KudoZ home » English to Portuguese » Ships, Sailing, Maritime

Shiver the foretopsail

Portuguese translation: deixar bater o pano da vela da gávea


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Shiver the foretopsail
Portuguese translation:deixar bater o pano da vela da gávea
Entered by: Maria José Tavares

16:41 Nov 5, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Ships, Sailing, Maritime
English term or phrase: Shiver the foretopsail
Obrigada.
Marta Silvas
Portugal
deixar bater o pano da vela da gávea
Explanation:
:)
Selected response from:

Maria José Tavares
Portugal
Grading comment
Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +5deixar bater o pano da vela da gáveaMaria José Tavares
5rizar a gavea
Cgraphic
3 -1despedaçar o "foretopsail" (uma vela do mastro principal)
Marcos Antonio


  

Answers


13 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +5
shiver the foretopsail
deixar bater o pano da vela da gávea


Explanation:
:)

Maria José Tavares
Portugal
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 36
Grading comment
Obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf
1 hr
  -> Obrigada Clauwolf

agree  Marlene Curtis
1 hr
  -> Obrigada Marlene

agree  Teresa Borges
3 hrs
  -> Obrigada Teresa

agree  Artur Jorge Martins
4 days
  -> Obrigada Artur

agree  Cgraphic: deixar bater a gavea (de traquete ou foremast)
16 days
  -> obrigada

22 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): -1
shiver the foretopsail
despedaçar o "foretopsail" (uma vela do mastro principal)


Explanation:
Sug.

Creio ser isto.


foretopsail: A sail flown from the foretopmast, above the foresail

- O recipiente era assim, pela consumação destas ordens, depressa, reduziu à vela principal dela, foresail, e foretopsail, enquanto ela voou antes do vento ...
www.planetalivros.info/74687377743130/ch30.html - 5k

- Toda coisa foi feita justo, alow, e no alto; e como o vento continuamente refrescado, nós nos deitamos, a comprimento, debaixo de spanker e foretopsail, ...
www.todoslibres.info/73626D61613130/ch111.html -

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 124

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Cgraphic: não acho que despedaçar a vela seja o mais apropriado neste contexto
16 days

17 days   confidence: Answerer confidence 5/5
bend the foretopsail
rizar a gavea


Explanation:
Olá Marta, para reduzir as velas de um navio estas são amarradas utilizando cabos para amarrar a vela á verga, os rizos, chama-se rizar, utilizando nós que em ingles tb bends (pl.) ou bend (sin.) seria por isso rizar e como é a foretopsail seria a gavea de traquete - rizar a gavea de traquete

Cgraphic
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12