KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

retrofit

Portuguese translation: Retroajustar


02:06 Feb 26, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: retrofit
Whether the application involves new construction, retrofit or replacement,...

retrofit=to provide with parts or equipment unavailable at the time of the original manufacture.
Ana Rita Santiago
Brazil
Portuguese translation:Retroajustar
Explanation:
Encontrei o seguinte no Dic. de Termos Técnicos do Fürsteneau

Retrofit- Retroajustar; ajustar um programa ou sistema em vigor, com o fim de acomodar uma parte nova ou modificada e efetuar todas as outras mudanças necessárias aos programas e sistemas envolvidos.
Boa sorte!

--------------------------------------------------
Note added at 2002-02-26 02:30:12 (GMT)
--------------------------------------------------

Acho que no texto \"adaptações\" encaixaria bem.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-02-26 02:30:22 (GMT)
--------------------------------------------------

Acho que no texto \"adaptações\" encaixaria bem.
Selected response from:

mschisler
Grading comment
Na verdade usei sua segunda sugestão "adaptações" porque o texto era uma nota à imprensa e achei que um termo menos técnico ficaria melhor.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2Retroajustarmschisler
5 +1remodelamento
Nael
5retrofit
Rosemary Polato
5retromodificaçãoManuela Brehm
5montagem posterior ou retromontagemAntonio Costa
4retromodificação
Regina Motta
4retroadaptaçãoJosé Vianna
4atualização predial/reabilitação de edifícios
P Forgas
4Readaptação/reajustamento
Jorge Freire


  

Answers


21 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
Retroajustar


Explanation:
Encontrei o seguinte no Dic. de Termos Técnicos do Fürsteneau

Retrofit- Retroajustar; ajustar um programa ou sistema em vigor, com o fim de acomodar uma parte nova ou modificada e efetuar todas as outras mudanças necessárias aos programas e sistemas envolvidos.
Boa sorte!

--------------------------------------------------
Note added at 2002-02-26 02:30:12 (GMT)
--------------------------------------------------

Acho que no texto \"adaptações\" encaixaria bem.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-02-26 02:30:22 (GMT)
--------------------------------------------------

Acho que no texto \"adaptações\" encaixaria bem.

mschisler
PRO pts in pair: 62
Grading comment
Na verdade usei sua segunda sugestão "adaptações" porque o texto era uma nota à imprensa e achei que um termo menos técnico ficaria melhor.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  José Antonio Azevedo
31 mins

agree  xxx30169
1 day10 hrs

24 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
retromodificação


Explanation:
Além desta opção encontrei também "retrofit".

Espero que ajude....

--------------------------------------------------
Note added at 2002-02-26 02:34:50 (GMT)
--------------------------------------------------

(alterações para a melhoria operacional, seja por meio de reforma ou modernização parcial ou total).


Regina Motta
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 54

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Manuela Brehm: Sorry, não reparei
17 hrs

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
retroadaptação


Explanation:
É um neologismo perfeitamente aceitável. Usado em documento do parlamento Europeu, referência abaixo
Readaptação é do mesmo cunho, mas falta-lhe a força do "retro"
Good Luck
ZeVianna


    Reference: http://www.europarl.eu.int/meetdocs/committees/itre/20011009...
José Vianna
PRO pts in pair: 95

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Readaptação/reajustamento


Explanation:
É esta a definição do dicionário abaixo indicado e aplica-se no contexto.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-02-26 06:22:09 (GMT)
--------------------------------------------------

Dicionário Editora - Inglês Português

Jorge Freire
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 2004

8 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
montagem posterior ou retromontagem


Explanation:
Retro quer dizer remover alguma coisa e montar uma outra igual(mais bonita, mais moderna, ou melhor) que não havia sido colocada anteriormente, por indisponibilidade na época, ou porque foi lançada recentememente e pode substituir a antiga.

É muito comum em peças de veículos veículos

Antonio Costa
PRO pts in pair: 441

8 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
retrofit


Explanation:
O termo pode ficar em inglês mesmo. É utilizado assim na indústria de ar condicionado, pela assistência técnica, na reforma de compressores. (Já trabalhei para a Springer Carrier, fabricante de ar condicionado)
Na Web temos:
"O Retrofit é um serviço de atualização tecnológica em fontes de corrente continua de médio e grande porte,...
http://www.inducotec.com.br/retrofit.htm"
"AS PROPOSTAS DE RETROFIT. Estas propostas consistem em adotar lâmpadas fluorescentes tubulares (T8) de 32 W, reatores eletrônicos e luminárias sem aletas com refletor de alumínio polido de a...
http://www.labeee.ufsc.br/propostaretrofit.html"
"RETROFIT DO EDIFÍCIO DOM MIGUEL (PRÉDIO RESTAURANTE GIGETTO) Residencial para Empreendimento...
http://www.calfatjacob-navarro.com.br/447.htm"
"Retrofit geral da Central de Água Gelada do CPD - 560 ... RJ - Brasil Área Total: 1.930 m2 - 2 pavimentos Retrofit do CPD BOLSA DE VALORES DO RIO DE ...
http://www.dwengenharia.com.br/ac.htm"






Rosemary Polato
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 89

11 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
atualização predial/reabilitação de edifícios


Explanation:
Retrofit - A reabilitação de edifícios Reforma necessária

Sinônimo de atualização predial, o retrofit pode contribuir para o melhor desempenho de antigas edificações, algumas vezes remodeladas para novos usos. Ar-condicionado, rede elétrica e hidráulica chegam a gastar um terço menos depois de modernizados. A demanda pequena, no entanto, ainda não chega a sensibilizar as indústrias para o desenvolvimento de produtos específicos para esse mercado As tecnologias e soluções voltadas para retrofit ainda são poucas, mas produtos disponíveis no mercado permitem renovar os sistemas prediais ou mesmo toda a edificação com ganhos de operação nada desprezíveis. A principal vantagem de atualizar um edifício está mesmo no custo de funcionamento
http://www.dabus.com.br/arquitetura/retrofit_1.html

P Forgas
Brazil
Native speaker of: Spanish
PRO pts in pair: 911

11 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
retromodificação


Explanation:
incorporation of an engineering change(at any level)in accepted or in-service articles

Manuela Brehm
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 46

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Regina Motta: Valentim, você repetiu a minha sugestão que foi a segunda.
56 mins

12 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
remodelamento


Explanation:
No Brasil, remodelar tem exatamente o significado desejado.
Quando se quer usar outros materiais, diz-se "querer remodelar uma casa ou prédio".
Boa sorte.

Nael
PRO pts in pair: 11

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  reginaldo alcantara
4 hrs