heat input

Portuguese translation: aporte de calor

English term or phrase:heat input
Portuguese translation:aporte de calor
Entered by: Tomás Rosa Bueno

13:29 Jan 16, 2003
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: heat input
O “heat input” na peça de trabalho também pode ser ajustado para controlar a extensão da zona termicamente afetada e a taxa de resfriamento da soldagem. (encontrei em um artigo este termo, mas não o traduziram)
Simone
aporte de calor
Explanation:
:-)

--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-16 13:34:42 (GMT)
--------------------------------------------------

... A solda alternada com cordões curtos tem a finalidade de manter um baixo aporte de calor na peça e diminuir ao máximo as tensões de soldagem e ...
www.bibvirt.futuro.usp.br/textos/tem_outros/cursprofissiona... tc2000/manutencao/08manu.pdf

... da tenacidade de metal de solda de juntas de aço API5L-X70, obtidas com o processo de arco submerso empregando elevado aporte de calor, adicionando Boro e ...
boletim.metalmat.ufrj.br/bol9909.html

... Por permitir realizar soldagens com velocidades de deslocamento mais altas, é possível diminuir o aporte de calor sobre a peça soldada, e conseqüentemente ...
www.labsolda.ufsc.br/labsolda_2002_teste/ Projetos%20Andamento/pot_isol001.htm


--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-16 15:22:07 (GMT)
--------------------------------------------------

Mais referências, saindo do mundo universitário e entrando no industrial:

... na condição como soldado, aumentando a quantidade de austenita no metal de solda. ... Como exemplo tem-se: necessidade de controle do aporte de calor, risco de ...
www.btwbr.com.br/boletim2.htm (Boehler-Thyssen do Brasil)

... em função da espessura do metal de base, da posição de soldagem e de outros fatores que limitem o tamanho da poça de fusão ou o aporte de calor na solda. ...
www.engmagazine.hpg.ig.com.br/manuais/ soldagem/pratica_gmaw.pdf

... canos pré-dobrados com solda longitudinal em tubo).Esta técnica apresenta como vantagem maiores velocidades de soldagem com menor aporte de calor (35% menos ...
www.infosolda.com.br/caracteristicas_plasma2.h

... É possível afetar a qualidade da solda alternando-se outros parâmetros: A indutância que afeta a estabilidade do arco e o aporte de calor na peça de ...
www.soldarco.com.br/html/manual_1.htm

... qualidade e segurança; Alta resistência do cordão; 35% menos aporte de calor do que processos por arco elétrico; Tocha de soldagem ...
www.merkle.com.br/product/detail/autoplasma.html
Selected response from:

Tomás Rosa Bueno
Brazil
Grading comment
Muito obrigada!!!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3admissão de calor
Mafalda d'Orey de Faria
5intensidade do calor absorvido
João Carlos Pijnappel
5Absorção de calor
António Ribeiro
5calor absorvido
Clauwolf
5consumo calorífico/consumo de calor/gasto calorífico
xxxForna
5aporte de calor
Tomás Rosa Bueno


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
aporte de calor


Explanation:
:-)

--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-16 13:34:42 (GMT)
--------------------------------------------------

... A solda alternada com cordões curtos tem a finalidade de manter um baixo aporte de calor na peça e diminuir ao máximo as tensões de soldagem e ...
www.bibvirt.futuro.usp.br/textos/tem_outros/cursprofissiona... tc2000/manutencao/08manu.pdf

... da tenacidade de metal de solda de juntas de aço API5L-X70, obtidas com o processo de arco submerso empregando elevado aporte de calor, adicionando Boro e ...
boletim.metalmat.ufrj.br/bol9909.html

... Por permitir realizar soldagens com velocidades de deslocamento mais altas, é possível diminuir o aporte de calor sobre a peça soldada, e conseqüentemente ...
www.labsolda.ufsc.br/labsolda_2002_teste/ Projetos%20Andamento/pot_isol001.htm


--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-16 15:22:07 (GMT)
--------------------------------------------------

Mais referências, saindo do mundo universitário e entrando no industrial:

... na condição como soldado, aumentando a quantidade de austenita no metal de solda. ... Como exemplo tem-se: necessidade de controle do aporte de calor, risco de ...
www.btwbr.com.br/boletim2.htm (Boehler-Thyssen do Brasil)

... em função da espessura do metal de base, da posição de soldagem e de outros fatores que limitem o tamanho da poça de fusão ou o aporte de calor na solda. ...
www.engmagazine.hpg.ig.com.br/manuais/ soldagem/pratica_gmaw.pdf

... canos pré-dobrados com solda longitudinal em tubo).Esta técnica apresenta como vantagem maiores velocidades de soldagem com menor aporte de calor (35% menos ...
www.infosolda.com.br/caracteristicas_plasma2.h

... É possível afetar a qualidade da solda alternando-se outros parâmetros: A indutância que afeta a estabilidade do arco e o aporte de calor na peça de ...
www.soldarco.com.br/html/manual_1.htm

... qualidade e segurança; Alta resistência do cordão; 35% menos aporte de calor do que processos por arco elétrico; Tocha de soldagem ...
www.merkle.com.br/product/detail/autoplasma.html


Tomás Rosa Bueno
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in pair: 748
Grading comment
Muito obrigada!!!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler: Certíssimo. Um exemplo e ref. de Google: "A solda alternada com ...tem a finalidade de manter um baixo aporte de calor...
3 mins
  -> Obrigado, "rhandler". Entre a minha primeira resposta e o seu "concordo", acabei achando essa referência que você aponta, e outras.

disagree  João Carlos Pijnappel: não é um termo científico utilizável neste tipo de contexto
55 mins
  -> Não, não é um termo científico. É um termo técnico empregado no ramo da soldagem, que é precisamente o contexto da pergunta. E os seus "disagrees" pessoais vão acabar me obrigando a tomar medidas junto ao pessoal do ProZ. Não vou mais respondê-los.

3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
consumo calorífico/consumo de calor/gasto calorífico


Explanation:
Forna

xxxForna
PRO pts in pair: 499

10 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
calor absorvido


Explanation:
é isso.

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 14427

36 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
admissão de calor


Explanation:
para Portugal

Mafalda d'Orey de Faria
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 468

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  David Cabrita
10 mins

neutral  Tomás Rosa Bueno: Não encontrei referência alguma a "admissão de calor" em sítios portugueses, nem com relação à solda nem com relação ao que quer que fosse.
57 mins

agree  Eliane Lourinho
1 hr

agree  LoreAC
1 hr

41 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
intensidade do calor absorvido


Explanation:
A intensidade do calor absorvido na peça de trabalho também pode ser ajustada...

É mais explicativo mas mais certeiro...

João Carlos Pijnappel
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 492

11 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
Absorção de calor


Explanation:
Eu diria assim em Pt-Pt.

Entretanto gostaria de sugerir à Simone que fizesse a sua inscrição no ProZ. Não custa nada e é simpático saber com quem estamos a tratar,

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218