KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

numismatic proof coins

Portuguese translation: moedas numismaticas em estado 'Proof'


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:numismatic proof coins
Portuguese translation:moedas numismaticas em estado 'Proof'
Entered by: airmailrpl

00:27 Jul 3, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering / Engineering, coins
English term or phrase: numismatic proof coins
termo técnico. Há algum termo melhor sem ser literal?
Renata Costa
Brazil
moedas numismaticas em estado 'Proof'
Explanation:
Estados de conservação

PROOF : Moeda de cunhagem especial com fundo brilhante espelhado e relevos foscos

BRILHANTE NÃO CIRCULADA : ( BNC ) Moeda de cunhagem normal seleccionada pelo seu brilho


FLOR DE CUNHO : ( FDC ) Moeda absolutamente impecável , sem apresentar o mais pequeno vestígio de manchas , mossas ou qualquer desgaste.

SOBERBA : ( SOB )Moeda que nunca circulou , mantendo o brilho ou baço provocados pela cunhagem , pode apresentar ligeiras marcas de abrasão por ter estado em contacto com outras moedas durante o fabrico ou transporte.

BELA : Moeda que aparenta não Ter circulado . Ligeiros sinais de desgaste nas pontas mais altas do relevo da gravura , alguma oxidação ou patine uniforme.

MUITO BEM CONSERVADA : ( MBC ) Moeda pouco circulada . Superfícies mais elevadas da gravura com sinais de desgaste , pode apresentar pequenas mossas no rebordo.

BEM CONSERVADA : ( BC ) Moeda circulada . Relevo da gravura com consideráveis sinais de desgaste, mas com todos os pormenores bem visíveis , incluindo a legenda e data. Pode apresentar mossas e riscos.

REGULAR : ( REG )Moeda com bastante desgaste no desenho legenda e data , apresentando porém visíveis as características principais de classificação.

MAL CONSERVADA : ( MC )Moeda muitíssimo gasta , corroída legendas e data obliteradas o que as torna quase ilegíveis, sem que, contudo, haja dúvidas na sua identificação
http://abme.no.sapo.pt/estados.html



estados de conservação numismático
Antiquario - Super Lojas -
... de Moedas e Cédulas do Brasil, em CDROM. Atualizado até o ano de 2002. Cotações de preços em Reais (R$), por estados de conservação numismático. ...
www.superlojas.com.br/ljmain.cfm?login=filatelica
Selected response from:

airmailrpl
Brazil
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement. KudoZ.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +5moedas numismaticas em estado 'Proof'
airmailrpl
5flor de cunho/prova numismática
Jorge Freire
3 -1acabamento "Proof"
marinagil


  

Answers


14 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
moedas numismaticas em estado 'Proof'


Explanation:
Estados de conservação

PROOF : Moeda de cunhagem especial com fundo brilhante espelhado e relevos foscos

BRILHANTE NÃO CIRCULADA : ( BNC ) Moeda de cunhagem normal seleccionada pelo seu brilho


FLOR DE CUNHO : ( FDC ) Moeda absolutamente impecável , sem apresentar o mais pequeno vestígio de manchas , mossas ou qualquer desgaste.

SOBERBA : ( SOB )Moeda que nunca circulou , mantendo o brilho ou baço provocados pela cunhagem , pode apresentar ligeiras marcas de abrasão por ter estado em contacto com outras moedas durante o fabrico ou transporte.

BELA : Moeda que aparenta não Ter circulado . Ligeiros sinais de desgaste nas pontas mais altas do relevo da gravura , alguma oxidação ou patine uniforme.

MUITO BEM CONSERVADA : ( MBC ) Moeda pouco circulada . Superfícies mais elevadas da gravura com sinais de desgaste , pode apresentar pequenas mossas no rebordo.

BEM CONSERVADA : ( BC ) Moeda circulada . Relevo da gravura com consideráveis sinais de desgaste, mas com todos os pormenores bem visíveis , incluindo a legenda e data. Pode apresentar mossas e riscos.

REGULAR : ( REG )Moeda com bastante desgaste no desenho legenda e data , apresentando porém visíveis as características principais de classificação.

MAL CONSERVADA : ( MC )Moeda muitíssimo gasta , corroída legendas e data obliteradas o que as torna quase ilegíveis, sem que, contudo, haja dúvidas na sua identificação
http://abme.no.sapo.pt/estados.html



estados de conservação numismático
Antiquario - Super Lojas -
... de Moedas e Cédulas do Brasil, em CDROM. Atualizado até o ano de 2002. Cotações de preços em Reais (R$), por estados de conservação numismático. ...
www.superlojas.com.br/ljmain.cfm?login=filatelica

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8752
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement. KudoZ.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ricardo Souza
31 mins
  -> obrigado

agree  Kalauz
7 hrs
  -> obrigado

agree  Clauwolf: a primeira do tio patinhas
11 hrs
  -> ele merece o 'flor de cunho'

agree  Jorge Freire: Sim senhor, pode-se considerar um glossário muito bem documentado
22 hrs
  -> Dr. Google é a salvação - sabendo navegar nas suas profundezas

agree  Sofia Miranda: não existe tradução exacta para uma moeda Proof
13 days
  -> agradeço

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): -1
acabamento "Proof"


Explanation:
ou acabamento "Prova numismática"

www.fd.uc.pt/CI/CEE/pm/LegPT/Decreto-lei 318-2002.htm

--------------------------------------------------
Note added at 2003-07-03 16:57:53 (GMT)
--------------------------------------------------

A própria Casa da Moeda (CMB) fala em acabamento \"proof\":
\"são produzidas moedas numismáticas, com acabamento \"proof\" e medalhas ... \"
www.casadamoeda.com.br/produtos/prodmome.htm -


Em Portugal tb: www.fd.uc.pt/CI/CEE/pm/LegPT/Decreto-lei 318-2002.htm.

Artigo 2.º - Tipos de acabamento especial
a) «Flor de cunho» (FDC) b) «Brilhantes não circuladas» (BNC) c) «Provas numismáticas» (proof)


marinagil
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in FrenchFrench
PRO pts in pair: 129

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  airmailrpl: PROOF : Moeda de cunhagem especial - não é somente um acabamento
6 hrs
  -> Para a CMB, é um acabamento, sim. (Vide www.casadamoeda.com.br/produtos/prodmome.htm )

6 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
flor de cunho/prova numismática


Explanation:
Também será aqui flor de cunho

--------------------------------------------------
Note added at 2003-07-03 23:37:44 (GMT)
--------------------------------------------------

Li agora com mais atenção a proposta de aimailrpl e considero que é a mais bem documentada

Jorge Freire
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 2004

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  marinagil: Já vi 'proof' como sin. de 'FDC'. Mas p/a a Casa da Moeda (Br e Pt) são 2 coisas diversas. Em suma: não há consenso entre os numismatas!
10 hrs

neutral  airmailrpl: gostei do som de 'flor de cunho', parece meio poético
1 day1 hr
  -> Realmente parece, mas é mesmo assim que é referido no jargão numismático