KudoZ home » English to Portuguese » Ships, Sailing, Maritime

cartoonish deep-sea mole

Portuguese translation: como um rasto de um promontório do fundo do mar num desenho animado


19:18 Nov 19, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Ships, Sailing, Maritime / Mar
English term or phrase: cartoonish deep-sea mole
the Southwest Indian Ridge shoots into the Indian Ocean like a fizzling rocket, or perhaps like the trail of some cartoonish deep-sea mole.
Beth Guimaraes
Brazil
Portuguese translation:como um rasto de um promontório do fundo do mar num desenho animado
Explanation:
corrigindo minha resposta anterior

mole neste contexto = promontório
pro.mon.tó.rio
sm (lat promontoriu) 1 Geogr Porção de crosta terrestre, no litoral de um continente ou ilha, que avança para o mar, apresentando estreitamento da sua largura entre a terra e a sua extremidade

cartoonish = de desenho animados

trail
[treil] n 1 rasto, traço, vestígio, faro, cheiro. 2 trilho, trilha, picada. 3 cauda (também de vestido). 4 conteira de canhão.

Selected response from:

Gilmar Fernandes
United States
Grading comment
Obrigada.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2toupeira abissal de desenho animado
Artur Jorge Martins
4 -2como um rasto de um promontório do fundo do mar num desenho animado
Gilmar Fernandes
3 -2algum sinal das profundezas do mar.
Marcos Antonio


Discussion entries: 3





  

Answers


3 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): -2
algum sinal das profundezas do mar.


Explanation:
Sug.

Creio ser isto. Como ele fala do "sibilo de um foguete", creio que "mole" nesta caso, seja "um sinal"

um sinal vindo das profundezas do mar.

mole: sinal

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 124

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Cgraphic: não concordo, aqui seria uma toupeira abissal mais indicado
1 day22 hrs
  -> Olá, Cgraphic. Como vc mesmo afirma que não há topeira abissal e o texto é uma metáfora (o que concordo), então não estou totalmente errado e por isto o nível de confiança foi "3".. IMO.

disagree  Paula Vaz-Carreiro: I have checked the original text and sorry, but it is not a mole in this sense.
2 days14 hrs
  -> Obrigado, Paula.

15 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -2
como um rasto de um promontório do fundo do mar num desenho animado


Explanation:
corrigindo minha resposta anterior

mole neste contexto = promontório
pro.mon.tó.rio
sm (lat promontoriu) 1 Geogr Porção de crosta terrestre, no litoral de um continente ou ilha, que avança para o mar, apresentando estreitamento da sua largura entre a terra e a sua extremidade

cartoonish = de desenho animados

trail
[treil] n 1 rasto, traço, vestígio, faro, cheiro. 2 trilho, trilha, picada. 3 cauda (também de vestido). 4 conteira de canhão.



Gilmar Fernandes
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 8
Grading comment
Obrigada.
Notes to answerer
Asker: 3.


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Cgraphic: hmm, um molhe ou um paredão talvez mas... promontorio não, vejo isto mais como uma metáfora pois se não ha toupeiras marinhas (verdade) tambem não vejo como uma montanha (subaquatica) possa lançar foguetes, só pode ser uma metáfora
1 day10 hrs
  -> originalmente eu tinha dito toupeira, mas depois de consultar especialistas na área, confirmaram o que eu suspeitava: NÃO EXISTEM TOUPEIRAS MARÍTIMAS! entao ai pesquisei melhor a palavra "mole" e foi o que achei que se referia a promontório..pesquise tbm.

disagree  Paula Vaz-Carreiro: I have checked the original text and sorry, but it is not a mole in this sense//the disagrees are here for people to say what they think.That's the whole point of theses forums.As for my not helping, reviewing answers IS helping.
2 days3 hrs
  -> It's very easy to go around and spread "disagrees" in RED, as if you were a professor. I don't see you here at this forum participating, answering questions and helping fellow translators. I've always learned that humbleness is better than arrogance.

1 day14 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
toupeira abissal de desenho animado


Explanation:
Creio ser esta a comparação que consta do texto original.

Artur Jorge Martins
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 55

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Cgraphic
10 hrs
  -> Obrigado, Cgraphic!

agree  Paula Vaz-Carreiro: This is right. I have checked the original text. "como o rasto deixado por uma toupeira abissal etc"
1 day3 hrs
  -> Obrigado, Paula!