido, um ser senciente vaga no samsara". ...
http://www.nossacasa.net/shunya/default.asp?menu=86
Selected response from:

Carlos Angelo
Brazil
Grading comment
Pessoal, vocês são demais!!
Obrigada e abraços a todos!!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +7ser senciente
Carlos Angelo
5ser sensível
Jorge Freire
4 +1ser sensível
Adriana Francisco
4 -2ser iluminado
claudia estanislau


Discussion entries: 1





  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
ser sensível


Explanation:
Shunya - Budismo, zen, dzogchen
- [ Translate this page ]
O Senhor Buddha ensinou que todo ser sensível possui buddha-natureza. A verdadeira natureza de nossa mente é pura. Desde o princípio nunca está manchada com ...
www.nossacasa.net/SHUNYA/default.asp?menu=931 - 27k - Cached - Similar pages

União Budista Portuguesa
- [ Translate this page ]
Não tanto, todavia, porque o chamado budismo se constitua pela negação ou pela aspiração à ... de qualidade de ser sensível, de vida, de individualidade” . ...
www.uniaobudista.pt/dharma.php?show=textos&txtid=11 - 69k - Cached - Similar pages

Adriana Francisco
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria Teresa Bermudes: Isso mesmo!
24 mins

2 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
ser sensível


Explanation:
é como interpreto

Jorge Freire
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4

8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -2
ser iluminado


Explanation:
Eastern religions including Hinduism, Buddhism, and Jainism recognize nonhumans as sentient beings. In Jainism and Hinduism, this is closely related to the concept of ahimsa, nonviolence toward other beings. In Jainism, all the matter is endowed with sentience; there are six degress of sentience, from one to six. Water, for example, is a sentient being of first order, as it is considered to possess only one sense, that of touch. Man is considered to be sentient being of the sixth order. According to Buddhism, sentient beings made of pure consciousness are possible. In Mahayana Buddhism, which includes Zen and Tibetan Buddhism, the concept is related to the Bodhisattva, an enlightened being devoted to the liberation of others. The first vow of a Bodhisattva states: "Sentient beings are numberless; I vow to free them."



claudia estanislau
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Schtroumpf: Hi Claudia, I don't know a single word of Port. but "iluminado" sounds much like "enlightened". It shoud not at any case!! Sentient beings can (but not must) become enlightened - it's such a long way to go ;-)
7 mins
  -> hello! thank you for your comment, i am just following the knowledge given above that says that " the concept is related to the Bodhisattva, an enlightened being devoted to the liberation of others". But i am not truly knowledgeable on Buddhism :)

disagree  Lúcia Lopes: iluminado é "enlightened", como sugeriu o colega Schoeniger, a resposta correta é mesmo "senciente", cheerS!
1 hr

disagree  Bia Bispo: Ser Senciente, de acordo com a Filosofia Buddhista isto inclui todas as consciências como aquelas dos seres humanos, os seres animais, os seres infernais, os deuses, os semi-deuses, os espiritos famintos. Essas consciências podem possuir fo
528 days

10 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +7
ser senciente


Explanation:
* Do Houaiss:
senciente - que sente / que percebe pelos sentidos / que recebe impressões.

* Abonações:
Já que a natureza essencial de cada ser senciente e o universo como um todo é este ...
http://www.bodisatva.org/ensinamentos/

... assim como qualquer outro ser senciente no samsara (o ciclo de reencarnações). ...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Deus_no_budismo

De fato existem características únicas em cada ser senciente e não senciente. ...
http://www.institutomahayana.com.br/depoimentos.htm

Pergunta 3: Com a morte de um ser senciente, existe uma ‘alma’ que perambula de acordo com a sua vontade ...
http://www.acessoaoinsight.net/arquivo_textos_theravada/ques...

Amor significa que você deseja que cada ser senciente em todos os seis níveis de ... A Escola mais avançada do Budismo, a Vijnanavada, decidiu que de modo ...
http://www.nossacasa.net/shunya/default.asp?menu=953

"Pela força do conhecimento e do não-conhecimento - se isto é conhecido, temos um Buddha; se não é conhecido, um ser senciente vaga no samsara". ...
http://www.nossacasa.net/shunya/default.asp?menu=86

Carlos Angelo
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 52
Grading comment
Pessoal, vocês são demais!!
Obrigada e abraços a todos!!
Notes to answerer
Asker: Na mosca! Muito obrigada, inclusive a todos os que postaram os comentários, foi de grande ajuda! :)


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Hugo Bielfeldt
6 mins

agree  Lúcia Lopes: é exatamente essa a expressão consagrada pela vertente tibetana do budismo, certeza absoluta!
25 mins

agree  Kemper Combs: É uma discussão muito usada nos seriados de Star Trek, para saber se tal ser é alguém capaz de perceber que ele mesmo existe, portanto ser senciente, ou se é apenas um robô ou andróide. 'Data' foi decretado um 'ser senciente'.
3 hrs

agree  Clara Duarte
7 hrs

agree  Tania Marques-Cardoso
9 hrs

agree  Cristine Martin: concordo. É como está traduzido nos livros do Dalai-Lama.
1 day 10 hrs

agree  Bia Bispo: Ser Senciente de acordo com a Filosofia Buddhista isto inclui todas as consciências como aquelas dos seres humanos, seres animais, seres infernais, deuses, semi-deuses, e dos espiritos famintos. Essas consciências podem possuir forma ou não, isso não im
528 days