KudoZ home » English to Portuguese » Ships, Sailing, Maritime

engineer

Portuguese translation: chefe de máquinas


08:01 Feb 22, 2005
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Law/Patents - Ships, Sailing, Maritime / safety
English term or phrase: engineer
num navio da marinha mercante
tierri pimpao
France
Portuguese translation:chefe de máquinas
Explanation:
b) um certificado de competência para o posto de chefe de máquinas, que lhe permita desempenhar essas funções a bordo de um navio cuja máquina principal tenha uma potência propulsora igual ou superior a 3 000 kW em conformidade com a Convenção NFCSQ, regra III/2, ou
http://www.diramb.gov.pt/data/basedoc/TXT_LC_20908_2_0001.ht...



--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs 30 mins (2005-02-22 11:32:22 GMT)
--------------------------------------------------

Descrição das funções:
http://web.iefp.pt/Certificacao1.nsf/0/1f322220af112db080256...
Selected response from:

Carla Araújo
Portugal
Grading comment
3 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1maquinista
Carlos Angelo
5responsável pela manutençãoAlfredo Avila Kuhn
5chefe de máquinasCarla Araújo
5mecânico, engenheiro
Deolindo


  

Answers


27 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
mecânico, engenheiro


Explanation:
o Porto Editora diz "oficial encarregado das máquinas" quando o termo é usado para falar de navios.

Deolindo
Angola
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
chefe de máquinas


Explanation:
b) um certificado de competência para o posto de chefe de máquinas, que lhe permita desempenhar essas funções a bordo de um navio cuja máquina principal tenha uma potência propulsora igual ou superior a 3 000 kW em conformidade com a Convenção NFCSQ, regra III/2, ou
http://www.diramb.gov.pt/data/basedoc/TXT_LC_20908_2_0001.ht...



--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs 30 mins (2005-02-22 11:32:22 GMT)
--------------------------------------------------

Descrição das funções:
http://web.iefp.pt/Certificacao1.nsf/0/1f322220af112db080256...


    Reference: http://www.deep.msst.gov.pt/edicoes/bte/separatas/sep904.pdf
Carla Araújo
Portugal
Native speaker of: Portuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Francis Kastalski: estou traduzindo um documento em que utilizamos 'chefe de máquinas' para chief engineer e 'maquinista' para engineer. hope it helps!
3 hrs

7 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
maquinista


Explanation:
Do Dicionário de Termos Náuticos de Alexandre de Azevedo Lima:
engineer - maquinista.

Carlos Angelo
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 86

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
12 hrs

8 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
responsável pela manutenção


Explanation:
é o correto

Alfredo Avila Kuhn
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese