KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

vital water

Portuguese translation: água essencial ou água fundamental


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:vital water
Portuguese translation:água essencial ou água fundamental
Entered by: Maria Luisa Duarte

23:15 Aug 23, 2002
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: vital water
Acredito que seja "água potável", mas não encontrei nenhum equivalente na net ou em dicionários, por isso fiquei na dúvida.
Dropshot
Brazil
água essencial ou água fundamental
Explanation:
estes são os dois termos que eu recomendo!
Bom trabalho,
Luisa

--------------------------------------------------
Note added at 2002-08-23 23:44:52 (GMT)
--------------------------------------------------

\"Mas a água não é utilizada, apenas, como alimento. Ela é ***essencial*** para a irrigação da agricultura, para a indústria e para a higiene. A água é a base da vida. A água é o solvente universal.
E para que não haja falta nem má distribuição da água, é preciso cuidar do seu gerenciamento de modo que ela seja convenientemente repartida para uso humano, agrícola e industrial. Há perspectivas de gravíssimos problemas de escassez nos próximos 25 anos caso o mundo todo mas, principalmente os países em desenvolvimento, não tome medidas urgentes para evitar que isso aconteça.
Um dado importantíssimo e que dá no que pensar é que, nos últimos 100 anos, a população humana triplicou, mas o uso da água aumentou seis vezes. Isso quer dizer que se essa tendência não for alterada, (a do aumento muito maior do uso da água por habitante) pelo menos um terço dos países do mundo terá graves problemas de falta d\'água.
No Brasil, a cidade de Curitiba (PR) é reconhecida como um modelo de administração da água urbana para todo o mundo. Nesta cidade, a expansão da rede de distribuição de água ocorreu em paralelo à expansão urbana e ao desenvolvimento da agricultura e da indústria.
A poluição da água é um problema grande e crescente. A agricultura intensiva - a que usa produtos químicos tóxicos para defender as plantas dos ataques das pragas e como fertilizantes - é uma das principais ou a principal poluidora tanto da água como do ar.\"
Selected response from:

Maria Luisa Duarte
Spain
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement. KudoZ.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +6água essencial ou água fundamental
Maria Luisa Duarte
4 +1água vital
swisstell
3 +1fontes vitais de águahmercer
2agua vital
Leonardo Parachú


  

Answers


17 mins   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5
agua vital


Explanation:
Acho que nao é potável. Veja isto:

"Water resources on the Appalachian Trail provide the vital water supplies neededby hikers, both along the Trail and at shelter sites. Hikers have a reasonableexpectation that water will be available at reasonable intervals, that water sourceswill be adequately marked, and that identified water sources will be clean andpotable after treatment.Typically, these water sources are undeveloped or areonly nominally improved by construction of a small catchment basin.Improvements such as hand pumps usually are considered only when no otherwater sources are available."

Tirado de:

http://www.google.com.ar/search?q=cache:DOkxV1wAnu8C:www.app...


--------------------------------------------------
Note added at 2002-08-23 23:36:47 (GMT)
--------------------------------------------------

Veja tambem:

http://www.gaia-ong.com.br/dicas06.html

Me desculpa pelos acentos, tremas e cedilhas. O meu teclado está configurado em espanhol.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-08-23 23:38:07 (GMT)
--------------------------------------------------

\"água\" nao tenho pretexto

Leonardo Parachú
Native speaker of: Native in SpanishSpanish
PRO pts in pair: 24

20 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
água vital


Explanation:
vital = relativo á vida

swisstell
Italy
Native speaker of: German
PRO pts in pair: 75

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Chinoise
2 hrs

23 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +6
água essencial ou água fundamental


Explanation:
estes são os dois termos que eu recomendo!
Bom trabalho,
Luisa

--------------------------------------------------
Note added at 2002-08-23 23:44:52 (GMT)
--------------------------------------------------

\"Mas a água não é utilizada, apenas, como alimento. Ela é ***essencial*** para a irrigação da agricultura, para a indústria e para a higiene. A água é a base da vida. A água é o solvente universal.
E para que não haja falta nem má distribuição da água, é preciso cuidar do seu gerenciamento de modo que ela seja convenientemente repartida para uso humano, agrícola e industrial. Há perspectivas de gravíssimos problemas de escassez nos próximos 25 anos caso o mundo todo mas, principalmente os países em desenvolvimento, não tome medidas urgentes para evitar que isso aconteça.
Um dado importantíssimo e que dá no que pensar é que, nos últimos 100 anos, a população humana triplicou, mas o uso da água aumentou seis vezes. Isso quer dizer que se essa tendência não for alterada, (a do aumento muito maior do uso da água por habitante) pelo menos um terço dos países do mundo terá graves problemas de falta d\'água.
No Brasil, a cidade de Curitiba (PR) é reconhecida como um modelo de administração da água urbana para todo o mundo. Nesta cidade, a expansão da rede de distribuição de água ocorreu em paralelo à expansão urbana e ao desenvolvimento da agricultura e da indústria.
A poluição da água é um problema grande e crescente. A agricultura intensiva - a que usa produtos químicos tóxicos para defender as plantas dos ataques das pragas e como fertilizantes - é uma das principais ou a principal poluidora tanto da água como do ar.\"


Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2092
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement. KudoZ.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Henrique Serra: dado o pouco (nenhum) contexto, eu tb usaria essas saídas. Água vital não soa bem. Enfim, contexto é tudo na escolha, e poderia ser "vital" em certas construções. BTW are these birds or fish?
7 mins
  -> Wrong!!!!, They are dragons......

agree  Roberto Cavalcanti
24 mins
  -> Rob, a "dancing girl" promete voltar, após um breve periodo de meditação!!!

agree  Ana Paula Miraldo
48 mins

agree  António Ribeiro
6 hrs

agree  Armando A. Cottim
4 days

agree  LoreAC
6 days

22 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
fontes vitais de água


Explanation:
na total falta de contexto, proponho “fontes vitais de água” como uma variante da hipótese “água vital”, muito bem defendida por Leonardo Parachú

hmercer
Brazil
PRO pts in pair: 172

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  amarante dasilva
1 day11 hrs