KudoZ home » English to Portuguese » Ships, Sailing, Maritime

to meet statutory requirements and accepted industry-wide...

Portuguese translation: para atender às exigências legais e às "melhores práticas operacionais" da indústria


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:to meet statutory requirements and accepted industry-wide...
Portuguese translation:para atender às exigências legais e às "melhores práticas operacionais" da indústria
Entered by: rhandler

22:11 Feb 21, 2005
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Law/Patents - Ships, Sailing, Maritime / safety
English term or phrase: to meet statutory requirements and accepted industry-wide...
to meet statutory requirements and accepted industry-wide "best operating practices"
tierri pimpao
France
para atender às exigências legais e às "melhores práticas operacionais" da indústria
Explanation:
É a tradução literal. Volto já com exemplos.

--------------------------------------------------
Note added at 25 mins (2005-02-21 22:37:04 GMT)
--------------------------------------------------

Segundo o Houaiss, o verbo \"atender\" é transitivo direto ou indireto, ou seja: pode-se dizer \"atender as\" ou \"atender às\". Eu o prefiro como indireto, daí a crase. Veja o que diz o Houaiss:

transitivo direto e transitivo indireto
1 dar atenção a, ouvir
Ex.: desta vez atendeu (a, em, para) os conselhos dos amigos
transitivo direto e transitivo indireto
2 responder (a chamado)
Ex.: <o médico atendeu (a)o pedido de urgência> <a. (a)o telefone>
transitivo direto e transitivo indireto
3 estar disponível para ouvir; receber
Ex.: <atendeu mal (a)os que o procuraram com reclamações> <o advogado não pode atendê-lo hoje>
transitivo direto e transitivo indireto
4 dar audiência a; receber em audiência
Ex.: o papa atendeu ([a]os ministros de Estado) em seus aposentos
transitivo direto e transitivo indireto
5 dar consulta médica (a); examinar (enfermo)
Ex.: o médico atende ([a]os pacientes) naquele pavilhão
transitivo direto e transitivo indireto
6 dar solução a; resolver, responder
Ex.: isto não atende as (às) suas necessidades

Alguns exemplos das expressões:

Segurança
Bancos gastam mais de US$ 1 bilhão em segurança Quantia é 70% superior
necessário para atender às exigências legais. Os bancos ...
www.febraban.org.br/seguranca/ seg_investimento_seguranca.asp

Jus Navigandi - Doutrina - Como estimular a abertura de capital?
... Quanto custa abrir o capital? A empresa deverá arcar com diversos custos para atender às exigências legais, tais como: - taxa ...
www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=5549

HSA - Principais_Accoes - iniciativa13
A iniciativa 13 “Melhores práticas operacionais” tem como objectivo combater\'o desperdício e maximizar a eficiência na utilização, e está... ...
www.hospitaissa.min-saude.pt/Hospitais_SA/Unidade_Missao/Pr...

Edições
... esgotado. As Melhores Práticas Operacionais para a Gestão das Instituições de Pesquisa Tecnológica: experiências e perspectivas quanto à aplicação da ...
www.abipti.org.br/publicacao/public_texto.htm

ANBID - Associação Nacional dos Bancos de Investimento
... investidor resultarão em estímulos complementares à concorrência leal, à padronização de procedimentos e na adoção das melhores práticas operacionais ...
http://certificacao.anbid.com.br/certificacao_basica.asp

Selected response from:

rhandler
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5para atender às exigências legais e às "melhores práticas operacionais" da indústriarhandler
4 +1para satisfazer os requisitos legais e ...António Ribeiro


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
para satisfazer os requisitos legais e ...


Explanation:
...as melhores práticas de trabalho aceites pela indústria (em geral).


Uma sugestão.

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 73

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mariana Moreira
0 min

7 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
para atender às exigências legais e às "melhores práticas operacionais" da indústria


Explanation:
É a tradução literal. Volto já com exemplos.

--------------------------------------------------
Note added at 25 mins (2005-02-21 22:37:04 GMT)
--------------------------------------------------

Segundo o Houaiss, o verbo \"atender\" é transitivo direto ou indireto, ou seja: pode-se dizer \"atender as\" ou \"atender às\". Eu o prefiro como indireto, daí a crase. Veja o que diz o Houaiss:

transitivo direto e transitivo indireto
1 dar atenção a, ouvir
Ex.: desta vez atendeu (a, em, para) os conselhos dos amigos
transitivo direto e transitivo indireto
2 responder (a chamado)
Ex.: <o médico atendeu (a)o pedido de urgência> <a. (a)o telefone>
transitivo direto e transitivo indireto
3 estar disponível para ouvir; receber
Ex.: <atendeu mal (a)os que o procuraram com reclamações> <o advogado não pode atendê-lo hoje>
transitivo direto e transitivo indireto
4 dar audiência a; receber em audiência
Ex.: o papa atendeu ([a]os ministros de Estado) em seus aposentos
transitivo direto e transitivo indireto
5 dar consulta médica (a); examinar (enfermo)
Ex.: o médico atende ([a]os pacientes) naquele pavilhão
transitivo direto e transitivo indireto
6 dar solução a; resolver, responder
Ex.: isto não atende as (às) suas necessidades

Alguns exemplos das expressões:

Segurança
Bancos gastam mais de US$ 1 bilhão em segurança Quantia é 70% superior
necessário para atender às exigências legais. Os bancos ...
www.febraban.org.br/seguranca/ seg_investimento_seguranca.asp

Jus Navigandi - Doutrina - Como estimular a abertura de capital?
... Quanto custa abrir o capital? A empresa deverá arcar com diversos custos para atender às exigências legais, tais como: - taxa ...
www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=5549

HSA - Principais_Accoes - iniciativa13
A iniciativa 13 “Melhores práticas operacionais” tem como objectivo combater\'o desperdício e maximizar a eficiência na utilização, e está... ...
www.hospitaissa.min-saude.pt/Hospitais_SA/Unidade_Missao/Pr...

Edições
... esgotado. As Melhores Práticas Operacionais para a Gestão das Instituições de Pesquisa Tecnológica: experiências e perspectivas quanto à aplicação da ...
www.abipti.org.br/publicacao/public_texto.htm

ANBID - Associação Nacional dos Bancos de Investimento
... investidor resultarão em estímulos complementares à concorrência leal, à padronização de procedimentos e na adoção das melhores práticas operacionais ...
http://certificacao.anbid.com.br/certificacao_basica.asp



rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 12

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  António Ribeiro: para ser "atender às" acho que falta qualquer coisa no texto inglês.
6 mins
  -> Falta não, António. O Houaiss informa que o verbo é: transitivo direto e transitivo indireto. Veja os exemplos acima.