KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

slide - isqueiro

Portuguese translation: encosto [deslizante] da mola


21:53 Nov 9, 2001
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: slide - isqueiro
Oi colegas,

Como traduzir "slide" em relação a isqueiros, no contexto abaixo:

"To replace flint and spare flint: open lighter body; slider moves out; insert flint in slots; push back slide and close body."

E não tem nenhuma figurazinha pra eu ver o tal do slide...

Obrigada por qualquer ajuda!

Paola
Paola M
Portuguese translation:encosto [deslizante] da mola
Explanation:
É para isso que o "slider" serve. Ao abrir-se a tampa lateral, ele é empurrado para fora pela mola. É preciso colocar a pedra, empurrá-lo de volta e fechar.

Esse isqueiro era bem popular no Brasil nos anos 70, o mais barato antes de surgirem aqui os descartáveis. Salvo engano, era feito na Hungria.
Selected response from:

José Henrique Lamensdorf
Brazil
Grading comment
Mutitíssimo obrigada, Zé Henrique!!!!! :-) Eu não entendo muito de isqueiros, nunca fumei na minha vida! É um daqueles trabalhinhos chatos, pedido urgente de um ótimo cliente, coisa que não dá pra recusar... Mas pelo menos aprendi bastante com minhas pesquisas e com a ajuda de colegas como você!
Tenha um ótimo domingo!

Paola
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1encosto [deslizante] da mola
José Henrique Lamensdorf
4 +1Roda
Jorge Freire
4corrediçaxxxnpu
4trava deslizante
Roberto Cavalcanti


  

Answers


3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
corrediça


Explanation:
20 anos de tradução técnica

xxxnpu
Angola
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
Roda


Explanation:
O slider é a roda é a roda do isqueiro que fricciona deslisando sobre a pedra para dar a faísca.
Nesta tradução a roda está referida quer como slider (deslisador ou deslisante) quer como slide.
Espero ter ajudado

Jorge Freire
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 2004

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Tania Marques-Cardoso
3 hrs

10 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
trava deslizante


Explanation:
Me parece ser uma trava que mantem as pedras (flint) do isqueiro em posição nos seus encaixes (slots)

Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 7462

1 day 4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
encosto [deslizante] da mola


Explanation:
É para isso que o "slider" serve. Ao abrir-se a tampa lateral, ele é empurrado para fora pela mola. É preciso colocar a pedra, empurrá-lo de volta e fechar.

Esse isqueiro era bem popular no Brasil nos anos 70, o mais barato antes de surgirem aqui os descartáveis. Salvo engano, era feito na Hungria.

José Henrique Lamensdorf
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 145
Grading comment
Mutitíssimo obrigada, Zé Henrique!!!!! :-) Eu não entendo muito de isqueiros, nunca fumei na minha vida! É um daqueles trabalhinhos chatos, pedido urgente de um ótimo cliente, coisa que não dá pra recusar... Mas pelo menos aprendi bastante com minhas pesquisas e com a ajuda de colegas como você!
Tenha um ótimo domingo!

Paola

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  José Antonio Azevedo
93 days