KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

culture washout

Portuguese translation: remoção de cultura por lavagem


14:06 Aug 23, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: culture washout
"The activated sludge microbial population changes at a rate proportional to the culture washout rate (or mean cell residence time, MCRT). Eu ja sei como se traduz MCRT, é tempo de residência das células, quem me pediu a tradução já mo disse, só não sei o que é culture washout.
anacorreia
Portuguese translation:remoção de cultura por lavagem
Explanation:
Dic. de termos técnicos de ciências ambientais - Pedro Márcio Braile
Selected response from:

Clauwolf
Grading comment
Muito obrigada.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1grau de lavagem da culturaAntónio Ribeiro
5 +1tempo/duração de permanência da celula de desvio
Maria Luisa Duarte
5remoção de cultura por lavagem
Clauwolf


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
remoção de cultura por lavagem


Explanation:
Dic. de termos técnicos de ciências ambientais - Pedro Márcio Braile

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 14298
Grading comment
Muito obrigada.

22 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
tempo/duração de permanência da celula de desvio


Explanation:
veja se é isto.

Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2092

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Rafa Lombardino: não sei se esse "desvio" é necessário... mas o resto está ótimo
1 hr

8 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
grau de lavagem da cultura


Explanation:
Penso que seja isto.

Nos vários artigos que vi, washout significa lavagem.

http://www.math.lsa.umich.edu/~glarose/courseinfo/diffeq/htm...

--------------------------------------------------
Note added at 2002-08-23 23:29:56 (GMT)
--------------------------------------------------

Pelo que me é dado ver, o termo \"washout\" está sempre associado à ideia de lavagem. E isto é verdade quando se fala de geologia ou indústria de petróleos (perfuração).

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Gabriela Frazao: Pessoalmente, acho que não é lavagem, mas sim fragmentação. Mas não tenho tempo de procurar. Segundo julgo a cultura não se lava, fragmenta-se por meio de processo biológico
12 mins
  -> Um dos artigos que encontrei sobre o assunto é em francês e tem "washout" como sendo "rinçage" que significa lavagem.