KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

natural frequency

Portuguese translation: frequência natural


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:natural frequency
Portuguese translation:frequência natural
Entered by: António Ribeiro

22:36 Jun 2, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering / CARROS
English term or phrase: natural frequency
... and BMW claims the natural frequency of the car is 26 cycles per second, slightly stiffer than the Mercedes E-class sedan.
Denise
frequência natural
Explanation:
Frequência em ciclos por segundo.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-06-05 00:30:01 (GMT)
--------------------------------------------------

À atenção do Sr José A. M. Cavalcante:

Parece-me que desta vez, não estamos a falar dos motores de carros, nem em linguagem informal de mecânicos da Ford do Brasil.

Veja o seguinte:


Four models of the new, bigger 7-series BMW sedans are available: V-8, and V-12 versions come in two different body lengths each. As you\'d expect from BMW, everything is more refined than in last year\'s big sedan, which was introduced in the U.S. in the spring of 1987. One example: the side mirror housings are designed aerodynamically to keep the side windows clean. The body has been made more aerodynamic, too, with a coefficient of drag of just 0.32 instead of the 0.34 Cd of the previous 7s. Less wind noise and fewer trips to the car wash should be the result. Underneath, the new platform is stiffer, and BMW claims a natural frequency of the car to be 26 cycles per second, slightly better than the Oldsmobile Aurora and Mercedes E-class sedans, which are benchmarks in body stiffness.
Selected response from:

António Ribeiro
Grading comment
Confirmou minhas pesquisas e atendeu ao contexto. Grata.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +9frequência naturalAntónio Ribeiro
4 +2freqüência natural ou própriaLuciana Alves
4Vibração típica
José Cavalcante
5 -1Rotação natural ou Ponto
José Cavalcante
4Rotação/ Freqüência típica
José Cavalcante


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +9
frequência natural


Explanation:
Frequência em ciclos por segundo.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-06-05 00:30:01 (GMT)
--------------------------------------------------

À atenção do Sr José A. M. Cavalcante:

Parece-me que desta vez, não estamos a falar dos motores de carros, nem em linguagem informal de mecânicos da Ford do Brasil.

Veja o seguinte:


Four models of the new, bigger 7-series BMW sedans are available: V-8, and V-12 versions come in two different body lengths each. As you\'d expect from BMW, everything is more refined than in last year\'s big sedan, which was introduced in the U.S. in the spring of 1987. One example: the side mirror housings are designed aerodynamically to keep the side windows clean. The body has been made more aerodynamic, too, with a coefficient of drag of just 0.32 instead of the 0.34 Cd of the previous 7s. Less wind noise and fewer trips to the car wash should be the result. Underneath, the new platform is stiffer, and BMW claims a natural frequency of the car to be 26 cycles per second, slightly better than the Oldsmobile Aurora and Mercedes E-class sedans, which are benchmarks in body stiffness.

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218
Grading comment
Confirmou minhas pesquisas e atendeu ao contexto. Grata.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  José Antonio Azevedo: No Brasil, freqüência (com trema).
1 min

agree  Gabriela Frazao
3 mins

agree  Antonio Costa: Agora gositei de ver xará.Arrebentaste a boca do balão.
14 mins

agree  Tania Marques-Cardoso
45 mins

agree  John Punchard
46 mins

agree  airmailrpl: freqüência natural
7 hrs
  -> no Brasil.

agree  Eliane Rio Branco
13 hrs

agree  Ligia Dias Costa
15 hrs

agree  Edilaine Grandolpho
15 hrs

agree  LoreAC
23 hrs

disagree  José Cavalcante: Rotação é a frequência em relação a motores.
2 days1 hr
  -> Estamos em dia de "disagree". Qual é a sua sugestão? Tem o direito de discordar, mas ao fazê-lo também tem o "dever" de sugerir uma alternativa.

14 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
freqüência natural ou própria


Explanation:
Trata-se da freqüência própria ou natural do carro em ciclos por segundo

Luciana Alves
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 72

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
35 mins

agree  Roberto Cavalcanti
11 hrs

agree  Carmen Campos
1 day21 hrs

disagree  José Cavalcante: Rotação é o termo usado para motores.
2 days1 hr

2 days1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
Rotação natural ou Ponto


Explanation:
Esse tipo de frequência ou ciclo chama-se Rotação em engenharia automobilística (exemplo: rpm= rotação por minuto). Também é conhecida como ponto em linguagem mais informal dos mecânicos.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-06-05 00:14:44 (GMT)
--------------------------------------------------

Ou Rotação típica.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-06-05 02:00:21 (GMT)
--------------------------------------------------

Olá Antrib.
Não discordei por discordar; minha sugestão foi dada, talvez você não tenha visto.
Não há nada que relacione a \"platform\" de sua citação com a frase anterior que se referia a ruído, pois há uma enumeração de diversas qualidades do automóvel.
Um significado de platform é sistema operacional, ou seja, o motor, no caso de um carro. Portanto, continuo firme com minha sugestão. Stiff significa o \"ponto justo\" e stiffness indica que o motor trabalha com um ponto ou rotação mais justo do que o do carro do concorrente.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-06-05 02:05:44 (GMT)
--------------------------------------------------

Por outro lado, Antrib, minha sugestão se baseia no contexto fornecido pelo solicitante, que não sei se é o mesmo que você citou. Por favor, não leve a mal minha discordância, pois é feita de boa fé, e espero poder concordar com você em outras consultas.

José Cavalcante
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 510

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  António Ribeiro: O assunto é barulho (noise) e não rotações do motor.
48 mins
  -> Favor ver nota à minha sugestão, acima

2 days3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Rotação/ Freqüência típica


Explanation:
Voltando à vaca fria e considerando a intervenção do Antrib, se o contexto efetivamente se referir à freqüência de emissão sonora do veículo (o contexto fornecido foi um pouco minguado), eu usaria freqüência típica, pois esse é um adjetivo mais próprio para o setor técnico do que "natural".

--------------------------------------------------
Note added at 2002-06-05 02:18:00 (GMT)
--------------------------------------------------

Ainda nesta linha, é possível usar \"Vibração típica\", pois o primeiro é um termo familiar na área automobilística e também está relacionado a estados maiores ou menores de ajuste.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-06-05 02:24:30 (GMT)
--------------------------------------------------

Curiosamente, body pode se referir tanto ao motor quanto à carroceria, segundo o glossário Automotive Industry. Se for o primeiro caso, rotação é mais apropriado; se for o segundo, vibração seria a melhor opção, no meu entender.

José Cavalcante
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 510

2 days3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Vibração típica


Explanation:
Outra opção para você, Denise.
Curiosamente, body pode se referir tanto ao motor quanto à carroceria, segundo o dicionário Automotive Industry. Se for o primeiro caso, rotação é mais apropriado; se for o segundo, vibração seria a melhor opção, no meu entender.



José Cavalcante
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 510