KudoZ home » English to Portuguese » Social Science, Sociology, Ethics, etc.

tokenism

Portuguese translation: tokenismo

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:tokenism
Portuguese translation:tokenismo
Entered by: Paulinho Fonseca

14:54 Mar 7, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Social Science, Sociology, Ethics, etc. / Gender mainstreaming
English term or phrase: tokenism
Num curso à distância para deputados e funcionários parlamentares que, entre muitos outros assuntos, fala da necessidade de integrar a perspetiva de género nas despesas públicas surge a frase seguinte:

"Tokenism must be avoided, but small steps are better than no steps"

Sei o que significa (medidas ou gestos puramente simbólicos) e, para já, traduzi por "operações de cosmética". Será que os colegas têm outra sugestão? Um muito obrigada de antemão.
Teresa Borges
Portugal
tokenismo
Explanation:
"...fazer publicamente pequenas concessões a um grupo minoritário.."

http://direitoadm.com.br/tokenismo/
Selected response from:

Paulinho Fonseca
Brazil
Grading comment
Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5Discriminação positiva
Nick Taylor
4tokenismo
Paulinho Fonseca
3cedências avulsas
Ana Vozone
Summary of reference entries provided
tokenismo
Paulinho Fonseca

Discussion entries: 6





  

Answers


17 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
cedências avulsas


Explanation:
Será que entendi bem o sentido?

Example sentence(s):
  • O recuo táctico dos ministros da União Europeia, que mantiveram o objectivo de reduzir em 20% as emissões de gases com efeito de estufa mas «esburacaram» esse plano com cedências avulsas importantes aos «lobies» da indústria— em nome da competi
Ana Vozone
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 32
Notes to answerer
Asker: É mais no sentido de "fingir" que se faz qualquer coisa, ou seja, falar muito na integração de género não significa que se esteja de facto a fazer qualquer coisa (parole, parole, parole, como na canção...)


2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
Discriminação positiva


Explanation:
Discriminação positiva

Nick Taylor
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 12

20 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
tokenismo


Explanation:
"...fazer publicamente pequenas concessões a um grupo minoritário.."

http://direitoadm.com.br/tokenismo/

Paulinho Fonseca
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
Obrigada!




Reference comments


4 mins peer agreement (net): +2
Reference: tokenismo

Reference information:
"...fazer publicamente pequenas concessões a um grupo minoritário.."


    Reference: http://direitoadm.com.br/tokenismo/
Paulinho Fonseca
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Note to reference poster
Asker: Obrigada! Alguns autores também utilizam o termo tokenismo em PT(pt), mas queria fugir a um neologismo que nem toda a gente conhece e dizer "fazer publicamente pequenas concessões a um grupo minoritário" parece-me muito extenso...


Peer comments on this reference comment (and responses from the reference poster)
agree  Claudio Mazotti
1 hr
  -> Obrigado, Claudio.
agree  Paulo Gasques
5 hrs
  -> Muchas gracias, mi amigo