KudoZ home » English to Portuguese » Science

mouth thickness and ropiness

Portuguese translation: viscosidade e aglutinabilidade


04:56 Sep 16, 2001
English to Portuguese translations [PRO]
Science
English term or phrase: mouth thickness and ropiness
For stirred yoghurt the chosen parameters were related to mouth thickness and ropiness
Edilaine Grandolpho
Brazil
Portuguese translation:viscosidade e aglutinabilidade
Explanation:
rop·y (r$Æp"), adj., rop·i·er, rop·i·est.
1. resembling a rope or ropes: ropy muscles.
2. forming viscid or glutinous threads, as a liquid.
[1470–80; ROPE + -Y1]
—ropÆi·ly, adv.
—ropÆi·ness, n.
Selected response from:

José Vianna
Grading comment
Olá Josê Viana!!

Agradeço pela ajuda e pelas sugestões...
Acabei optando pelos termos "consistência" para "mouth thickness" pois o termo "viscosoty" também apareceu isoladamente no meu texto além do mouth thickness em si e, pesquisando na Internet, percebi que esse termo aparecia diversas vezes associado ao termo "viscosidade aparente" (que aparecia no meu texto associado ao mouth thickness". Na verdade, fiquei em dúvida entre "consistência" e "mastigabilidade", outro termo bastante freqüente em textos da área. Para o "ropiness", usei "gomosidade", que se aproxima bastante do "aglutinabilidade" que você sugeriu....

Enviei esses termos como dúvida ao revisor e estou aguardando o feedback.

Mais uma vez, obrigada pela ajuda!

Abraços,

Edilaine


2 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2espessura e vicosidade no contato com a boca
Martha Rosemberg
5 +1..os parâmetros escolhidos foram relacionados a viscosidade na boca e a textura pegajenta..
airmailrpl
4 +1viscosidade e aglutinabilidadeJosé Vianna
4viscosidade e aglutinabilidadeJosé Vianna


  

Answers


21 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
espessura e vicosidade no contato com a boca


Explanation:
Para ficar mais claro acredito que é preciso acrescentar *no contato*

Martha Rosemberg
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 250

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  DrSantos
1 hr

agree  Roberto Cavalcanti
4 hrs

31 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
..os parâmetros escolhidos foram relacionados a viscosidade na boca e a textura pegajenta..


Explanation:
thickness = viscosidade
ropiness = pegajento, pegajoso

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8803

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  DrSantos
1 hr
  -> José Vianna found a better word for ropiness

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
viscosidade e aglutinabilidade


Explanation:
rop·y (r$Æp"), adj., rop·i·er, rop·i·est.
1. resembling a rope or ropes: ropy muscles.
2. forming viscid or glutinous threads, as a liquid.
[1470–80; ROPE + -Y1]
—ropÆi·ly, adv.
—ropÆi·ness, n.


    Random House Webster
    Reference: http://www.priberam.pt/DLPO/
José Vianna
PRO pts in pair: 95

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  airmailrpl: aglutinabilidade - good word + good site also
44 mins

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
viscosidade e aglutinabilidade


Explanation:
rop·y (r$Æp"), adj., rop·i·er, rop·i·est.
1. resembling a rope or ropes: ropy muscles.
2. forming viscid or glutinous threads, as a liquid.
[1470–80; ROPE + -Y1]
—ropÆi·ly, adv.
—ropÆi·ness, n.


    Random House Webster
    Reference: http://www.priberam.pt/DLPO/
José Vianna
PRO pts in pair: 95
Grading comment
Olá Josê Viana!!

Agradeço pela ajuda e pelas sugestões...
Acabei optando pelos termos "consistência" para "mouth thickness" pois o termo "viscosoty" também apareceu isoladamente no meu texto além do mouth thickness em si e, pesquisando na Internet, percebi que esse termo aparecia diversas vezes associado ao termo "viscosidade aparente" (que aparecia no meu texto associado ao mouth thickness". Na verdade, fiquei em dúvida entre "consistência" e "mastigabilidade", outro termo bastante freqüente em textos da área. Para o "ropiness", usei "gomosidade", que se aproxima bastante do "aglutinabilidade" que você sugeriu....

Enviei esses termos como dúvida ao revisor e estou aguardando o feedback.

Mais uma vez, obrigada pela ajuda!

Abraços,

Edilaine