KudoZ home » English to Portuguese » Social Science, Sociology, Ethics, etc.

proxy war

Portuguese translation: guerra por procuração


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:proxy war
Portuguese translation:guerra por procuração
Entered by: Carla Selyer

18:11 Nov 22, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Social Science, Sociology, Ethics, etc. / proxy war in Angola
English term or phrase: proxy war
The proxy war in Angola, fought by the cubans, Zaireans, South Africans and Russians.
Carla Selyer
guerra "por procuração
Explanation:
O Biscoito Fino e a Massa: Robert Fisk relata a guerra por ... - [ Translate this page ]10 Mai 2008 ... Mais que de um golpe de estado ou de uma guerra civil, Robert Fisk prefere falar da guerra por procuração (proxy war) entre Irã e EUA no ...
www.idelberavelar.com/archives/2008/05/robert_fisk_relata_a... - 87k
Selected response from:

Marlene Curtis
United States
Grading comment
Thanks.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4guerra "por procuraçãoMarlene Curtis
4 +1guerra por procuração
Marcos Antonio
4 +1guerra por procuração
Teresa Borges


Discussion entries: 1





  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
guerra "por procuração


Explanation:
O Biscoito Fino e a Massa: Robert Fisk relata a guerra por ... - [ Translate this page ]10 Mai 2008 ... Mais que de um golpe de estado ou de uma guerra civil, Robert Fisk prefere falar da guerra por procuração (proxy war) entre Irã e EUA no ...
www.idelberavelar.com/archives/2008/05/robert_fisk_relata_a... - 87k

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 92
Grading comment
Thanks.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria José Tavares
28 mins
  -> Grata Maria José!

agree  Bruno Parga: As aspas talvez nem sejam necessárias me parece.
56 mins
  -> É mesmo.

agree  Artur Jorge Martins: Sem aspas. Bom fim-de-semana!
2 hrs
  -> Grata!

agree  Maria Castro: Concordo com os colegas: sem aspas.
18 hrs
  -> Grata pela observação!

7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
guerra por procuração


Explanation:
Diria assim...

Example sentence(s):
  • we need to take into account the regional dimensions of the crisis and engage with Ethiopia and Eritrea, which are fighting a proxy war in Somalia..
  • necessário que tenhamos em conta as dimensões regionais da crise e dialoguemos com a Etiópia e a Eritreia, que estão a travar uma guerra por procuração na Somália...
Teresa Borges
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 76

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Artur Jorge Martins
2 hrs
  -> Obrigada!

4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
guerra por procuração


Explanation:
Sug.


Creio ser algo assim.

- proxy war - a war instigated by a major power that does not itself participate

--------------------------------------------------
Note added at 7 mins (2008-11-22 18:19:11 GMT)
--------------------------------------------------

O termo parece ainda estar consagrado, creio que "proxy war" (guerra por procuração) seja o mais adequado, como prevê revista da Escola de Guerra Naval..

- Esta proxy war (guerra por procuração) é, além disso, considerada. como um instrumento estratégico precioso por Washington, ao final da ...
www.egn.mar.mil.br/revistaEgn/junho2007/04-resenha.pdf

--------------------------------------------------
Note added at 13 hrs (2008-11-23 07:29:08 GMT)
--------------------------------------------------

Correção: O termo ainda não está consagrado,......

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 18

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Artur Jorge Martins
2 hrs
  -> Obrigado, Artur.