KudoZ home » English to Portuguese » Ships, Sailing, Maritime

Fill the main topsails

Portuguese translation: encher a gávea


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Fill the main topsails
Portuguese translation:encher a gávea
Entered by: Marta Silvas

16:31 Nov 5, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Ships, Sailing, Maritime
English term or phrase: Fill the main topsails
Obrigada.
Marta Silvas
Portugal
encher a vela de mezena principal
Explanation:
topsail: vela da mezena
Docionário Porto editora
Selected response from:

Maria José Tavares
Portugal
Grading comment
Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2encher a vela de mezena principalMaria José Tavares
5encher a gavea
Cgraphic
4 +1encher a gávea principal
Marcos Antonio


  

Answers


10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
fill the main topsails
encher a vela de mezena principal


Explanation:
topsail: vela da mezena
Docionário Porto editora

Maria José Tavares
Portugal
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 36
Grading comment
Obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marlene Curtis
2 hrs
  -> Obrigada Marlene

agree  Teresa Borges
3 hrs
  -> Obrigada Teresa

agree  Artur Jorge Martins
4 days
  -> Obrigada Artur

disagree  Cgraphic: não
16 days

36 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
fill the main topsails
encher a gávea principal


Explanation:
Sug.

Diria assim


topsail : gávea (gavetope)

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 124

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Isabel Maria Almeida
56 mins
  -> Obrigado, Isabel

neutral  Cgraphic: simpesmente so gavea pois as outras "gaveas" teem outros nomes.
16 days

16 days   confidence: Answerer confidence 5/5
fill the main topsails
encher a gavea


Explanation:
as gaveas são velas que se envergam nas vergas de gávea, as segundas a contar de baixo (as de baixo teem o nome do respectivo mastro da frente para tras traquete (foremast), grande (main mast) e mezena (mizzen mast) ou seja foresail, main sail e mizzensail. Aqui trata-se da gavea usada no mastro grande, a gavea usada na mezena tem o nome de gata

--------------------------------------------------
Note added at 16 days (2008-11-22 13:06:30 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

por cima da gávea está o joanete. Consoante o mastro, assim têm os nomes (de proa, grande e sobregata)


    Reference: http://www.ruigo.net/navegar/creoula/numenclatura.htm
    Reference: http://www.fatefulvoyage.com/masts/mastsNames.html
Cgraphic
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Notes to answerer
Asker: Já alterei no glossário. Obrigada.

Asker: Já agora, se "main topsail" é gávea, como traduz "foretopsail", "bend the topsail" e "shiver the topsail"? Obrigada.