KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

rights of way

Portuguese translation: direitos de passagem


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:rights of way
Portuguese translation:direitos de passagem
Entered by: Sidnei Arruda

13:35 Jan 30, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering / Ferrovias
English term or phrase: rights of way
To establish the technical requirements for integrated maintenance activities for Railway Infrastructures (comprising overhead contact lines, power supply systems, rights of way, other electrical equipment, track, civil works) and Rolling Stock.
Sidnei Arruda
Brazil
direitos de passagem
Explanation:
Se trata de um termo legal que em portugues seria ' direitos de passagem'.
ver este texto :
exploração de empreendimentos imobiliários em parceria e, no caso de rodovias
e ferrovias, o uso remunerado de direitos de passagem nas respectivas faixas ...
Selected response from:

Telesforo Fernandez
Grading comment
Obrigado a todos.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4servidões
Tomás Rosa Bueno
5 +1direitos de passagem
Telesforo Fernandez
5faixa de domínio
rhandler


  

Answers


1 min   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
servidões


Explanation:
Parece estranho, mas é isso mesmo.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-30 13:43:53 (GMT)
--------------------------------------------------

Faixa de servidão, servidão de passagem, estrada de servidão, caminho de servidão. Todas estas são servidões.

... de acordo entre os proprietários dos prédios serviente e dominante (servidão de passagem). ... A estrada, rodovia ou ferrovia que corta a propriedade rural, em ...
www.receita.fazenda.gov.br/srf.www/PessoaJuridica/ ITR/2002/PergResp/pr049a057.htm

... único, indivisível, seja ela dividida fisicamente por estrada, rodovia, ferrovia ou por ... III - as áreas de servidão florestal, onde o proprietário renuncia ...
www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/ Ins/2001/in0602001.htm

... fins de desapropriação, total ou parcial, ou instituição de servidão de passagem ... situado no cruzamento com a ferrovia Rio/Vitória ...
www.mme.gov.br/ministerio/legislacao/ decretos/Decreto%2023.8.2000.htm



Tomás Rosa Bueno
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in pair: 748

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Martha Rosemberg: Só que eu poria servidão de passagem
8 mins
  -> Oi, Martha! Obrigado, Martha. Embora neste caso "servidão de passagem" possa ser correto, esta é apenas um dos muitos tipos de servidão. E como o original estã no plural...

agree  Doreen Carre: Descrição no A Dictionary of Modern Legal Usage, Oxford: "In AmE, the right to build and operate a railway line or highway on land belonging to another, or the land so used
29 mins
  -> Obrigado.

agree  Ana Carneiro: É servidão apenas. Usa-se em toda a terminologia legal (contratos de compra e venda de terrenos, etc.) Quem compra é obrigado a manter a servidão, ou seja, a deixar o caminho público até aí utilizado
1 hr
  -> Obrigado.

agree  Clauwolf
2 hrs
  -> Obrigado. Mas o Silvio preferiu a literal.

28 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
direitos de passagem


Explanation:
Se trata de um termo legal que em portugues seria ' direitos de passagem'.
ver este texto :
exploração de empreendimentos imobiliários em parceria e, no caso de rodovias
e ferrovias, o uso remunerado de direitos de passagem nas respectivas faixas ...



    Reference: http://www.engenhoeditora.com.br/fontesdereceitas546.htm
Telesforo Fernandez
PRO pts in pair: 93
Grading comment
Obrigado a todos.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Doreen Carre: Maria Chaves de Mello gives this translation.
4 mins

neutral  Tomás Rosa Bueno: "Direito de passagem" deve ser tradução do inglês. Se já temos o termo "servidão"...
4 mins
  -> pois nao eh traducao do ingles , Em portugues existe bem este termo.

agree  Roberto Cavalcanti: ja traduzi assim
1 hr

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
faixa de domínio


Explanation:
Tratando-se de ferrovias e rodovias, este é o termo usado. Alguns exemplos e referências:

DER - Departamento de Estradas de Rodagem
... Transporte Coletivo .Normas para Trânsito de Combinações de Veículos de Carga
.Tabela de Peso Oficial de Veículos de Carga .Faixa de Domínio .Tabela de ...
www.der.sp.gov.br/_informativos/faixas.asp - 13k - Em cache - Páginas Semelhantes

DER - Departamento de Estradas de Rodagem
... DE 97/AFD-004 ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO, Autorização para ocupação
transversal e/ou longitudinal da faixa de domínio por linhas físicas aéreas ...
www.der.sp.gov.br/_informativos/ faixas_conteudo/normas_tec.asp - 18k - Em cache - Páginas Semelhantes
[ Mais resultados de www.der.sp.gov.br ]

:: AGETOP - AGÊNCIA GOIANA DE TRANSPORTE E OBRAS ::
O que é faixa de domínio? Faz parte da faixa de domínio ... passível
de uso. Para que serve a faixa de domínio? A existência da ...
www.agetop.go.gov.br/faixa.htm - 9k - Em cache - Páginas Semelhantes

:: AGETOP - AGÊNCIA GOIANA DE TRANSPORTE E OBRAS ::
... e de construção, de melhoria, sempre que a lei lhe facultar ou obrigar; *
Permitir, administrar e conceder o uso da faixa de domínio por terceiros ...
www.agetop.go.gov.br/historico.htm - 11k - Em cache - Páginas Semelhantes
[ Mais resultados de www.agetop.go.gov.br ]

Autorizações Permitidas na Faixa de Domínio de Rodovias O DAER ...
Autorizações Permitidas na Faixa de Domínio de Rodovias. O DAER disciplinou o uso da faixa de Domínio através de Decisão Normativa ...
www.daer.rs.gov.br/serv_faixa.html - 6k - Em cache - Páginas Semelhantes


    Reference: http://www.daer.rs.gov.br/serv_faixa.html
    Reference: http://www.der.sp.gov.br/_informativos/faixas.asp
rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 11462