KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

linesmen

Portuguese translation: instalador de linhas


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:linesman
Portuguese translation:instalador de linhas
Entered by: Sidnei Arruda

20:32 Jan 17, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: linesmen
Ensuring that all of the LINESMEN have the correct documentation, equipment and training to carry out their tasks safely to the applicable standards.

Monitoring the methods used by the LINESMEN and ensuring that they are in possession of and comply with the safety documentation.

Dissemination of revisions to the safety arrangements to the LINESMEN.
Sidnei Arruda
Brazil
instalador de linhas
Explanation:
Ou, instalador de linhas elétricas, pois podem também ser telefônicas. Mas nada na pergunta sugere se as linhas são elétricas ou telefônicas. A definição de "linesman" (e não "lineman") é a seguinte:

"Linesman" means an employee engaged (with or without labourers assisting), in erecting poles for electrical wires, cables or other conductors, or erecting wires, cables or other conductors on poles or over buildings, or tying them up to insulators, or joining or insulating them or doing any work on electrical poles off the ground.
[http://www.wairc.wa.gov.au/awards/q-s/sha001/sha0016.htm]


Alguns exemplos de "instalador":

... NÃO-CLASSIFICADOS SOB OUTRAS EPÍGRAFES 11 95110 PEDREIRO, EM GERAL 11 85510 ELETRICISTA DE INSTALAÇÕES, EM GERAL 7 85720 INSTALADOR DE LINHAS ELÉTRICAS DE ...
www.mte.gov.br/Temas/SegSau/analise/ dados2002/Conteudo/415.pdf

... Instaladores e reparadores de linhas elétricas e de telecomunicações. 8-57.20. Instalador de linhas elétricas de alta e baixa tensão (rede aérea). 8-57.30. ...
www.rais.gov.br/859.htm

... Habilidades: eletricista de manutenção, eletroeletrônica, reparador e instalador de linhas e aparelhos, primeiros socorros por choque elétrico, informática ...
www.escmolteni.com.br/bancodados.htm



Selected response from:

Tomás Rosa Bueno
Brazil
Grading comment
Obrigado a todos. Em meu trabalho colocarei "instalador de linhas elétricas" porque o assunto é instalação de cabos de alta tensão. Mas, também poderia ser instalador de linhas telefônicas, etc.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2instalador de linhas
Tomás Rosa Bueno
5?????
João Carlos Pijnappel
4 +1Veja abaixo:
Brasil Fernandes
5guarda-fios
Maria Luisa Duarte


Discussion entries: 3





  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
guarda-fios


Explanation:
+

--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-17 20:41:18 (GMT)
--------------------------------------------------

Embora sempre tenham vendido sua força de trabalho nas frentes de penetração (como carregadores, poaieiros, seringueiros, telegrafistas/ guarda-fios e ultimamente como braçais nas fazendas vizinhas), os Haliti se orgulham de sua autonomia e independência em relação aos \"imuti\", denominação que dão aos não-índios.
http://www.ufmt.br/revista/arquivo/rev12/a_educacao_indigena...

... Varios Editado por William F. Nolan Contos: Introdução - Shelly
Lowenkopf; O guarda fios (The Lineman) - Walter M. Miller, Jr. ...
www.geocities.com/carlosdeportugal/contos_ciencia.html - 6k

Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2092

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Tomás Rosa Bueno: Em Portugal, sim, ainda é aquele que instala postes e lança fios. No Brasil, o guarda-fios é uma profissão que já não existe: era o funcionário que se encarregava da manutenção de um determinado trecho de uma linha telegráfica.
24 mins

34 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
instalador de linhas


Explanation:
Ou, instalador de linhas elétricas, pois podem também ser telefônicas. Mas nada na pergunta sugere se as linhas são elétricas ou telefônicas. A definição de "linesman" (e não "lineman") é a seguinte:

"Linesman" means an employee engaged (with or without labourers assisting), in erecting poles for electrical wires, cables or other conductors, or erecting wires, cables or other conductors on poles or over buildings, or tying them up to insulators, or joining or insulating them or doing any work on electrical poles off the ground.
[http://www.wairc.wa.gov.au/awards/q-s/sha001/sha0016.htm]


Alguns exemplos de "instalador":

... NÃO-CLASSIFICADOS SOB OUTRAS EPÍGRAFES 11 95110 PEDREIRO, EM GERAL 11 85510 ELETRICISTA DE INSTALAÇÕES, EM GERAL 7 85720 INSTALADOR DE LINHAS ELÉTRICAS DE ...
www.mte.gov.br/Temas/SegSau/analise/ dados2002/Conteudo/415.pdf

... Instaladores e reparadores de linhas elétricas e de telecomunicações. 8-57.20. Instalador de linhas elétricas de alta e baixa tensão (rede aérea). 8-57.30. ...
www.rais.gov.br/859.htm

... Habilidades: eletricista de manutenção, eletroeletrônica, reparador e instalador de linhas e aparelhos, primeiros socorros por choque elétrico, informática ...
www.escmolteni.com.br/bancodados.htm





Tomás Rosa Bueno
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in pair: 748
Grading comment
Obrigado a todos. Em meu trabalho colocarei "instalador de linhas elétricas" porque o assunto é instalação de cabos de alta tensão. Mas, também poderia ser instalador de linhas telefônicas, etc.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Lincoln Carvalho: AHD: 1. A person employed to install or repair telephone, telegraph, or electric power lines. Also called linesman.
6 hrs
  -> Obrigado, Lincoln.

agree  António Ribeiro: Instalador e/ou reparador. Linesman = lineman (The Macquarie Dictionary).
9 hrs
  -> Obrigado, António. Quando fiz a observação acerca do "lineman", ainda tinha na cabeça a idéia do juiz de linha.

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
Veja abaixo:


Explanation:
"Linesmen" (está no plural) pode ser reparadores de linhas telefônicas ou bandeirinhas de jogo de futebol, dependendo do contexto. Aliás, o contexto fornecido mais atrapalha do que ajuda. Por favor, forneça um que seja esclarecedor.

Obrigado.

Brasil Fernandes
Brazil
PRO pts in pair: 107

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Adelino Pereira Dias
52 mins

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
?????


Explanation:
acho a falta de contexto neste caso tão absurda que seria estupidez tentar dar qualquer resposta. a tentação de impugnar esta pergunta é grande, mas se alguém quer tentar a loteria, tudo bem...

João Carlos Pijnappel
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 492