KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

pinching

Portuguese translation: pressionando


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:pinching
Portuguese translation:pressionando
Entered by: Mauro Lando

18:36 Mar 8, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: pinching
O fluxo de azoto é ajustado #by pinching# o tubo de ligação a um fluxo de cerca de ...

Será comprimindo, apertando?
Gabriela Frazao
Portugal
pressionando
Explanation:
Prezada Gabriela
Quase todaas as suhgestões estão bem próximas. Esse pinching, ou estrangulamento, não pense que o laboratorista fica com os dedinhos apertando o tubo o tempo todo da análise . Existe uma presilha, uma espécie de mini-gulhotina regulável por uma rosca, que se aperta gradativamente e ela vai estrangulando (esta é a palavra usada no laboratório) o tubo de borracha até a vazão atingir o valor desejado.
saudações, Mauro.
Selected response from:

Mauro Lando
Brazil
Grading comment
Muito obrigada Mauro. Tem razão quando diz que as sugestões estão muito próximas. É evidente que nunca pensei, tal como você, que o operador ficava a apertar o tubo a tempo inteiro. Imagino que é alguma coisa idêntica a um tubo aplicado a um doente que está a receber soro, por exemplo - que é feito através do aperto de uma peça adequada. E este deve ser o caso. Vou ter que colocar a questão ao cliente, porque não conheço o equipamento.
Pontuo a sua resposta por ser aquela que vai mais de encontro às minha dúvidas.
Agradeço a todos os colegas a ajuda que me prestaram.

4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2pressionando
Mauro Lando
5 +1cingindo
Martha Rosemberg
5ApertandoMafalda d'Orey de Faria
5dobrandoAntonio Costa
4condicionando o tubo de ligação a um fluxo...Manuela Brehm
4conectando
Silvio Picinini


  

Answers


12 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
dobrando


Explanation:
dobrando, flexionando para controlar o fluxo.

Antonio Costa
PRO pts in pair: 441

15 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
cingindo


Explanation:
ou então prendendo (Antas e Furstenau)

Martha Rosemberg
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 250

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  BrazBiz: é o efeito de cingidura, através da cingidura
41 mins

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
conectando


Explanation:
pinching é apertando mesmo, mas se você está apertando o tubo para ele encaixar mais fácil, não é o aperto que está em evidência é o ato de conectar, usando um aperto. Talvez "conectando com firmeza".


HTH


Silvio Picinini
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1393

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
Apertando


Explanation:
Sem qualquer dúvida.

Mafalda d'Orey de Faria
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 468

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
pressionando


Explanation:
Prezada Gabriela
Quase todaas as suhgestões estão bem próximas. Esse pinching, ou estrangulamento, não pense que o laboratorista fica com os dedinhos apertando o tubo o tempo todo da análise . Existe uma presilha, uma espécie de mini-gulhotina regulável por uma rosca, que se aperta gradativamente e ela vai estrangulando (esta é a palavra usada no laboratório) o tubo de borracha até a vazão atingir o valor desejado.
saudações, Mauro.

Mauro Lando
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 1657
Grading comment
Muito obrigada Mauro. Tem razão quando diz que as sugestões estão muito próximas. É evidente que nunca pensei, tal como você, que o operador ficava a apertar o tubo a tempo inteiro. Imagino que é alguma coisa idêntica a um tubo aplicado a um doente que está a receber soro, por exemplo - que é feito através do aperto de uma peça adequada. E este deve ser o caso. Vou ter que colocar a questão ao cliente, porque não conheço o equipamento.
Pontuo a sua resposta por ser aquela que vai mais de encontro às minha dúvidas.
Agradeço a todos os colegas a ajuda que me prestaram.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Theodore Fink: Esta resposta sera certa seja qual for o sentido. Eh guarantida!
1 hr

agree  Brazman
2 hrs

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
condicionando o tubo de ligação a um fluxo...


Explanation:
ok

Manuela Brehm
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 46