KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

‘Near Hits’

Portuguese translation: quase acidente


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:‘Near Hits’
Portuguese translation:quase acidente
Entered by: Maria Luisa Duarte

02:57 May 29, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering / SAFETY
English term or phrase: ‘Near Hits’
A Near Miss is any unsafe act or situation that could lead to an incident. These are also sometimes referred to as ‘Near Hits’.
Example: A staff member notices a frayed electric cable.
Maria Luisa Duarte
Spain
quase acidente
Explanation:
http://www.in3.com.br/cases.asp?id_case=77

... Quase Acidente (Near Miss) O Sistema de Relatório de Quase Acidente (Near Miss)
foi desenvolvido para organizar a emissão destes relatórios, que eram feitos ...

--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-30 00:11:50 (GMT)
--------------------------------------------------

Se na lingua inglesa (cfe o texto) existem DOIS termos para a mesma coisa, e na
lingua portuguesa existe apenas UM, por que nao substituir (no original) as ocorrencias de
um pelo outro, e eliminar da traducao as passagens que nao tenham razao de ser
em virtude da substituicao? Nao vejo como a mensagem transmitida pudesse ser
prejudicada assim procedendo-se. E o que eu faria ...
Selected response from:

Marcos Assis Silva
Grading comment
obrigado!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5um provável acidente
Monica Alves
4 +1perigos iminentesCarla Araújo
4quase acidente
Roberto Cavalcanti
5 -1eventos próximos (ou quase eventos/ocorrências)
Gino Amaral
4quase acidenteMarcos Assis Silva
3Acidente que quase aconteceuAntónio Ribeiro
3quase incidente/quase ocorrência
Clauwolf


Discussion entries: 1





  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
quase acidente


Explanation:
http://www.in3.com.br/cases.asp?id_case=77

... Quase Acidente (Near Miss) O Sistema de Relatório de Quase Acidente (Near Miss)
foi desenvolvido para organizar a emissão destes relatórios, que eram feitos ...

--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-30 00:11:50 (GMT)
--------------------------------------------------

Se na lingua inglesa (cfe o texto) existem DOIS termos para a mesma coisa, e na
lingua portuguesa existe apenas UM, por que nao substituir (no original) as ocorrencias de
um pelo outro, e eliminar da traducao as passagens que nao tenham razao de ser
em virtude da substituicao? Nao vejo como a mensagem transmitida pudesse ser
prejudicada assim procedendo-se. E o que eu faria ...

Marcos Assis Silva
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 305
Grading comment
obrigado!

8 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
Acidente que quase aconteceu


Explanation:
Os termos em ingles sao comuns na industria em que trabalho, mas na realidade nao sei bem qual eh a traducao mais apropriada em Pt-Pt.

De qualquer maneira, eu talvez dissesse assim. Pessoalmente, nao gosto muito da sugestao ja apresentada pelo outro colega.

Mais uma vez, desculpem a falta de acentos e cedilhas.


--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-29 04:05:27 (GMT)
--------------------------------------------------

Maria Luisa,

Na industria dos petroleos, pelo aqui pela Australia, \"near miss\" ou \" near hit\" podem ter o mesmo significado.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-30 05:02:28 (GMT)
--------------------------------------------------

Gino,

> I do not expect you to understand a thing... I\'ve already told you: get a life! -


OBRIGADO!!!!! Contudo fique seguro que nao deixarei de concordar/discordar sempre que considerar apropriado. Nao eh com comentarios como este ou como um outro anterior que o Senhor me vai fazer calar.

E no caso concreto, os eventos sao \"proximos\" um do outro, ou de alguem?

Antonio Ribeiro


António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Marcos Assis Silva: pessoalmente, eu tambem nao ... procurei o que e usado por ai ... eu diria "situacao de quase acidente" (ou de quase acerto)
2 mins

29 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
eventos próximos (ou quase eventos/ocorrências)


Explanation:
Para Near Miss, diria "erro próximo" ou "quase erro".

HTH.

Gino Amaral
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 404

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  António Ribeiro: próximos?????
20 hrs
  -> I do not expect you to understand a thing... I've already told you: get a life!

5 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
perigos iminentes


Explanation:
acidentes iminentes não soava nada bem :)

Carla Araújo
Portugal
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 319

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  linarsbr
3 hrs

agree  Eliane Rio Branco: perigo ou sinistro iminente
3 hrs

disagree  António Ribeiro: da a ideia de que o perigo esta quase a acontecer, em vez de quase ACONTECEU.
15 hrs

10 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
quase incidente/quase ocorrência


Explanation:
:)

--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-29 14:47:01 (GMT)
--------------------------------------------------

Expressões sinônimas

--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-29 15:43:21 (GMT)
--------------------------------------------------

Pode escolher:
Near miss = quase ocorrência
Near hit = quase incidente

ou vice-versa, tanto faz

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 14298

10 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
quase acidente


Explanation:
para near miss eu usaria: descuido, ou perigo

Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 7462

1 day26 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
um provável acidente


Explanation:
minha sugestão

Monica Alves
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in pair: 62