KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

porting

Portuguese translation: portabilidade


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:porting
Portuguese translation:portabilidade
Entered by: Sidnei Arruda

20:27 Jul 17, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: porting
A seguir, algumas ocorrências de "PORTING" em meu trabalho. Tenho a impressão que não têm o mesmo significado.
Será que estou enganado ???

This opens the door to PORTING other companies’ VMs as well.
OBS: VM = Virtual Machine

With XXX, PORTING applications from device to device becomes almost a trivial task.

XXX’s easy software PORTING makes XXX functionality readily available to all handset manufacturers.

The XXX platform is standardized, so PORTING applications from one device to another is simplified.
Sidnei Arruda
Brazil
portabilidade de software
Explanation:
see se dit d'une version d'un logiciel,par exemple de Unix,portée sur une machine ou portée d'une machine à une autre

Reference Techn.ing.,H3130,1.4
(1)
TERM portage

Reference Techn.ing.,H3130,1.4

Note {DOM} Communications:Réseaux et services de communication:Gestion,exploitation



(1)
TERM portabilidade de software

Reference J.Macedo,Assist.Telecomunicações,U.M.

Note {DOM} Comunicações:Redes e serviços de comunicações:Gestão,utilização e manutenção

Selected response from:

Lise Boismenu, B.Sc.
Canada
Grading comment
Obrigado.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3portabilidade de software
Lise Boismenu, B.Sc.
5transferênciaRicardo Almeida
5porting
Maria Luisa Duarte


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
portabilidade de software


Explanation:
see se dit d'une version d'un logiciel,par exemple de Unix,portée sur une machine ou portée d'une machine à une autre

Reference Techn.ing.,H3130,1.4
(1)
TERM portage

Reference Techn.ing.,H3130,1.4

Note {DOM} Communications:Réseaux et services de communication:Gestion,exploitation



(1)
TERM portabilidade de software

Reference J.Macedo,Assist.Telecomunicações,U.M.

Note {DOM} Comunicações:Redes e serviços de comunicações:Gestão,utilização e manutenção



Lise Boismenu, B.Sc.
Canada
Native speaker of: French
PRO pts in pair: 4
Grading comment
Obrigado.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roberto Cavalcanti
31 mins

agree  Gabriela Frazao
1 hr

agree  Eliane Rio Branco
3 hrs

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
porting


Explanation:
O porting do Linux para o S/390 foi resultado de algumas necessidades que vínhamos percebendo em nossos clientes. Por exemplo, alguns deles precisavam consolidar servidores e ter uma maior escalabilidade nos seus servidores. Hoje podemos perceber que uma das grandes vantagens do uso do S/390 ou zSeries é que ele permite que você tenha centenas ou milhares de 'imagens' Linux em apenas um Servidor. O exemplo da empresa de telecomunicações da escandinávia Telia mostra exatamente isso. Eles estão substituindo 70 servidores de web por um único IBM S/390 que fará o 'hosting' de mais de 1500 servidores virtuais Linux. Cada servidor virtual atuará como um servidor de web individual para cada um dos clientes da Telia.

Além disso, o Linux em S/390 oferece um ambiente extremamente portável. Utilizando um código-fonte idêntico em todas as plataformas, uma simples recompilação é tudo o que é necessário para o 'rehost' de uma aplicação. Estas aplicações serão beneficiadas pelas características robustas de disponibilidade existentes na máquina S/390 ou zSeries.

«A link procedeu à reengenharia das aplicações IBM AS/400 para o mundo Microsoft», afirma, por seu turno, Ivan Baptista, o responsável da link encarregue do projecto do ICEP. Este processo de «porting» envolveu cerca de 20 aplicações desenvolvidas em COBOL, as quais suportam grande parte da actividade do ICEP e foram desenvolvidas segundo uma arquitectura em três camadas . «A par da migração de aplicações, os dados passaram também do DB2/400 (IBM) para Microsoft SQL Server», acrescentou.

Toda a lógica de negócio foi modelizada em objectos com uma forte componente transaccional e implementados em Virtual Basic», sublinhou Ivan Baptista. Para além de todo este processo de «porting», a link interveio também no desenho e implementação de toda a infra-estrutura computacional de suporte à intranet (LAN/WAN) e respectivos serviços de rede assim como no desenvolvimento de um portal corporativo.


--------------------------------------------------
Note added at 2002-07-17 22:35:24 (GMT)
--------------------------------------------------

http://www.inf.ufrgs.br/~roges/academico/br/docencia/fargs/i...


    Reference: http://www.microsoft.com/portugal/suporte/PremierBrochure.as...
Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2092

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
transferência


Explanation:
Adaptação de um programa para que possa ser usado em outro tipo de plataforma ou dispositivo.
Tal como acontece para que um programa feito para Windows funcione em um Mac ou Linux.

Ricardo Almeida
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 59