KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

Halftone

Portuguese translation: retícula


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:halftone
Portuguese translation:retícula
Entered by: xxxiraci

16:19 May 22, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: Halftone
"A printed image composed of dots of varying frequency, size or shape, producing tonal graduations"
xxxiraci
Retícula
Explanation:
Reprodução impressa de uma fotografia ou de outra ilustração que utiliza pontos com espaçamento uniforme de diâmetro variado para produzir a aparência de vários tons de cinza. Quanto mais escuro o tom de determinado ponto da imagem, maior o ponto correspondente da retícula. Nas artes gráficas tradicionais, as retículas são criadas fotografando-se uma imagem através de uma tela. Na editoração eletrônica, cada ponto da retícula é representado por uma área que contém vários pontos impressos por uma impressora a laser ou fotocompositora digital. Nos dois casos, a freqüência dos pontos da retícula é medida em linhas por polegada. Uma impressora com maior resolução permite o uso eficaz de freqüências mais altas de pontos de retícula, aprimorando a qualidade da imagem.
Selected response from:

Veronica Ovadia
Grading comment
Perfeito!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1RetículaVeronica Ovadia
5Meio-tom / Meio tom
Maria Luisa Duarte
5tom médio
Paulo Conceição
4de meia tonalidade
Clauwolf
4sombreado
Claudia da Matta


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
de meia tonalidade


Explanation:
:)

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 14298

4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
sombreado


Explanation:
minha sugestâo

--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-22 16:47:59 (GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

ou ***meio tom***

Claudia da Matta
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1365

5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
Retícula


Explanation:
Reprodução impressa de uma fotografia ou de outra ilustração que utiliza pontos com espaçamento uniforme de diâmetro variado para produzir a aparência de vários tons de cinza. Quanto mais escuro o tom de determinado ponto da imagem, maior o ponto correspondente da retícula. Nas artes gráficas tradicionais, as retículas são criadas fotografando-se uma imagem através de uma tela. Na editoração eletrônica, cada ponto da retícula é representado por uma área que contém vários pontos impressos por uma impressora a laser ou fotocompositora digital. Nos dois casos, a freqüência dos pontos da retícula é medida em linhas por polegada. Uma impressora com maior resolução permite o uso eficaz de freqüências mais altas de pontos de retícula, aprimorando a qualidade da imagem.

Veronica Ovadia
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 8
Grading comment
Perfeito!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Luciano Monteiro: yes
31 mins

6 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
tom médio


Explanation:
bom trabalho!

Paulo Conceição
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 151

46 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
Meio-tom / Meio tom


Explanation:
Meios-tons - na imprensa, a gama de tons entre branco e preto adquirida pela variação de distância entre os pontos; na música, o passo do C para o C-agudo, por exemplo, no piano

Meio-Tom - É a redução do original de tom contínuo a milhares de diminutos pontos, que variam em tamanho, forma e número por área. Quando impressos, esses pontos dão a ilusão dos tons originais.


meio-tom (uma graduação de uma determinada cor).




    Reference: http://www.cursotakano.com.br/glossario/curso_glossariom.htm
Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2092