KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

chain puller

Portuguese translation: talha de corrente

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:chain puller
Portuguese translation:talha de corrente
Entered by: Sidnei Arruda

14:34 Jan 18, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: chain puller
CHAIN PULLER - To be used to support cable when applying suspension clamps where there is a high vertical load (used in conjunction with cable supports). Also to be used to “land” tension fittings onto structures.
Sidnei Arruda
Brazil
talha de corrente/de alavanca
Explanation:
Olá, Silvio,

veja nos endereços abaixo ilustrações de uma "talha de corrente" (ou "de alavanca") e de um "chain puller".

Bom trabalho,

Tomás

--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-18 19:44:34 (GMT)
--------------------------------------------------

Mais referências:

...Talha de corrente manual para 5000 Kg ...
www.renomaq.com.br/equipamentos.html

... O afastamento é regulável e pode ser mantido por correntes ligando os montantes. O tripé é geralmente usado com uma talha de corrente ou um guincho. ...
trabalhoseguro.com/Groups/PDF/pcmat_SEG2.PDF

... alto valor agregado. Cada talha de corrente é testada para 1,5 vezes o limite de carga útil antes de ser liberada. Altura de levantamento ...
mcv.com.br/stemmann/produtos/CH/3/2.asp

... Tipo SSK-KBK de coluna Capacidade até 1 t, lança com trilho especial KBK até 7 m, giro manual de 270° equipado com talha de corrente DK, trole manual com ...
www.demagcranes.com.br/prod_equiptos/ prod_equip_guindgira_dtec.htm

... através de arrasto. Equipado com talha de corrente, trolei de rodas de aço e acionamento manual ou motorizado. Os consoles de ...
www.vastec.com.br/Guindastes.asp



--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-18 19:49:10 (GMT)
--------------------------------------------------

E outras centenas de exemplos com \"talha\" de alguma coisa, seja de corrente, de alavanca, manual, elétrica, polias de talha, corrente de talha, talha com trole e por aí vamos.

Quero ver se alguém é capaz de apresentar *um único exemplo* de \"puxador de corrente\".

--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-18 23:27:10 (GMT)
--------------------------------------------------

Explicacao sem til e sem cedilha para o António Ribeira

O cabrestante, em ingles (sem circunflexo, também), {e o \"capstan\". E o capstan é o seguinte:

capstan [kæpstn]
n.
1. a machine with a drum that rotates round a vertical spindle and is turned by a motor or lever, used for hauling in heavy ropes, etc.
2. any similar device, such as the rotating shaft in a tape recorder that pulls the tape past the head.
[from Old Provencal cabestan, from Latin capistrum a halter, from capere to seize]


Observe que inclusive a etimologia das duas palavras, em ingles e em portugues, é a mesma. E ambas designam uma ferramenta que nao tem absolutamente nada a ver com a talha de corrente ou de alavanca.

Os princípios de funcionamento sao diferentes. O princípio básico do cabrestanate é a manivela que movimenta um tambor em torno ao qual se enrola a corda ou cabo que se quer puxar. O da talha é a alavanca e da polia, que por um movimento de vai-e-vem e por meio de polias, vai puxando a corrente elo a elo.

Veja as ilustracoes mostradas nos links que sugeri. Elas nao deixam lugar a dúvidas.

Selected response from:

Tomás Rosa Bueno
Brazil
Grading comment
Obrigado.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2talha de corrente/de alavanca
Tomás Rosa Bueno
5puxador de corrente
Sylvio Kauffmann
5 -1cabrestante
António Ribeiro
4puxador de corrente
João Carlos Pijnappel


  

Answers


17 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
puxador de corrente


Explanation:
...

João Carlos Pijnappel
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 492

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
talha de corrente/de alavanca


Explanation:
Olá, Silvio,

veja nos endereços abaixo ilustrações de uma "talha de corrente" (ou "de alavanca") e de um "chain puller".

Bom trabalho,

Tomás

--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-18 19:44:34 (GMT)
--------------------------------------------------

Mais referências:

...Talha de corrente manual para 5000 Kg ...
www.renomaq.com.br/equipamentos.html

... O afastamento é regulável e pode ser mantido por correntes ligando os montantes. O tripé é geralmente usado com uma talha de corrente ou um guincho. ...
trabalhoseguro.com/Groups/PDF/pcmat_SEG2.PDF

... alto valor agregado. Cada talha de corrente é testada para 1,5 vezes o limite de carga útil antes de ser liberada. Altura de levantamento ...
mcv.com.br/stemmann/produtos/CH/3/2.asp

... Tipo SSK-KBK de coluna Capacidade até 1 t, lança com trilho especial KBK até 7 m, giro manual de 270° equipado com talha de corrente DK, trole manual com ...
www.demagcranes.com.br/prod_equiptos/ prod_equip_guindgira_dtec.htm

... através de arrasto. Equipado com talha de corrente, trolei de rodas de aço e acionamento manual ou motorizado. Os consoles de ...
www.vastec.com.br/Guindastes.asp



--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-18 19:49:10 (GMT)
--------------------------------------------------

E outras centenas de exemplos com \"talha\" de alguma coisa, seja de corrente, de alavanca, manual, elétrica, polias de talha, corrente de talha, talha com trole e por aí vamos.

Quero ver se alguém é capaz de apresentar *um único exemplo* de \"puxador de corrente\".

--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-18 23:27:10 (GMT)
--------------------------------------------------

Explicacao sem til e sem cedilha para o António Ribeira

O cabrestante, em ingles (sem circunflexo, também), {e o \"capstan\". E o capstan é o seguinte:

capstan [kæpstn]
n.
1. a machine with a drum that rotates round a vertical spindle and is turned by a motor or lever, used for hauling in heavy ropes, etc.
2. any similar device, such as the rotating shaft in a tape recorder that pulls the tape past the head.
[from Old Provencal cabestan, from Latin capistrum a halter, from capere to seize]


Observe que inclusive a etimologia das duas palavras, em ingles e em portugues, é a mesma. E ambas designam uma ferramenta que nao tem absolutamente nada a ver com a talha de corrente ou de alavanca.

Os princípios de funcionamento sao diferentes. O princípio básico do cabrestanate é a manivela que movimenta um tambor em torno ao qual se enrola a corda ou cabo que se quer puxar. O da talha é a alavanca e da polia, que por um movimento de vai-e-vem e por meio de polias, vai puxando a corrente elo a elo.

Veja as ilustracoes mostradas nos links que sugeri. Elas nao deixam lugar a dúvidas.




    Reference: http://wagmar.com.br/equipcar.htm
    Reference: http://www.mytoolstore.com/app/735.html
Tomás Rosa Bueno
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in pair: 748
Grading comment
Obrigado.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf: é a talha de alavanca, mas cuidado para não se machucar!
4 hrs
  -> Obrigado.

agree  O. Morais
1 day 4 hrs

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
puxador de corrente


Explanation:
é isso

Sylvio Kauffmann
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 325

7 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
cabrestante


Explanation:
Não é mais do que isto.

Ver:

American Power Pull Model 735 - 3 Ton Chain Puller. All mechanisms are completely
enclosed for protection from outdoor elements. ... 735, 3 Ton Chain Puller, $554.00, ...
www.mytoolstore.com/app/735.html

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Tomás Rosa Bueno: Ver nota aa minha resposta.
1 hr