KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

ADVANCED SCUBA DIVER

Portuguese translation: mergulhador avançado


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:ADVANCED SCUBA DIVER
Portuguese translation:mergulhador avançado
Entered by: xxxNorberto

16:33 Jul 17, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: ADVANCED SCUBA DIVER
O contexto é: “This is to certify that upon Mr X having successfully completed the course he is has now the qualification of “Advanced Scuba Diver”.
Agradecia uma ajuda,
Norberto
xxxNorberto
mergulhador avançado
Explanation:
Dependendo da agência certificadora, o praticante recebe o título de Advanced Open Water Diver (SSI e PADI) ou de mergulhador P2 ou duas estrelas (CMAS).
Neste caso talvez seja outra agência, que dá o título de "Advanced Scuba Diver" (Mergulhador Avançado), por oposição ao Open Water Diver, que é o "Mergulhador Amador".
Para dúvidas, pode contactar comigo pessoalmente. Sou DiveMaster, que é o nível abaixo de Instrutor.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-07-17 17:02:05 (GMT)
--------------------------------------------------

Existem dois tipos de mergulho: apneia (a pulmão) e com garrafa (cilindro/tanque). Dentro do mergulho com garrafa existe o mergulhador amador e o comercial.
O mergulhador amador não faz mergulhos com saturação. O comercial sim. Os mergulhos com saturação são mergulhos em que o mergulhador fica muitas horas respirando pelo escafandro (ar, ou uma mistura de ar e hélio).
A câmara hiperbárica é um dispositivo onde se fecham os mergulhadores para, respirando O2 puro, ou ar com uma concentração alta de O2, reduzir rapida e seguramente a quantidade de Azoto (Nitrogénio) que existe nos tecidos do mergulhador.
Os mergulhadores de saturação, por terem ficado muitas horas debaixo de água, têm uma altíssima concentração de N2 nos tecidos. Quanto sobem à superfície tem duas hipóteses: fazer horas de descompressão debaixo de água a profundidades baixas ou entrar directamente na câmara hiperbárica para descomprimir com concentração alta de O2 na mistura que respiram ali.
Espero ter sido claro e servir de ajuda.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-07-17 17:04:05 (GMT)
--------------------------------------------------

Duas notas breves:
(1) Existe, na explicação anterior, um alto nível de simplificação. Mas acho que serve para o fim. Não estamos aqui a fazer uma aula de teoria hiperbárica. :-)
(2) Depois de relido o que escrevi pareceu-me ter sido um pouco arrogante no estilo. Por isso, peço descupa! :-)
Selected response from:

Armando A. Cottim
Portugal
Grading comment
Sr Armando Cottim,
Muitissimo obrigado pela traducao assim com as explicacoes tecnicas que foram duma ajuda imensa.
Até à próxima,
Norberto
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3mergulhador avançadoArmando A. Cottim
5Mergulhador com Certificação de Mergulho Avançado
Maria Luisa Duarte
5 -1Mergulhador Scuba Avançado
Januario Palma
5 -1mergulho avançado
José Antonio Azevedo


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
mergulho avançado


Explanation:
Ou mergulho com cilindro de mergulho. Esse tipo difere do mergulho de saturação, em que os mergulhadores ficam confinados numa câmara hiperbárica, respirando uma mistura com gás hélio.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-07-17 17:03:35 (GMT)
--------------------------------------------------

Correção: mergulhador avançado.

José Antonio Azevedo
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 4976

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Armando A. Cottim: Diver é mergulhador
16 mins
  -> OK, então mergulhador avançado.

16 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
Mergulhador Scuba Avançado


Explanation:
experience

Januario Palma
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 28

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Armando A. Cottim: Ver abaixo
16 mins

20 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
mergulhador avançado


Explanation:
Dependendo da agência certificadora, o praticante recebe o título de Advanced Open Water Diver (SSI e PADI) ou de mergulhador P2 ou duas estrelas (CMAS).
Neste caso talvez seja outra agência, que dá o título de "Advanced Scuba Diver" (Mergulhador Avançado), por oposição ao Open Water Diver, que é o "Mergulhador Amador".
Para dúvidas, pode contactar comigo pessoalmente. Sou DiveMaster, que é o nível abaixo de Instrutor.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-07-17 17:02:05 (GMT)
--------------------------------------------------

Existem dois tipos de mergulho: apneia (a pulmão) e com garrafa (cilindro/tanque). Dentro do mergulho com garrafa existe o mergulhador amador e o comercial.
O mergulhador amador não faz mergulhos com saturação. O comercial sim. Os mergulhos com saturação são mergulhos em que o mergulhador fica muitas horas respirando pelo escafandro (ar, ou uma mistura de ar e hélio).
A câmara hiperbárica é um dispositivo onde se fecham os mergulhadores para, respirando O2 puro, ou ar com uma concentração alta de O2, reduzir rapida e seguramente a quantidade de Azoto (Nitrogénio) que existe nos tecidos do mergulhador.
Os mergulhadores de saturação, por terem ficado muitas horas debaixo de água, têm uma altíssima concentração de N2 nos tecidos. Quanto sobem à superfície tem duas hipóteses: fazer horas de descompressão debaixo de água a profundidades baixas ou entrar directamente na câmara hiperbárica para descomprimir com concentração alta de O2 na mistura que respiram ali.
Espero ter sido claro e servir de ajuda.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-07-17 17:04:05 (GMT)
--------------------------------------------------

Duas notas breves:
(1) Existe, na explicação anterior, um alto nível de simplificação. Mas acho que serve para o fim. Não estamos aqui a fazer uma aula de teoria hiperbárica. :-)
(2) Depois de relido o que escrevi pareceu-me ter sido um pouco arrogante no estilo. Por isso, peço descupa! :-)

Armando A. Cottim
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 118
Grading comment
Sr Armando Cottim,
Muitissimo obrigado pela traducao assim com as explicacoes tecnicas que foram duma ajuda imensa.
Até à próxima,
Norberto

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Emilia Carneiro
14 mins
  -> Obrigado.

agree  João Brogueira
15 mins
  -> Obrigado.

agree  Januario Palma: Concordo com a dissertação técnica em gênero, número e grau! Quanto á titulação, desconheço os critérios determinados pelas associações. Limitei-me a traduzir o título, conforme apresentado. De qualquer sorte, muitíssimo obrigado pela explanação!
28 mins
  -> Obrigado.

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
Mergulhador com Certificação de Mergulho Avançado


Explanation:
......que o Sr.X completou com sucesso este curso possuindo a partir deste momento Certificação de Mergulho Avançado.


O objectivo deste curso consiste em dar ao mergulhador um maior conhecimento da utilização de misturas EANx, bem como facultar a introdução aos procedimentos das técnicas de descompressão utilizando os gases apropriados.


    Reference: http://planeta.clix.pt/oceanox/forma.htm
Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2092