KudoZ home » English to Portuguese » Ships, Sailing, Maritime

16-gun ship

Portuguese translation: navio (mercante) com 16 canhões


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:16-gun ship
Portuguese translation:navio (mercante) com 16 canhões
Entered by: Flavio Steffen

02:59 Nov 26, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Ships, Sailing, Maritime
English term or phrase: 16-gun ship
"Having called the crew of the 16-gun, Royal African Company ship Gambia-Castle on deck..."

navio com 16 canhões???
isabelregina22
navio (mercante) com 16 canhões
Explanation:
Até começo do século XIX, era comum os navios mercantes serem guarnecidos com canhões para repelir ataques de piratas.
Selected response from:

Flavio Steffen
Brazil
Grading comment
Obrigada, Flavio.
Agradeço tb muitíssimo aos demais. Infelizmente, preciso escolher apenas uma resposta.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +5cruzador ou navio de 16 canhões
Dra. Teresa Bernardes
5navio de (ou com) 16 canhões
Cgraphic
5navio de 16 bocas de fogo
Artur Jorge Martins
5navio (mercante) com 16 canhões
Flavio Steffen
4 -1navio com canhões de 16 polegadas
Marcos Antonio


Discussion entries: 6





  

Answers


29 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
cruzador ou navio de 16 canhões


Explanation:
http://www.areamilitar.net/HISTbcr.aspx?N=64

Dra. Teresa Bernardes
Portugal
Native speaker of: Native in EnglishEnglish

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Borges
5 hrs

agree  Isabel Maria Almeida
5 hrs

agree  Sara Sousa Soares
7 hrs

agree  Marcos Antonio: Navio . Cruzador somente a partir do séc XIX.
8 hrs

agree  Marlene Curtis
8 hrs

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
navio com canhões de 16 polegadas


Explanation:
Opção.


Diria assim.

- já viram um couraçado com canhões de 16 polegadas dando salvas de tiros? parece q tem um cardume de peixes pulando logo a frente dos canhões ...
www.bf2brasil.com/forum/archive/index.php?t-5295.html - 7k -

- Os pesados HMS Rodney e HMS Nelson, eram equipados com 9 canhões de 16 pol. ( 406mm), no esquema 3 x 3 (três torres triplas). ...
www.cineguerra.com/bbs/viewtopic.php?t=126 - 67k


--------------------------------------------------
Note added at 5 hrs (2008-11-26 08:08:38 GMT)
--------------------------------------------------

- canhõe de 16 pol - se aplica a navios construídos já no século 20, principalmente os utilizados durante a 2ª GM. Anterior a esta época, 16-gun teria mesmo um significado de "16 canhões".

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 124

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Paula Vaz-Carreiro: Sorry Marcos, but the original says nothing about inches or the size of the guns, just that it is a 16-gun ship.
2 hrs
  -> Obrigado, Paula. Somente a partir de 1920 surgiram barcos com canhões de 16 pol.

disagree  Cgraphic: Sorry mate, u must do better research
6 hrs
  -> Desculpe-me Cgraphic, mas ser você tivesse dado ao trabalho de ler todas as observações após minha resposta. Não haveria necessidade deste "disagree".

9 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
navio (mercante) com 16 canhões


Explanation:
Até começo do século XIX, era comum os navios mercantes serem guarnecidos com canhões para repelir ataques de piratas.


Flavio Steffen
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16
Grading comment
Obrigada, Flavio.
Agradeço tb muitíssimo aos demais. Infelizmente, preciso escolher apenas uma resposta.


11 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
16-gun ship Gambia-Castle
navio de (ou com) 16 canhões


Explanation:
Trata-se obviamente do Gambia Castle e não um couraçado, esses só apareceram muito mais tarde sendo o primeiro o H.M.S. Warrior datado 1860

--------------------------------------------------
Note added at 11 hrs (2008-11-26 14:45:00 GMT)
--------------------------------------------------

Olá colegas, encontrei mais esta http://pirateshold.buccaneersoft.com/roster/george_lowther.h...

trata-se sendo assim de um navio pirata


    Reference: http://www.nationmaster.com/encyclopedia/George-Lowther
    Reference: http://www.hmswarrior.org/
Cgraphic
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Flavio Steffen: Creio não ser correto dar disagree em sugestão de colega quando também damos sugestão.
1 hr