KudoZ home » English to Portuguese » Science

pirokathecol

Portuguese translation: pirocatecol


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:pirokathecol
Portuguese translation:pirocatecol
Entered by: Anita Reiser

13:34 Jan 14, 2004
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Science
English term or phrase: pirokathecol
technical paper
safety data sheet
chemistry
could be a product name or a technical term
Anita Reiser
pirocatecol
Explanation:
PIROCATECOL - Também conhecido por pirocatequina ou catecol. Ém produto cristalino, branco ou incolor, solúvel em água. Utiliza-se em reveladores, onde pode substituir a hidroquinona.



--------------------------------------------------
Note added at 30 mins (2004-01-14 14:04:35 GMT)
--------------------------------------------------



Síntese da Adrenalina:

A primeira síntese química da adrenalina foi feita em 1904, por F. Stolz. Partindo do pirocatecol, ele prepararou a adrenalona, que foi reduzida a uma mistura racêmica de adrenalina.





Biossíntese da Adrenalina
ENZIMAS:
1: Phenylalanine-hydroxylase,
2: Tyrosine-hydroxylase,
3: Aromatic amino-acid decarboxylase,
4: Dopamine--hydroxylase,
5: Phenylethanolamine- N-methyl- transferase

Cinco enzimas estão envolvidas na biossíntese da adrenalina. A biosíntese ocorre na medula adrenal. A terceira etapa é um processo de descarboxilação, de dopa para dopamina. A última etapa é uma metilação. O produto final é opticamente ativo.



--------------------------------------------------
Note added at 32 mins (2004-01-14 14:07:13 GMT)
--------------------------------------------------

A intoxicação humana pelo benzeno pode ocorrer por três vias de absorção: respiratória (aspiração por vapores), cutânea e digestiva. A via respiratória é a principal, do ponto de vista toxicológico, sendo retido 46% do benzeno inalado. Uma vez absorvido, quase imediatamente é eliminado em 50% pelos pulmões. O benzeno que permanece no corpo, distribui-se por vários tecidos. Na intoxicação aguda, a maior parte é retida no sistema nervoso central, enquanto que na intoxicação crônica permanece na medula óssea (40%), no fígado (43%) e nos tecidos gordurosos (10%). Após sua absorção, parte do benzeno distribuído pelo organismo é metabolizado pelos microssomas do fígado e cerca de 30% é transformado em fenol e em derivados como pirocatecol, hidroquinona e hidroxiquinona, os quais são eliminados pela urina nas primeiras horas até 24 horas após cessada a exposição.(2, 3, 4)

Selected response from:

Sonia Heidemann
Grading comment
Thanks a lot!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4pirocatecol
Sonia Heidemann
5pirocatecolrhandler


Discussion entries: 2





  

Answers


20 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
pirocatecol


Explanation:
Alguns exemplos e referências:

Anais Brasileiros de Dermatologia - <B>Histopathological study of ...
... de cortes histol icos que foram corados em hematoxilina eosina (HE) pelo Warthin Starry e Warthin Starry modificado pH 4.0 (pirocatecol), visando investigar ...
www.scielo.br/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365-05962003000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=p

FDTE- Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia
... de ácido fluorídrico Elaboração de modelo matemático para um reator de hidrólise de bagaço de cana Estudo da síntese de pirocatecol e hidroquinona "in ...
www.fdte.org.br/projetos/eng_quimica.html

FUNDACENTRO - ESPÍRITO SANTO
... através da via respiratória, uma parte não significativa pelas fezes, bile e
suor eo restante se oxida a fenbois e polifenois (pirocatecol e hidroquinol ...
www.fundacentro-es.gov.br/O que e benzeno.htm

[DOC] Conhecendo e aprendendo como trabalhar com
File Format: Microsoft Word 97 - View as HTML
... Nos casos de intoxicações a temperatura corporal cai. Hidroquimona, Resorcinol e Pirocatecol: ... Usa EPI e EPC. O pirocatecol é o mais tóxico dos três. ...
www.icb.ufmg.br/descarte/setembro19/riscosgases.doc


rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 11462

19 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
pirocatecol


Explanation:
PIROCATECOL - Também conhecido por pirocatequina ou catecol. Ém produto cristalino, branco ou incolor, solúvel em água. Utiliza-se em reveladores, onde pode substituir a hidroquinona.



--------------------------------------------------
Note added at 30 mins (2004-01-14 14:04:35 GMT)
--------------------------------------------------



Síntese da Adrenalina:

A primeira síntese química da adrenalina foi feita em 1904, por F. Stolz. Partindo do pirocatecol, ele prepararou a adrenalona, que foi reduzida a uma mistura racêmica de adrenalina.





Biossíntese da Adrenalina
ENZIMAS:
1: Phenylalanine-hydroxylase,
2: Tyrosine-hydroxylase,
3: Aromatic amino-acid decarboxylase,
4: Dopamine--hydroxylase,
5: Phenylethanolamine- N-methyl- transferase

Cinco enzimas estão envolvidas na biossíntese da adrenalina. A biosíntese ocorre na medula adrenal. A terceira etapa é um processo de descarboxilação, de dopa para dopamina. A última etapa é uma metilação. O produto final é opticamente ativo.



--------------------------------------------------
Note added at 32 mins (2004-01-14 14:07:13 GMT)
--------------------------------------------------

A intoxicação humana pelo benzeno pode ocorrer por três vias de absorção: respiratória (aspiração por vapores), cutânea e digestiva. A via respiratória é a principal, do ponto de vista toxicológico, sendo retido 46% do benzeno inalado. Uma vez absorvido, quase imediatamente é eliminado em 50% pelos pulmões. O benzeno que permanece no corpo, distribui-se por vários tecidos. Na intoxicação aguda, a maior parte é retida no sistema nervoso central, enquanto que na intoxicação crônica permanece na medula óssea (40%), no fígado (43%) e nos tecidos gordurosos (10%). Após sua absorção, parte do benzeno distribuído pelo organismo é metabolizado pelos microssomas do fígado e cerca de 30% é transformado em fenol e em derivados como pirocatecol, hidroquinona e hidroxiquinona, os quais são eliminados pela urina nas primeiras horas até 24 horas após cessada a exposição.(2, 3, 4)



Sonia Heidemann
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 266
Grading comment
Thanks a lot!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Carla Selyer
10 mins
  -> muito obrigado O:)

agree  Claudia da Matta
4 hrs
  -> Obrigada Claudia!

agree  Sormane Fitzgerald Gomes
5 hrs
  -> Muito obrigado!

agree  Cecilia Bartalotti
3 days5 hrs
  -> Muito obrigado O:)