KudoZ home » English to Portuguese » Science

baseline state

Portuguese translation: estado basal


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:baseline state
Portuguese translation:estado basal
Entered by: xxxcleiton

00:02 Dec 30, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Science
English term or phrase: baseline state
"When he takes his glasses off, his brain reverses back to its baseline state."

Texto científico, porém voltado para leigos.
xxxcleiton
estado basal
Explanation:
É a expressão usada em português. Veja estes exemplos:

::::: Roche Brasil :::::
... O VEF 1 médio observado durante o tratamento prolongado aumentou em 5,8% do estado basal no esquema de dosagem de 2,5 mg ao dia e 5,6% do estado basal no ...
www.roche.com.br/web/bulas/pulmozyme.asp

Arquivos Brasileiros de Cardiologia - Symptoms, complications ...
... a press sist ica (de 133 21bpm para 157 29mmHg, p<0,0005) eo duplo produto
(de 9,635 2,100 para 18,400 4,050, p<0,0001) do estado basal para o ...
www.scielo.br/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X1997000900003&lng=en&nrm=iso

Arquivos de Neuro-Psiquiatria - A Brazilian Portuguese version ...
... M odo de aplica o da escala: determinado o estado basal, a partir de entrevistas com o paciente e um informante, sendo considerado informante qualquer ...
www.scielo.br/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X2003000500035&lng=en&nrm=iso&tlng=p


--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-30 00:09:05 (GMT)
--------------------------------------------------

Veja como o Houaiss define \"basal\":

n adjetivo de dois gêneros
1 que se refere a base (\'apoio\', \'princípio\')
2 Rubrica: medicina.
que indica o patamar mínimo de atividade de um organismo em completo repouso

Selected response from:

rhandler
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2estado basalrhandler
5 +2à atividade mínima
Clauwolf
5 +1ponto de partida
Claudia da Matta
5 +1nível básico
Flavio Steffen


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
estado basal


Explanation:
É a expressão usada em português. Veja estes exemplos:

::::: Roche Brasil :::::
... O VEF 1 médio observado durante o tratamento prolongado aumentou em 5,8% do estado basal no esquema de dosagem de 2,5 mg ao dia e 5,6% do estado basal no ...
www.roche.com.br/web/bulas/pulmozyme.asp

Arquivos Brasileiros de Cardiologia - Symptoms, complications ...
... a press sist ica (de 133 21bpm para 157 29mmHg, p<0,0005) eo duplo produto
(de 9,635 2,100 para 18,400 4,050, p<0,0001) do estado basal para o ...
www.scielo.br/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X1997000900003&lng=en&nrm=iso

Arquivos de Neuro-Psiquiatria - A Brazilian Portuguese version ...
... M odo de aplica o da escala: determinado o estado basal, a partir de entrevistas com o paciente e um informante, sendo considerado informante qualquer ...
www.scielo.br/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X2003000500035&lng=en&nrm=iso&tlng=p


--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-30 00:09:05 (GMT)
--------------------------------------------------

Veja como o Houaiss define \"basal\":

n adjetivo de dois gêneros
1 que se refere a base (\'apoio\', \'princípio\')
2 Rubrica: medicina.
que indica o patamar mínimo de atividade de um organismo em completo repouso



rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 11462

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcelo Fogaccia: Concordo, mas talvez seja muito técnico para um texto voltado para leigos. Feliz Ano Novo!
10 hrs
  -> Obrigado, Marcelo

agree  Amilcar: Correto para todas as audiências
16 hrs
  -> Obrigado, Amilcar. Também acho. Desde criaça conheço a expressão "metabolismo basal".

4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
ponto de partida


Explanation:
"... seu cérebro volta para seu ponto de partida."

--------------------------------------------------
Note added at 9 mins (2003-12-30 00:11:34 GMT)
--------------------------------------------------

Encontrei mais especificamente para o seu caso, \"estado básico de consciência\":

Estados modificados de consciência nas artes marciais orientais
... ASC - discrete altered state of consciousness), refere-se a um d-Soc que difere de
algum estado básico de consciência (b-SoC - baseline state of consciousness ...
www.cao.pt/surya/ar_11_1.htm - 101k - Em cache - Páginas Semelhantes

--------------------------------------------------
Note added at 10 mins (2003-12-30 00:13:04 GMT)
--------------------------------------------------


=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.


==> estado básico de consciência <==



=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.

Claudia da Matta
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1365

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Luiz Almeida: estado básico de consciência
12 hrs
  -> Concordo, obrigada.

13 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
nível básico


Explanation:
"Quando ele retira seus óculos, seu cérebro volta a seu nível básico".

Flavio Steffen
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 3316

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  António Ribeiro
9 hrs

11 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
à atividade mínima


Explanation:
:)

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 14308

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Luiz Almeida
1 hr
  -> obrigado

agree  Kathleen Goldsmith: para leigos, esta é a melhor opção
4 days