measured value / metered value

Portuguese translation: valor calculado / valor medido

English term or phrase:measured value / metered value
Portuguese translation:valor calculado / valor medido
Entered by: Sidnei Arruda

22:26 Jan 26, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering / Sistema de controle de energia
English term or phrase: measured value / metered value
Eu sempre soube que:
MEASURED VALUE = Valor medido
METERED VALUE = Valor medido
Agora, o que fazer quando os dois termos aparececem juntos na mesma frase???
Abaixo, alguns exemplos de ocorrências:

XXX immediately archives all messages, MEASURED VALUES, METERED VALUES, comments, announcements, notes and system messages in the message archive, MEASURED VALUES archive and METERED VALUES archive spontaneously.

MEASURED VALUES and METERED VALUES can be compressed into hourly, daily or monthly values.

All entries of the logbook as well as MEASURED VALUES, METERED VALUES and notes (comments, announcements and notes) are exported.
Sidnei Arruda
Brazil
valores calculados / valores medidos
Explanation:
Eu diria assim.

Vejas as definições dos termos:

To measure: to ascertain the extent, dimensions, quantity, capacity, etc., of, esp. by comparison with a standard.

To meter: to measure by means of a meter.
Selected response from:

António Ribeiro
Grading comment
É isso aí. "Matou e mostrou o pau" como se diz aqui no Brasil. Não sei em nossa terra mãe, Portugal !!!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1valores calculados / valores medidos
António Ribeiro
4 +1valor medido / valor contado
rhandler
5medido, mas também:
João Carlos Pijnappel
4valores regulados
Madalena Ribeiro


  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
valores regulados


Explanation:
Também pode ser doseados, mas não neste caso.

Madalena Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 823

9 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
medido, mas também:


Explanation:
measured = mensurado, calculado, avaliado, quantificado, determinado

metered = metrado, medido em metros ou com medidor

João Carlos Pijnappel
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 492

11 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
valores calculados / valores medidos


Explanation:
Eu diria assim.

Vejas as definições dos termos:

To measure: to ascertain the extent, dimensions, quantity, capacity, etc., of, esp. by comparison with a standard.

To meter: to measure by means of a meter.

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218
Grading comment
É isso aí. "Matou e mostrou o pau" como se diz aqui no Brasil. Não sei em nossa terra mãe, Portugal !!!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  João Carlos Pijnappel: obrigado, António
3 mins
  -> Não tem de quê!

agree  Teresa Cristina Felix de Sousa
20 mins

15 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
valor medido / valor contado


Explanation:
To meter = medir com um medidor (um aparelho de medição), como um "parking meter", um "postage meter", um "water meter" (que muitos chamam um "contador de água").

Assim, para diferenciar entre "measured" e "metered", deve-se dar a idéia de que o segundo valor foi obtido de um contador.

Espero que ajude o seu impasse.

Abaixo, três referências para "valor contado" (a segunda de um site em Portugal):

... Podemos a qualquer momento ler o valor contado com simples clique na tecla MODO. Ao ligar, o aparelho o display já se encontra no valor das horas. ...
abaco.tripod.com.br/H_1100.htm

[PDF]Microsoft PowerPoint - aula2_v1.ppt
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... HDO !! !! t=cputime; [[ $ $EE ; cputime-t (seg) flops(0) coloca
o contador a zero flops fornece o valor contado !! I !! IOORSV ...
www2.dem.ist.utl.pt/~maneves/2_v1.pdf

Institucional - TRT 17ª Região
... eo número dos processos nos quais houve o efetivo recolhimento da contribuição
previdenciária, o CNPJ ou o CPF quando possível, o valor contado eo valor ...
www.trt17.gov.br/prov/prov1199.asp - 19k





--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-26 22:51:17 (GMT)
--------------------------------------------------

Alguns exemplos de \"contador de água\", todos de Portugal:

Leitura do Contador de Água
Leitura do Contador de Água. Nome, N.º Contribuinte, Código de
Arruamento, Nº Área/Zona, Nº Arruamento, Leitura actual, NOTA:
É ...
www.cm-tavira.pt/agua/ - 9k - Em cache - Páginas Semelhantes

ÁGUA
ÁGUA. Para Enviar a Leitura do Contador de Água, clique em leitura.
Para Elaborar o Contrato de Contador de Água, clique em contador. ...
www.agere.pt/serv_agua.htm - 3k - Em cache - Páginas Semelhantes

Museu de Metrologia - Metrologia no dia-a-dia
... Ao ligar a torneira para tomar um duche faz-se accionar o contador de água eo contador
de gás respectivamente, fornecendo informação sobre a quantidade da ...
www.ipq.pt/museu/maindiaadia.html - 7k


--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-26 22:57:42 (GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Dois exemplos de \"valor medido\", também de sites portugueses:

CÁLCULO DE ERROS EM FÍSICA
... Cada um destes valores representa um “valor medido” da referida grandeza e torna-se evidente que não se pode espe­rar que o valor medido represente o seu ...
www.fisica.uminho.pt/Pg_pessoais/ ricardoribeiro/tfc/medidas.htm - 101k - Em cache - Páginas Semelhantes

[DOC]ENGENHARIA DE SISTEMAS E COMPUTADORES
Formato do arquivo: Microsoft Word 2000 - Ver em HTML
... Relação entre o valor medido no aparelho deflector (Vd) e o valor lido no voltímetro
(Vv). a) b). c) d). Figura 2. Curvas de calibração do voltímetro DC. ...
saesc.uma.pt/dbarros/disciplinas/ 2000_2001/im/lab2%5Clab2.doc

Os \"valores medidos\" podem considerar-se como aqueles que, ademais de medição de grandezas físicas, implica algum cálculo, seja de volume (através de uma fórmula), seja de totalização de horas trabalhadas, por exemplo.

São sugestões para auxiliá-la na tomada de decisão quanto à diferenciação dos dois termos. Acho que dá para sair por aí: valor medido e valor contado. Boa sorte.


rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 11462

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Tomás Rosa Bueno: Tradução medida e contada!
4 hrs
  -> Obrigado, Tomás