KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

rolls back

Portuguese translation: enquadrar


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:roll back
Portuguese translation:enquadrar
Entered by: Sidnei Arruda

06:53 Dec 3, 2001
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: rolls back
Área: Informática

"The system XXX program area rolls back."
Sidnei Arruda
Brazil
Reverter
Explanation:
No contexto de informática, a expressão roll back é utilizada como REVERTER:

If the device fails after updating the driver, roll back to the previously installed driver.

Se o dispositivo falhar após a atualização do driver, reverter para o driver instalado anteriormente.

Talvez: A área do programa XXX do sistema é revertida.

Um pouco mais de contexto ajudaria, mas talvez isso sirva para o seu contexto.
Selected response from:

Luciana Miquelino
Brazil
Grading comment
Também concordo que um pouco mais de contexto facilitaria bastante até mesmo para mim. Só que a explicação que o documento apresenta para esse comando (rollback) é só essa frase.
Acredito que esta solução proposta pela Luciana é a que mais se enquadra na frase.
De qualquer forma, obrigado a todos.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2Reverter
Luciana Miquelino
4retorna (?)
Tania Marques-Cardoso
4Reduzir o preço
Jorge Freire
2Termos de programacaoprosa


  

Answers


21 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Reduzir o preço


Explanation:
Servirão estas definições para o seu contexto?
Longman English language and Culture:
To roll back - 1. To force opponents to move back; push back 2. AmE To reduce (prices)...
Dicionáro Michaelis Inglês Poruguês:
To rool back - reduzir o preço (orgãos de controlo)




Jorge Freire
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 2004

22 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
retorna (?)


Explanation:
Olá!

Para uma resposta mais fundamentada, seria necessário saber um pouco mais sobre o contexto.

Boa sorte!

Tania Marques-Cardoso
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 681

29 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
Reverter


Explanation:
No contexto de informática, a expressão roll back é utilizada como REVERTER:

If the device fails after updating the driver, roll back to the previously installed driver.

Se o dispositivo falhar após a atualização do driver, reverter para o driver instalado anteriormente.

Talvez: A área do programa XXX do sistema é revertida.

Um pouco mais de contexto ajudaria, mas talvez isso sirva para o seu contexto.

Luciana Miquelino
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 89
Grading comment
Também concordo que um pouco mais de contexto facilitaria bastante até mesmo para mim. Só que a explicação que o documento apresenta para esse comando (rollback) é só essa frase.
Acredito que esta solução proposta pela Luciana é a que mais se enquadra na frase.
De qualquer forma, obrigado a todos.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  prosa
15 mins

agree  José Antonio Azevedo
71 days

42 mins   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5
Termos de programacao


Explanation:
De momento eu nao estou muito certo sobre os termos portugueses de programacao de sistemas. De qualquer maneira o sentido geral de rollback ou "roll back" significa que o programa ou sistema "regressa ao ponto de origem da chamada". Isto frequentemente ve-se nos sistemas que sao escritos em Assembler onde "call xxx" passa a linha de comando a uma funcao localisada a parte do codigo principal. Dentro dessa funcao deve existir o comando "ret" que e exactmente o ponto de rollback a linha de commandos originais. Segundo me lembor o termo rollback tem origem no facto que antes os programas eram servidos atraves de bobines magneticas e em tais situacoes a bobine fazia "roll back"

Na Russia usa-se um termo que em portugues seria "retornar". Pode ser que "voltar atras", "voltar a origem", "regressar a chamada" "rebobinar" possam ser usados. De qualquer maneira, o termo "rebobinar" pode ser bastante arcaico.

prosa