KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

ramping

Portuguese translation: elevação


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:ramping
Portuguese translation:elevação
Entered by: Sylvio Kauffmann

13:52 Oct 29, 2002
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering / 'energy'
English term or phrase: ramping
(1)It is dispatched between its generation limits except when ramping from synchronization.
(2)Each schedule consists of a ramping-up period, a level period of interchange, and a ramping-down period.
Cordioli
Brazil
veja abaixo
Explanation:
ramping = alteração
ramping-up = elevação
ramping-down = diminuição
Selected response from:

Sylvio Kauffmann
Brazil
Grading comment
Obrigada
2 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3elevação em forma de rampa
José Antonio Azevedo
5 +1veja abaixo
Sylvio Kauffmann
5aceleração (de rampa)
Maria Luisa Duarte


  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
aceleração (de rampa)


Explanation:
:)

--------------------------------------------------
Note added at 2002-10-29 14:08:31 (GMT)
--------------------------------------------------

RAMPA DE ACELERAÇÃO

Altas correntes são geradas durante a partida de um motor, requerendo muito de suas instalações. O ASTAT reduz bastante esse problema, evitando a necessidade de eventual superdimensionamento da rede elétrica. Além disto, o ASTAT reduz o choque e a fadiga nos componentes e acoplamentos mecânicos, pois proporciona uma aceleração gradual do motor, programada pelo usuário, aumentando a vida útil do equipamento.

Para o funcionamento em regime, o ASTAT possui um dispositivo que trabalha através da otimização do fator de potência, proporcionando economia e aumento de produtividade.

Diversas funções de proteção estão disponíveis para garantir uma vida útil mais longa ao ASTAT e ao motor:


Sobrecarga;
Perda de fase;
Curto no tiristor;
Sobreaquecimento;
Rotor bloqueado;
Erro de freqüência;
Erro na CPU;
Limitação de corrente;
Tempo longo de partida;
Sub/Sobretensão.
O ASTAT Plus também oferece proteções contra perda de carga, partida prolongada e superaquecimento do motor.

Existem, ainda, três funções opicionais no ASTAT: saída para comunicação serial tipo RS-422/485, partida por rampa de velocidade linear (tacogerador) e modo de velocidade de acomodação.


Rampa de aceleração (Ta) - 1 a 999 s
Rampa de parada - 1 a 999 s
Parada por injeção CC - 0 a 99 s
Limitação de corrente - 1 a 5 x In






--------------------------------------------------
Note added at 2002-10-29 14:09:42 (GMT)
--------------------------------------------------

http://www.geindustrial.com.br/contagem/produtos/astatplus.a...

[PDF]MKT-11.5, Guia de Aplicação dos Controladores SMCs
Formato de arquivo: PDF/Adobe Acrobat - ver em HTML
... com carga, ou quando se deseja uma rampa de velocidade na aceleração ... desejada *
Kickstart para o valor desejado em ... Para motores que partem em vazio ou ...
www.ab.com/manuals/pt/gmc/mkt115.pdf - Páginas Semelhantes

[PDF]1560D-5.1PT, Partida Suave de Motores CA em Média Tensão MV ...
Formato de arquivo: PDF/Adobe Acrobat - ver em HTML
... cabo de entrada A Partida Suave de Motores ... usuário ajusta o torque inicial do motor
em ... aumentada gradativamente durante o tempo da rampa de aceleração ...
www.ab.com/manuals/pt/mv/1560d51pt.pdf - Páginas Semelhantes
[ Mais resultados de www.ab.com ]



--------------------------------------------------
Note added at 2002-10-29 17:24:52 (GMT)
--------------------------------------------------

SEAL - Automação
... Modos de Partida: Rampa de Aceleração (Comando em Conjugado); Limitação de
Corrente; Boost de tensão na partida (Impulso regulável de 50 a 100% da ...
www.sealautomacao.com.br/produtos/ inversores/atvs46.php - 9k - Em cache - Páginas Semelhantes

[PDF]1560D-5.1PT, Partida Suave de Motores CA em Média Tensão MV ...
Formato de arquivo: PDF/Adobe Acrobat - ver em HTML
... Características Gerais do Produto 1-3 Modos de partida Partida ... para o motor é aumentada
gradativamente durante o tempo da rampa de aceleração ...
www.ab.com/manuals/pt/mv/1560d51pt.pdf - Páginas Semelhantes

[PDF]#Cover Port
Formato de arquivo: PDF/Adobe Acrobat - ver em HTML
... Falha de aterramento durante a partida do motor. ... o inversor é projetado com lógica
de controle que: * Regula as taxas de rampa de aceleração e ...
www.ab.com/manuals/pt/dr/1305-1_0_1PT.pdf - Páginas Semelhantes
[ Mais resultados de www.ab.com ]

Atividades Práticas no Ensino de Física: Cento e Poucos ...
... cada marcador até o ponto de partida ... A inclinação da rampa é pequena ... um ritmo
regular, devido à aceleração ... os comprimentos observam-se diferentes modos ...
fisica.ufpr.br/lottis/ativ_praticas/Centena.htm - 53k - Em cache - Páginas Semelhantes
____________________________________________________

2. Partida com rampa de tensão, “Soft Start”, configurar:
· SMC para “Soft Start”
· tempo de rampa, “Ramp Time # 1”, para o tempo desejado em segundos
· torque inicial, “Initial Torque # 1”, para a porcentagem desejada
· Kickstart para o valor desejado em segundos
n Este método é indicado quando se deseja uma rampa de aceleração para a carga com aumento progressivo de torque no motor. Este método não limita o valor de corrente na partida,
porém é muito indicado para quando o motor parte com carga, ou quando se deseja uma rampa de velocidade na aceleração da máquina.

http://www.ab.com/manuals/pt/gmc/mkt115.pdf


Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2092

7 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
elevação em forma de rampa


Explanation:
É quando a grandeza medida (corrente, tensão, etc.) cresce em forma de rampa, ou seja, um gráfico dessa grandeza em função do tempo teria o formato de uma rampa.

José Antonio Azevedo
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 4976

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf: em rampa
4 mins
  -> Obrigado, Clauwolf.

agree  Emilia Carneiro: em rampa
1 hr
  -> Obrigado, Emilia.

agree  Gabriela Frazao
1 hr
  -> Obrigado, Gabi.

5 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
veja abaixo


Explanation:
ramping = alteração
ramping-up = elevação
ramping-down = diminuição

Sylvio Kauffmann
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 325
Grading comment
Obrigada

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Raphael PC: SIm! ou "alteração gradual". O uso do termo "RAMP" indica que é algo que se dá gradualmente, como numa subida de rampa
1685 days