KudoZ home » English to Portuguese » Science

gradient-directed sampling / gradient transects

Portuguese translation: gradiente direcionado por amostragem/desmembramento do gradiente


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:gradient-directed sampling / gradient transects
Portuguese translation:gradiente direcionado por amostragem/desmembramento do gradiente
Entered by: Gilvanete Rocha Surine

12:56 Oct 3, 2001
English to Portuguese translations [PRO]
Science
English term or phrase: gradient-directed sampling / gradient transects
Olá!

Trata-se de uma metodologia usada na classificação de espécies na floresta num habitat restrito.

Muito grata,
Gilvanete.
Gilvanete Rocha Surine
United States
gradiente direcionado por amostragem / desmembramento do gradiente
Explanation:
GRADIENTE

Mudança de valor de uma quantidade (temperatura, pressão, altitude etc.) por unidade de distância, numa direção específica. Inclinação ou razão de ascensão ou descida de uma encosta, rodovia, tubulação etc.
"É uma mudança de elevação, velocidade, pressão ou outra característica, por unidade de comprimento" (Carvalho, 1981).
"Mudança unidirecional, mais ou menos contínua, de alguma propriedade no espaço. Os gradientes referentes às propriedades ambientais se refletem freqüentemente por meio de alterações nos parâmetros biológicos" (Diccionario de la Naturaleza, 1987).

direct
dirigir, supervisionar;
ordenar; direcionar;
controlar;
***********************************

transect
despedaçar, desmembrar,
dissecar

Fonte: Dic ecológico e Babylon

bom trabalho

Selected response from:

Vivian
United States
Grading comment
Olá, Vivian.

Muito obrigada pela ajuda. Sua resposta foi bastante completa. Mas também agradeço aos demais colegas que me ajudaram a compreender melhor o contexto em que estou trabalhando.

Atenciosamente,
Gilvanete.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5amostragem direcionado por gradiente / pontos do gradiente
airmailrpl
4 +1gradiente direcionado por amostragem / desmembramento do gradiente
Vivian
4 +1Amostragem orientada pelo gradiente/ espaço amostral do gradiente
Roberto Cavalcanti
4Amostragem na direção do gradiente/seção
Silvio Picinini


  

Answers


12 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Amostragem na direção do gradiente/seção


Explanation:
transversal na direção do gradiente

Silvio Picinini
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1393

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
Amostragem orientada pelo gradiente/ espaço amostral do gradiente


Explanation:
Veja no site abaixo a definição.
http://www.okstate.edu/artsci/botany/bisc3034/lnotes/communi...


Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 7462

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Kathleen Goldsmith
14 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
gradiente direcionado por amostragem / desmembramento do gradiente


Explanation:
GRADIENTE

Mudança de valor de uma quantidade (temperatura, pressão, altitude etc.) por unidade de distância, numa direção específica. Inclinação ou razão de ascensão ou descida de uma encosta, rodovia, tubulação etc.
"É uma mudança de elevação, velocidade, pressão ou outra característica, por unidade de comprimento" (Carvalho, 1981).
"Mudança unidirecional, mais ou menos contínua, de alguma propriedade no espaço. Os gradientes referentes às propriedades ambientais se refletem freqüentemente por meio de alterações nos parâmetros biológicos" (Diccionario de la Naturaleza, 1987).

direct
dirigir, supervisionar;
ordenar; direcionar;
controlar;
***********************************

transect
despedaçar, desmembrar,
dissecar

Fonte: Dic ecológico e Babylon

bom trabalho



Vivian
United States
PRO pts in pair: 194
Grading comment
Olá, Vivian.

Muito obrigada pela ajuda. Sua resposta foi bastante completa. Mas também agradeço aos demais colegas que me ajudaram a compreender melhor o contexto em que estou trabalhando.

Atenciosamente,
Gilvanete.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  José Antonio Azevedo
132 days

1 day 12 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
amostragem direcionado por gradiente / pontos do gradiente


Explanation:
Some of the right words but in the wrong order

gradient-directed sampling / gradient transects =
amostragem direcionado por gradiente / pontos do gradiente

transect = Portuguese Term = parcelas de amostra em linha



airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8799