KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

x-mas tree

Portuguese translation: árvore de natal

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:x-mas tree
Portuguese translation:árvore de natal
Entered by: Andreia Silva

01:55 Jan 28, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: x-mas tree
Oilfield Production Consultants (OPC) Limited currently have an urgent requirement for a X-mas Tree Lead Engineer for a 1 year contract. We require a Lead Engineer to manage wellhead, tubing hanger, guide base, X-mas tree, and workover systems. The Engineer will participate in preparation of technical specifications, tender evaluation, procurement and assembly of the Xmas Tree.

Por acaso alguém me pode ajudar neste dilema? A única coisa que me ocorre é árvore de Natal!!
Andreia Silva
Portugal
árvore de natal
Explanation:
Aqui vai a definição, tirada de un glossário que talvez possa ser-te útil.
Felicidades, P.

CHRISTMAS TREE - ÁRVORE DE NATAL - É um conjunto de acessórios e válvulas num revestimento final para controlar a velocidade de produção de petróleo

http://www.sindmar.org.br/pub/terminologia/offshore/coff.htm

--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-28 02:22:09 (GMT)
--------------------------------------------------

um glossário, é claro
Selected response from:

P Forgas
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2árvore de natal
P Forgas
5Árvore de natal
Beppler


  

Answers


25 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
árvore de natal


Explanation:
Aqui vai a definição, tirada de un glossário que talvez possa ser-te útil.
Felicidades, P.

CHRISTMAS TREE - ÁRVORE DE NATAL - É um conjunto de acessórios e válvulas num revestimento final para controlar a velocidade de produção de petróleo

http://www.sindmar.org.br/pub/terminologia/offshore/coff.htm

--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-28 02:22:09 (GMT)
--------------------------------------------------

um glossário, é claro

P Forgas
Brazil
Native speaker of: Spanish
PRO pts in pair: 911

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Valeria Verona
4 mins

agree  O. Morais
2 days 7 hrs

44 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
Árvore de natal


Explanation:
Termo técnico da indústria petrolífera adotado ao português do termo "Christmas tree", também escrito "x-mas tree".


Em inglês este termo quer dizer
"Christmas tree: An assembly of piping and valves installed on the wellhead (qv). Also called an Xmas tree."
Veja http://www.statoil.com/STATOILCOM/SVG00990.NSF/UNID/E5223DE1...

O termo "geralmente" é traduzido ao português como "Árvore de natal" mas por vezes sim é mantido no inglês mesmo, como acontece com muita terminologia especializada hoje em dia.


Faça uma procura no site da PETROBRÁS e encontrará a tradução que estou sugerindo, por exemplo:

http://www.petrobras.com.br/portugue/oportuni/informac/edita...

[7.20.2.1
Manutenção/Reparo de Arvore de Natal Molhada, Suspensor de Coluna, Ferramentas Associadas, "Terminal Head" e BOP de "Workover"]



    Reference: http://www.statoil.com/STATOILCOM/SVG00990.NSF/UNID/E5223DE1...
    Reference: http://www2.petrobras.com.br
Beppler
PRO pts in pair: 11